Buscar

Oficina de Língua Portuguesa I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Oficina de Língua Portuguesa I
A oficina de Língua Portuguesa I é o ponta pé inicial às demais oficinas. A mesma aborda os assuntos iniciais para a mínima compreensão da Língua Portuguesa, como fonologia, morfologia, sintaxe, figuras de linguagem (semântica), intertextualidade, sequências textuais e título tema.
Pode-se dizer, inclusive, que é uma oficina que aborda os principais assuntos do ensino fundamental, previstos na LDB. Passa a ser um artigo para relembrar assuntos que são bases para as demais oficinas, que trabalham assuntos mais complexos, onde se deve ter a base inicial para melhor compreensão.
O artigo é dividido em sete capítulos que abordam os assuntos, onde cada capítulo explica cada um com mais detalhes. Onde se lê fonologia, se aborda os fonemas, encontros fonéticos, divisões silábicas, classificação de palavras a partir de sua sílaba tônica e quantidade de sílabas, ortografia com as definições sobre a grafia e acentuação das palavras, dentre outros assuntos empregados no decorrer dos capítulos do material.
No capítulo de morfologia se explica o foco dentro da estrutura e formação das palavras, o estudo da estrutura da palavra com fim a identificar os elementos que a constituem, qual o mecanismo linguístico utilizado na origem de determinada palavra, estabelecer a qual classe gramatical a palavra possa pertencer e suas possíveis variações. O capitulo da sintaxe explica que ela geralmente é constituída de quatro partes (analise sintática, sintaxe de concordância, sintaxe de regência e sintaxe de colocação) e cada parte é explicada no decorrer do capítulo. O capítulo de figuras de linguagem explica seus usos e porquês diante de uma sentença. O uso da intertextualidade é explicado em um capítulo que aborda o cruzamento entre textos assim como qual relação com outros textos que possam ser previamente conhecidos. O capitulo de sequências textuais explica o uso dos textos narrativos, descritivos, argumentativos ou explicativos, deixando claro a diferença entre gêneros textuais e sequências textuais. Todos sabemos que a variação linguística é bem implícita na Língua Portuguesa dentro de todo o país e ela é explicada em um capítulo que a aborda, assim como seu uso e para que serve.
Todo o material é repleto de atividades que podem fixar mais o assunto com a finalidade inicial de compreensão.

Outros materiais