Buscar

Exercícios de Contabilidade Pública Discursivo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios de Contabilidade Pública Discursivo.
1 Como deve ser a divulgação do Balanço orçamentário?
R: A divulgação do balanço orçamentário deve ocorrer em publicação na imprensa oficial em qualquer das suas modalidades, devendo também ocorrer a remessa de aos órgãos de controle interno e externo, a associações a e conselhos representativos, além de ficar a disposição da sociedade para acesso, dentro dos prazos indicados na legislação e ainda ser publicado em meios de comunicação eletrônico de acesso Público. ( Pg. 183 do livro de Contabilidade Aplicada ao Setor Público).
2 Defina variações quantitativas e qualitativas segundo o autor.
Variações Qualitativas: Consiste nas alterações que não resultam em aumento da situação liquida da entidade, alterando somente a substancia patrimonial.
Variações Quantitativas: Consistam nas alterações que resultam em aumento na situação liquida da entidade (aumento do patrimônio liquido). As variações quantitativas podem ser aumentativas, isto é, quando aumentam a situação liquida patrimonial, ou diminutivas, quando diminuem a situação liquida patrimonial.
3 Quais são os 8 (oito) origens da receita?
R: Receita tributária, Receita de contribuição, Receita patrimonial, Receita agropecuária, Receita industrial, Receita de serviços, Transferência corrente e Outras receitas correntes.
4 Cite os 8 (oito) princípios orçamentários.
R: Unidade, Universalidade, Anualidade, Equilíbrio, Especificação, Exclusividade, Publicidade e Não afetação das receitas.
5 Quais as características de empresa estatal dependente?
R: 
A- Empresa controlada pelo Poder Publico, ou seja; mais de 50% do capital social pertencente ao ente. 
B- que receba do ente publico controlador recursos financeiro, permanentemente, para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio ou de capital com exceção àqueles provenientes de aumento de participação acionária. 
C- Os recursos que tenham sido recebidos de entidade pública nos exercícios anterior e constem do orçamento do ano em curso.
D- Os recursos recebidos devem ser destinados somente à cobertura de déficits operacionais.

Outros materiais