Buscar

Questionario de Eletrônica (UCP Mecatrônica)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UCP- IPETEC
Prof. William Vairo dos Santos
Questionário da disciplina de Eletrônica Analógica.
Elaboração: 30/06/2017 – entrega até 29/07/2017
1- Qual é a diferença entre materiais isolantes e condutores?
R: O que difere um material isolante de um material condutora é a existência dos elétrons livres, são eles responsáveis pela passagem e transporte da corrente elétrica através dos materiais. Os materiais condutores possuem elétrons na ultima camada que estão fracamente ligados ao núcleo, desta forma se torna um ótimo condutor de eletricidade. Os materiais isolantes, também chamados de dielétrico, os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo atómico, eles podem não possuir elétrons livres ou a quantidade é tão pequena que pode ser desprezada, sendo assim não permitem a passagem da corrente elétrica.
2- O que difere os materiais semicondutores dos isolantes e dos condutores?
R: Condutores são materiais que possuem uma grande quantidade de elétrons livres nas camadas eletrônicas de seus átomos. Esses materiais permitem que a grande quantidade de elétron migre de um átomo para o outro, quando submetidos a uma força magnética, gerando assim uma grande corrente desses elétrons.
Os isolantes são materiais que seus elétrons são fortemente presos em suas órbitas ao redor dos átomos, impedindo assim que eles escapem de seus lugares para formar corrente.
Semicondutores são materiais que se encontram bem no meio entre ser um condutor e um isolante, ou seja; eles não servem como bons condutores, nem como isolantes. Esses materiais são os mais especiais, pois com uma impureza que contaminem eles podem se tornar condutores, ou dependendo, viram isolantes; esses materiais são determinados cristais, como o gálio, o germânio e o silício.
3- Qual é a diferença entre material semicondutor intrínseco e extrínseco?
R: Extrínseco é um material semicondutor que tenha sido submetido a um processo de dopagem por impurezas. São chamados de materiais do tipo N e tipo P.
Intrínseco é num material semicondutor em seu estado natural, ou seja, uma material puro, sem dopagem por impurezas.
4- Cite dois exemplos de materiais semicondutores.
R: O germânio e o silício.
5- Qual é o tipo de ligação atômica entre os átomos de silício?
R: Ligação tetravalente, cada um de seus átomos pode realizar quatro ligações covalentes com outros quatro átomos. 
6- À temperatura ambiente, ocorrem rompimentos de ligações entre os átomos de silício, dando origem a pares compostos por um eletrôn livre e uma lacuna.
7- Quando sujeito a um campo elétrico, os elétrons livres e as lacunas se movimentam dando origem à circulação de uma corrente elétrica.
8- Qual é o tipo de impureza adicionada ao silício para que ele se torne um material do tipo N? e para se tornar um material do tipo P?
R: Tipo N ocorre com a adição de fósforo ou arsênico ao silício.
Tipo P ocorre com a adição de boro ou gálio ao silício.
9- Uma junção PN é a ligação metalúrgica de uma barra de material do tipo P com outra do tipo N.
10- Por uma C, quando polarizada reversamente, exibe uma resistência elevada e por ela passa uma pequena corrente denominada corrente de fuga.
11- Essa junção PN, quando polarizada diretamente, exibe uma resistência baixa e uma queda de tensão de aproximadamente 0,7 volts.
12- Desenhe o símbolo do diodo de junção.
R:
13- Calcule a corrente I do circuito abaixo, considerando a aproximação do diodo ideal e com a aproximação com queda de 0,7V (modelo 2- bateria).
R: I = = 4,65mA
14- Cite duas vantagens do diodo Schottky.
R: Velocidade de comutação muito rápida;
Queda de tensão no sentido direto praticamente nula.
15- Qual é a diferença entre um diodo comum (retificador ou de sinal) e um diodo zener.
R: O diodo zener é um dispositivo que tem quase as mesmas características que um diodo normal. A diferença está na forma como ele se comporta quando está polarizado reversamente. Para isto devemos aplicar tensão igual ou maior que a indicada no corpo dele. Quando um zener está conduzindo no sentido inverso, ele mantém a tensão constante nos seus terminais. Portanto ele pode ser usado como estabilizador de tensão ou em circuitos de proteção.
16- Desenhe o símbolo do diodo zener.
R: 
17- Qual é a corrente máxima de um diodo zener de potência máxima Pz=1W e tensão zener Vz=10V?
R: 
18- Desenhe o símbolo do transistor bipolar do tipo NPN.
R: 
19- Desenhe o símbolo do transistor bipolar do tipo PNP.
R: 
20- O ganho de corrente do transistor bipolar é a relação entre a corrente de coletor e de base, sendo representado pela letra grega β.
21- O que é um transistor darlington? Cite duas aplicações típicas.
R: É um transistor que tem um alto ganho de corrente, formado pela combinação de dois transistores bipolares no mesmo invólucro e o ganho total de corrente é dado pelo produto dos ganhos individuais dos transistores. 
É usado na saída de estágios de potência e em fontes de alimentação.
22- O que é um regulador de tensão fixa de três terminais? Cite duas vantagens desse CI em relação aos circuitos discretos equivalentes.
R: É um CI que fornece um tensão altamente regulada a partir de uma tensão qualquer, esse componente pode fornecer tensões reguladas positivas ou negativas com valores entre 5V e 24V.
Esses CIs são mais precisos e tornam o circuito mais compacto, pois ocupam menos espaço, possuem proteção interna contra sobre carga de corrente e elevação de temperatura.
23- O que é um fototransistor?
R: São dispositivos feitos, normalmente, de silício semicondutor. Eles possuem duas junções semicondutoras, que tem a propriedade de variar a sua resistência elétrica em função da intensidade da luz nelas incidentes. Com a ausência de luz e inversamente polarizadas, as junções não conduzem corrente elétrica (resistência elétrica “infinita"). Se incidirmos luz nestas junções, a sua resistência elétrica diminui muito, havendo condução intensa de corrente elétrica.
24- O que é um optoisolador (acoplador ótico)? Cite um exemplo de aplicação na
Automação Industrial.
R: Os acopladores ópticos são dispositivos que operam por meio de um feixe de luz, para transmitir sinais de um circuito para outro, sem a ligação elétrica. Eles são muito utilizados para proteger circuitos sensíveis, como os que utilizam microcontroladores PICs e PICAXE. Em geral, por terem uma velocidade maior de comutação e ausência de rebotes, podem substituir com vantagens várias aplicações com relés.
Pode ser usado como sensor ou até mesmo com chave substituindo um relé.
25- Cite uma aplicação para os MOSFETS de potência.
R: Pode ser usados em Resistência controlada por tensão, Circuitos de comutação de potência, Misturadores de Frequência e etc.
26- Cite quatro aplicações de amplificadores operacionais.
R: Amplificadores Lineares e não Lineares, Comparadores, Filtros, Amplificadores Logarítmicos e etc. 
27- Complete com uma das opções que estão entre parênteses: O amplificador operacional tem resistência de entrada alta (alta – baixa) e resistência de saída baixa (alta – baixa).
28- Em relação ao CI AMPOP (amplificador operacional) LM741: a resistência de entrada sem realimentação é Ri =_2_MΩ, a resistência de saída sem realimentação Ro= _75_ Ω, ganho de tensão em malha aberta Av = _200.000V .
29- Desenhe um amplificador inversor construído com um OPAMP com ganho 10 e
resistência de entrada de 10kΩ.
R: 
30- Desenhe um amplificador não-inversor construído com um OPAMP com ganho 11 e resistência de realimentação de 200kΩ.
R: 
31- Desenhe um amplificador somador inversor de três entradas de ganho unitário (todas as resistências com o mesmo valor).
R: 
32- O que é um amplificador de instrumentação e qual é sua principal aplicação? Cite algumas características relevantes desse circuito.
R: É um amplificador diferencial utilizado em circuitos de instrumentos de medidas de grandezas físicas (temperatura, massa, deslocamento, força e etc.) e também em instrumentação médica (por exemplo, aparelhos de pressão arteriale ECG). 
Algumas características relevantes são elevado CMR, elevada impedância nas entradas, baixo offset e baixa corrente de bias

Outros materiais