Buscar

Perícia Contábil Honorários

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Honorários
Uma das dificuldades da maioria dos peritos é calcular adequadamente seus honorários, de forma justa e coerente.
A prática é que possibilitará ao profissional a aproximação de tal cálculo à realidade, tendo em vista as várias atividades envolvidas numa perícia, como:
Honorários
- retirada e entrega dos autos;
- leitura e interpretação do processo;
- abertura de papéis de trabalho;
- elaboração de petições e/ou correspondências para solicitar informações e documentos;
- realização de diligências e exame de documentos;
- pesquisa e exame de livros e documentos técnicos;
- realização de cálculos, simulações e análises de resultados;
- laudos interprofissionais;
- preparação de anexos e montagem do laudo;
- reuniões com perito-contadores assistentes, quando for o caso;
- reuniões com as partes e/ou com terceiros, quando for o caso;
- redação do laudo;
- revisão final.
Lista de vocabulário relacionado. 
2
Responsabilidade pelo pagamento dos honorários
As despesas de perícia fazem parte dos custos processuais, cabendo ás partes prover tais despesas, antecipando-lhe o valor, que ficará consignado em juízo.
Cada parte pagará a remuneração do assistente técnico que houver indicado; a do perito será paga pela parte que houver requerido o exame, ou pelo autor, quando requerido por ambas as partes ou determinado de ofício pelo juiz.
Lista de vocabulário relacionado. 
3
Honorários
 O juiz poderá determinar que a parte responsável pelo pagamento dos honorários do perito deposite em juízo o valor correspondente a essa remuneração. O numerário, recolhido em depósito bancário à ordem do juízo e com correção monetária, será entregue ao perito após a apresentação do laudo, facultada a sua liberação parcial, quando necessária.
Lista de vocabulário relacionado. 
4
Honorários
Embora não haja proibição legal, prudentemente o perito nomeado pelo juiz não deve aceitar receber os honorários periciais diretamente da parte, mas sim sempre através de depósito judicial comprovado nos autos. O recebimento dos honorários direto da parte pode abalar a credibilidade do Perito. Obviamente, esta situação não se aplica ao perito assistente, pois este normalmente recebe os seus honorários diretamente da parte que o indicou.
Caso aconteça, o Perito do juiz deve apresentar comprovação nos autos do pagamento. 
Lista de vocabulário relacionado. 
5
Honorários
O Perito, quando a perícia implicar em dispêndios de locomoção para outras localidades para sua realização, ou depender de contratação de auxiliares, pode peticionar ao Juiz requerendo o levantamento parcial dos honorários previamente depositados para custear a perícia.
Neste caso, deve elaborar uma petição neste sentido, justificando sua solicitação.
Honorários
Ocorrem situações em que o Perito nomeado é solicitado a realizar a perícia às suas expensas e receber os honorários no final, ou seja, quando o processo for concluído. Esta prática é adotada pela Justiça do Trabalho onde não existe a possibilidade de requerer honorários prévios a não ser em situações especiais. 
Os honorários a final são comuns nos processos onde o autor não tem condições de arcar com o ônus da perícia. Neste caso, se o autor for vencedor da demanda o réu arca com o custo dos honorários que são incluídos na conta final em nome do Perito. Em caso de insucesso do autor o Perito não receberá seus honorários.
Observe que não existe obrigatoriedade do Perito realizar a perícia sem depósito prévio, mas isto pode fazer com que o Juiz deixe de nomeá-lo para outros trabalhos. 
Honorários
Numa situação em que a parte que deve arcar com o ônus da perícia não tiver condições de efetuar o depósito prévio integralmente, o juiz pode conceder, ouvido o Perito, o parcelamento dos honorários.
Quando o Perito constatar que o trabalho é por demais complexo e for difícil a estimativa dos honorários previamente, pode pedir honorários prévios provisórios e ao concluir seus trabalhos peticionar ao Juiz o arbitramento dos honorários definitivos, requerendo, na oportunidade a intimação da ou das partes para efetivação do depósito complementar 
Honorários
Através do planejamento dos trabalhos, o contador estimou as seguintes horas:
Análise dos autos: 3 horas
Confecção das comunicações às partes e demais atos processuais: 2 horas
Exames, diligências e outros procedimentos não especificados: 20 horas
Reunião com outros peritos: 3 horas
Elaboração do Laudo: 5 horas
Total estimado: 33 horas
 Honorários
Observar que, se a execução dos trabalhos de perícia envolver viagens, deverão ser estimados o custo de tais deslocamentos, incluindo alimentação, hospedagem, passagens e outros gastos relacionados.
Nos casos em que houver necessidade de desembolso para despesas supervenientes, tais como viagens e estadas, para a realização de outras diligências, o perito requererá ao juízo o pagamento das despesas, apresentando o respectivo orçamento, desde que não estejam contempladas na proposta inicial de honorários.
Honorários
Alguns Sindicatos de Contabilistas mantém tabelas com base de honorários mínimos. O perito deverá respeitar tais tabelas, de forma a preservar a ética profissional de honorários em relação ao custo hora mínimo. Entretanto, pode cobrar honorários superiores, já que o custo hora efetivo de sua atividade, por questões específicas (como necessidade de especialização e treinamento contínuo) podem ser maiores dos que os indicados em tais tabelas.
HONORÁRIOS PERICIAIS
CUSTO DA PERÍCIA
HORAS
TOTAL
R$
ESPECIFICAÇÃO DO TRABALHO
PREVISTAS
R$/HORA
Retirada e entrega dos autos
Leitura e interpretação do processo
Preparação de termos de diligência
Realização de diligências
Pesquisa e exame de livros e documentos técnicos
Laudos interdisciplinares
Elaboração do laudo
Reuniões com perito-contadores assistentes, quando for o caso
Revisão final
TOTAL

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais