Buscar

D&L Atividade de Autodesenvolvimento 05.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Direito e Legislação
	Nome
	FRANCINE TEIXEIRA PAIVA DA SILVA
	RA
	4016803591
ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO
Tema 5: Direito de Família e das Sucessões 
Embora não nunca tenham assumido nenhum compromisso por escrito, o jogador de futebol Luiz Fernando e a modelo e atriz Rafaela Eduarda vivem uma união pública, contínua e duradoura, morando juntos e constituindo família com 1 filho. Após 3 anos de união, em razão de forte desgaste na relação, o casal decide romper o compromisso afetivo, mas não se entende quanto à partilha dos bens, pois Rafaela alega ter direito à metade do valor correspondente a um veículo BMW adquirido pelo atleta quando atuava em um clube na Turquia, há 5 anos, o que não é aceito por Luiz Fernando.
Qual a espécie de vínculo do casal: casamento ou união estável?
O vinculo do casal é considerado como uma união estável. Qualquer casal que vive junto e não é casado oficialmente tem os seus direito garantidos por lei, inclusive na separação assim como acontece com um casal que assinou os papéis num cartório. Não há lei que defina quanto tempo a união tem que existir ou estar em vigor para ser considerada estável, mas é possível comprovar essa relação de muitas formas, por exemplo: testemunhas, fotos, conta corrente conjunta e etc. Ou seja uma união de três anos pode caracterizar uma familia assim como em contraste, uma relação de cinquenta anos pode ser caracterizada um namoro.Nesse caso pode ser considerado que a união é pública ha três anos já, que eles têm um filho, que moravam junto e com certeza tem testemunhas para comprovar isso.
Rafaela tem direito à metade do valor da BMW?
O artigo 1725 do código civil estabelece, sendo comprovada a união estável, deve se aplicar o regime da comunhão parcial de bens. O regime de comunhão parcial estabelece que os bens adquiridos antes do casamento não serão considerados bens dos cônjuges, dessa maneira esses bens conquistados antes da união do casal deverão ser separados da partilha, onde serão partilhados apenas os bens adquiridos pelo casal enquanto estiveram juntos. Com isso nota-se claramente que ela não possui direito a metade do bem, pois Fernando havia adquirido o bem antes de sua união com Rafaela. É necessário comprovar a união estável para ter direito a comunhão parcial de bens ou a qualquer divisão definida em cartório, mas mesmo com a união comprovada Rafaela só tem direito ao que foi adquirido no período em que eles estavam juntos. No caso citado eles tem três anos de união estável mas o veículo foi adquirido cinco anos antes da união. Rege a lei que o que foi adquirido antes da união pertence a quem fez a compra, logo, a BMW pertence ao jogador de futebol Luiz Fernando. E a exceção só acontece para bens que foram recebidos por doação, sucessão e quando eles forem sub-rogados, ou seja, se um integrante do casal está substituindo alguém no pagamento de uma dívida.

Outros materiais