Buscar

ED - Sinapses Centrais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TÓPICOS SOBRE SINAPSES CENTRAIS
O que é uma sinapse?
Sinapse é o local de contato entre o neurônio e a célula-alvo.
Que tipos de sinapses podem ser encontradas? O que caracteriza cada uma delas?
As sinapses podem ser elétricas ou químicas. As sinapses elétricas são sinapses específicas do SNC e nelas ocorre a transmissão direta do sinal. Esse tipo de sinapse possui especializações específicas chamadas junções GAP, que, além de fazerem contato entre o neurônio pré e o pós-sináptico, são canais permeáveis a íons e 2os mensageiros. Já as sinapses químicas, dependem de um mediador químico (neurotransmissor) que se liga ao receptor ionotrópico e medeia a abertura do canal iônico. Nessas sinapses, o terminal pré-sináptico é separado do corpo celular do neurônio pós-sináptico pela fenda sináptica. O potencial de ação chega na região próxima ao terminal sináptico, abrindo canais CaVD. O cálcio migra para o meio intracelular e interage com as vesículas, fazendo com que elas se fundam à membrana. Após a fusão, é liberado o neurotransmissor na fenda sináptica e ele interage com seu receptor específico, mediando a abertura do canal iônico, que ativa a permeabilidade a íons.
Obs.: a carga do íon que determina a mudança do potencial da membrana.
Defina sinapse excitatória e inibitória.
A sinapse excitatória é a sinapse que resulta em um novo impulso nervoso através do aumento da permeabilidade da membrana a íons (como Na+ e K+), ou seja, ocorre uma despolarização. A sinapse inibitória aumenta a permeabilidade da membrana pós-sináptica somente aos íons K+ e Cl-, ocorrendo efluxo de íons Na+, ou seja, ocorre uma hiperpolarização.
Que tipos de receptores medeiam os processos sinápticos no sistema nervoso central? Descreva o funcionamento de cada um deles
Receptores ionotrópicos e metabotrópicos. O receptor ionotrópico é um receptor associado a canal iônico que promove permeabilidade de íons através desse canal. Já o receptor metabotrópico é um receptor associado a uma proteína G que promove o efeito secundário da abertura do canal.
Classifique um neurotransmissor
Para ser considerada um neurotransmissor, a molécula deverá se apresentar no interior de vesículas do neurônio pré-sináptico, sua liberação deve ser dependente de cálcio e ela deve interagir com o receptor de uma célula-alvo.
Qual a importância das constantes temporais e espaciais para o processamento sináptico?
A somação das constantes espaciais e temporais pode ser despolarizante ou hiperpolarizante. Ela é importante para o processamento sináptico ao passo que determina se a célula irá ou não propagar um potencial de ação.

Continue navegando