Buscar

Mandrilamento: Conceitos e Tipos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Mandrilamento
Clóvis S. Bona Júnior
Alan Henrique da Silva
Rafael Machado da Conceição
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO TECNOLÓGICO - CTC
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS
Disciplina EMC5743 – Soldagem, Usinagem e Fundição - Módulo Usinagem
PROFESSOR: Lourival Boehs
Assuntos
Conceitos;
Comparação com outros métodos;
Tipos de mandrilamento;
Subsistemas;
Classificação das mandriladoras;
Introdução
Mandrilamento constitui-se num processo mecânico de usinagem de superfícies de revolução, com o auxílio de uma ou mais ferramentas de corte.
As operações de mandrilamento são preferencialmente optadas para usinagem de peças de grandes dimensões como armações de máquinas, bases de motores e etc., para as quais se tornaria difícil e perigoso um posicionamento sobre as placas rotatórias de um torno.
Comparação com outros métodos
O mandrilamento apresenta muita similaridade com o torneamento, devido ao fato da ferramenta remover o cavaco através de uma percurso circular. Porém, no mandrilamento o movimento de trabalho é assumido pela ferramenta, enquanto o movimento de avanço, cuja trajetória é retilínea e constante, é assumido pela peça ou pela ferramenta. Além disso, a ferramenta é colocada num mandril rotatório e a peça a ser usinada é fixada no barramento da máquina.
A mandriladora ainda admite certa analogia com a furadeira, devido ao fato da ferramenta girar em torno de um eixo e a peça permanecer presa na mesa. Porém geralmente a peça é que avança no mandrilamento e na furação quem avança é a ferramenta.
Aplicações
Fonte [2]
Desbaste;
Mandrilamento de precisão;
Alargamento
Tipos de mandrilamento
 De acordo com o movimento de avanço e a posição da ferramenta em relação à peça, o mandrilamento pode ser classificado em:
Mandrilamento cilíndrico ;
Mandrilamento radial ;
Mandrilamento cônico ;
Mandrilamento de superfícies especiais .
Fonte [2]
Mandrilamento cilíndrico 
Processo no qual a superfície usinada é cilíndrica de revolução, cujo eixo coincide com o eixo em torno do qual gira a ferramenta.
Fonte [1] 
Mandrilamento radial 
Processo em que a superfície usinada é plana e perpendicular ao eixo em que gira a ferramenta.
Fonte [1]
Mandrilamento cônico 
Processo de mandrilamento no qual a superfície usinada é cônica de revolução e o eixo de rotação coincide com o eixo em torno do qual a ferramenta gira. 
Fonte [1]
Mandrilamento de superfícies especiais
Processo de mandrilamento no qual a superfície usinada é uma superfície de revolução, diferente das anteriores, cujo eixo coincide com o eixo em torno do qual gira a ferramenta. Exemplos: mandrilamento esférico, mandrilamento de sangramento.
Fonte [1]
Componentes
a)Árvore porta ferramentas;
b)Embasamento e barramento;
c)Carro e mesa de máquina;
d)Carro porta-ávore;
e)Coluna do Cabeçote;
f)Coluna Auxiliar;
g)Luneta.
Fonte
Referências
[1] Mandrilamento. Disponível em <http://www.essel.com.br/cursos/material/01/ProcessosFabricacao/66proc.pdf>. Acessado em 15/11/2012.
[2] Boring. Disponível em <http://www.sandvik.coromant.com/pt-pt/knowledge/boring/application_overview/pages/default.aspx>. Acessado em 15/11/2012
[3] ROSSI, Mario. Máquinas operatrizes modernas: comandos oleodinâmicos, métodos de usinagem, utensílios, tempos de produção – vol.1. Barcelona: Científico-Médica, 1970.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais