Buscar

apol3

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Contabilidade Tributária
Tributo é uma obrigação jurídica pecuniária, ex lege, que se não constitui em sanção de ato ilícito, cujo sujeito ativo é uma pessoa pública (ou delegado por lei desta), e cujo passivo e alguém nessa situação posto pela vontade da lei, obedecidos os desígnios constitucionais. Lembrando que tributo é um gênero.
Assinale a alternativa que corresponde as espécies de tributos, de acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base:
Nota: 20.0
	
	A
	Impostos, taxas, contribuição de melhoria, empréstimo compulsório e contribuições especiais.
Você acertou!
Luz, Érico Eleuterio da. Contabilidade Tributária. 2 ed. Curitiba: InterSaberes, 2014. Capitulo 3, página 66. as espécies de tributos são: impostos, taxas, contribuição de melhoria, empréstimo compulsório e contribuições especiais.
	
	B
	Impostos, taxas, contribuição de melhoria, empréstimo compulsório e evasão.
	
	C
	Impostos, taxas, contribuição de melhoria, elisão e evasão.
	
	D
	Impostos, taxas, alíquota, elisão e evasão.
	
	E
	Contribuição de melhoria, taxas, alíquota, elisão e evasão.
Questão 2/5 - Contabilidade Tributária
Impostos é definido como tributo, cujo fato gerador é uma situação independente de qualquer atividade estatal relativa ao contribuinte, ou seja, o pagamento do imposto não garante ao contribuinte qualquer contraprestação direta e imediata do Estado.
A respeito do imposto Direto e Imposto Indireto, assinale a opção correta, de acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base:
I -  Imposto Direto são aqueles em que há o repasse para o preço do produto, serviço ou mercadoria, recaindo o ônus financeiro para o consumidor.
II - Imposto Indireto incide sobre o patrimônio da renda das pessoas físicas e jurídicas. Nesse caso, portanto, o ônus financeiro recai sobre o contribuinte de direito, aquele enquadrado nesse conceito pela legislação fiscal.
Nota: 20.0
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	As assertivas I e II são proposições falsas
Você acertou!
Luz, Érico Eleuterio da. Contabilidade Tributária. 2 ed. Curitiba: InterSaberes, 2014. Capitulo 3, página 69. Imposto Direto incide sobre o patrimônio da renda das pessoas físicas e jurídicas. Nesse caso, portanto, o ônus financeiro recai sobre o contribuinte de direito, aquele enquadrado nesse conceito pela legislação fiscal. Imposto Indireto são aqueles em que há o repasse para o preço do produto, serviço ou mercadoria, recaindo o ônus financeiro para o consumidor.
 
	
	C
	As duas assertivas são verdadeiras.
	
	D
	A assertiva I está correta.
	
	E
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Questão 3/5 - Legislação Tributária
O Planejamento tributário não se limita ao aspecto preventivo da tributação, vale dizer, estudo adequado com o objetivo de aproveitamento de lacunas legais, benefícios insencionais e incentivos tributários, de maneira a obter preventivamente alguma economia nesse campo.
 
(Fundação Getúlio Vargas – Uiz substituto – PA – 2009) Quanto a elisão fiscal, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Constitui procedimento lícito de economia de tributos, geralmente realizado antes da ocorrência do fato gerador.
Você acertou!
Silva, Roque Sérgio D’ Andrea Ribeiro da. Introdução ao Direito Constitucional. Curitiba: Intersaberes, 2013, página 212.
Constitui procedimento lícito de economia de tributos,  geralmente realizado antes da ocorrência do fato gerador.
	
	B
	Constitui procedimento dúbio que pode ser desqualificado e requalificado pela autoridade administrativa.
	
	C
	Constitui uma sucessão de atos ou negócios jurídicos realizados para dissimular a ocorrência do fato gerador
	
	D
	Constitui prática atentatória ao princípio da solidariedade social e, portanto, inconstitucional;
	
	E
	Constitui mecanismo de economia fiscal, só possível quando a lei expressamente o permitir.
Questão 4/5 - Legislação Tributária
É importante diferenciar o licito do ilícito no planejamento tributário, ou seja, a elisão ou evasão em termos objetivos, deve basear-se em considerações dessas características. Não se pode conceder aparência de licitude sob qualquer prisma se a conduta fora praticada com infração legal.
Sobre a evasão e a elisão fiscal, analise as sentenças e assinale a alternativa correta:
I. O critério temporal é o que melhor se amolda ao que pode ser identificado como evasão ou elisão, pois as atividades do contribuinte se exerce depois da ocorrência material do fato gerador da obrigação tributária, será sempre uma fraude.
II. Se a conduta do agente se verifica antes da ocorrência do fato gerador da obrigação tributária de que se trate, há hipótese será elisão, pois, sempre tendo-se como pressuposto que  o contribuinte não viole nenhuma norma legal, ele não terá infringido direito algum do fisco ao tributo, uma vez que ainda não se corporificou o fato gerador.
Nota: 20.0
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	A assertiva II é uma proposição falsa e a I é verdadeira.
	
	C
	As assertivas I e II são verdadeiras.
Você acertou!
Silva, Roque Sérgio D’ Andrea Ribeiro da. Introdução ao Direito Constitucional. Curitiba: Intersaberes, 2013, página 196. O critério temporal é o que melhor se amolda ao que pode ser identificado como evasão ou elisão, pois as atividades do contribuinte se exerce depois da ocorrência material do fato gerador da obrigação tributária, será sempre uma fraude. Se a conduta do agente se verifica antes da ocorrência do fato gerador da obrigação tributária de que se trate, há hipótese será elisão, pois o contribuinte não está violando nenhuma norma legal.
	
	D
	A assertiva II é verdadeira e a I é falsa.
	
	E
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Questão 5/5 - Contabilidade Tributária
Tributo é um gênero, cuja as espécies são: impostos, taxas, contribuição de melhora, empréstimo compulsório e contribuições especiais.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base. Assinale a alternativa que corresponde ao conceito: “é uma espécie tributária considerada pelo Supremo Tribunal Federal, que consiste na obtenção, por parte da União, que detém a competência exclusiva para sua instituição), se difere das demais espécies tributárias notadamente pela natureza de crédito constituídos pelos contribuintes quando efetuam o empréstimo à União. ”, logo:
Nota: 0.0
	
	A
	Taxas
	
	B
	Impostos.
	
	C
	Contribuição de melhoria.
	
	D
	Empréstimo compulsório
Luz, Érico Eleuterio da. Contabilidade Tributária. 2 ed. Curitiba: InterSaberes, 2014. Capitulo 3, página 67. Empréstimo compulsório é uma espécie tributaria considerada pelo Supremo Tribunal Federal, que consiste na obtenção, por parte da União, que detém a competência exclusiva para sua instituição), se difere das demais espécies tributárias notadamente pela natureza de crédito constituídos pelos contribuintes quando efetuam o empréstimo à União.
 
	
	E
	Contribuição especiais

Continue navegando