Buscar

Questões para enviar para Passei Direto 2017 Interpretação de Textos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Com base nas afirmações de Paulo Freire: [...] Processo que envolve uma compreensão crítica do ato de ler, que não se esgota na decodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência mundo. A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior dessa não pode prescindir da continuidade daquela. (FREIRE, 2011, P. 11)
A resposta correta é: V – F – F – V – F..
Conhecimento interacional, de forma geral, se relaciona diretamente a tudo que conhecemos sobre o contexto de interlocução desde a sua intencionalidade às peculiaridades dos gêneros textuais.
Com base nisso, podemos afirmar que o conhecimento que permite ao leitor reconhecer as reais intenções do autor e entenda os objetivos do produtor do texto em dada situação interacional é: Escolha uma:
A resposta correta é: ilocucional..
Uma das maiores redes de hortifrutigranjeiros do Brasil lançou uma campanha com o slogan “Aqui a natureza é a estrela”, essa campanha começou a ser veiculada em outdoors, mas não demorou muito para circular na internet, em especial, nas redes sociais. Para podermos ler e entender o anúncio publicitário apresentado, é preciso mobilizar alguns conhecimentos como: o conhecimento de mundo ou enciclopédico, o conhecimento linguístico e o conhecimento interacional.
A resposta correta é: I..
Após a leitura do texto, podemos pensar que as personagens quando estão em interação trazem sua bagagem cognitiva, ou seja, estão falando dentro do seu contexto. A partir do que foi estudado sobre texto e contexto, leia as afirmativas:
A resposta correta é: As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas..
Leia os três excertos a seguir 
Poema de Sete Faces (Carlos Drummond de Andrade)
Até o Fim (Chico Buarque de Hollanda)
Com licença poética (Adélia Prado)
Em relação ao contexto apresentado, assinale a alternativa correta. Escolha uma:
A resposta correta é: Apenas as afirmativas I, III, IV e V estão corretas..Parte inferior do formulário
O quadrinho apresenta uma forma de intertextualidade implícita, isso se dá porque a personagem Mônica se dirige a um espelho para questioná-lo como um personagem que pode responder ao seu questionamento: “Espelho, espelho meu...existe garota mais bonita que eu?” A expressão “Espelho, espelho meu dialoga com o conto de fada “Branca de Neve e os Sete Anões”. A bruxa da estória, muito vaidosa, pergunta sempre ao seu espelho “Espelho, espelho meu quem é mais bonita do que eu?” e o espelho responde: “É você, minha rainha”. Já no quadrinhos apresentado, Mônica não obtém resposta e, mais uma vez, constrói intertextualidade quando cita o provérbio popular “Quem cala consente”. Essas duas formas de entrar em diálogo com outros textos faz com que o leitor tenha que mobilizar seu conhecimento de mundo e interpretar o conteúdo quadrinho. Uma das características intertextuais presentes é o fato de uma história em quadrinhos dialogar com outros dois gêneros diferentes: o conto de fada e o provérbio.
Considerando o quadrinho apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
 
 
I. Cebolinha pede a Mônica para “Quebrar um galho” no sentido conotativo, ou seja, quebrar um galho era para empurrar o balanço para que ele pudesse brincar. Já a personagem Mônica entende a expressão no sentido denotativo, então ela quebra o galho da árvore que está pendurado o balanço do personagem Cebolinha. O sentido denotativo é diferente do conotativo.
 PORQUE
 II. A conotação só ocorre quando o vocábulo é usado diferente do sentido original da palavra. Como no seguinte exemplo: "Aquele homem é um cachorro" (sentido conotativo) e "O cachorro da vizinha está doente" (sentido denotativo) semelhante ao que ocorre com a expressão “Quebrar um galho” da tirinha.
A respeito das asserções assinale a alternativa correta. Escolha uma:
A resposta correta é: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I..
Há diferentes gêneros textuais que estamos em contato no cotidiano como anúncios de jornais, propagandas televisivas, post nas redes sociais, e-mails...eles são compostos por sequencias de enunciados por meio das quais o autor faz uso de diferentes tipologias textuais, ou seja, a forma como são escritos.
 
Considerando que tipologia textual e gênero textual são formas diferentes de se comunicar, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas
A resposta correta é: V – V – F – V – V..
"Não há quem não se lembre onde estava na manhã de terça-feira, 11 de setembro de 2001, quando o mundo assistiu, estarrecido, ao maior atentado da história dos Estados Unidos. Quase 3.000 pessoas morreram depois que terroristas da Al Qaeda, liderada pelo saudita Osama bin Laden, sequestraram quatro aviões para usá-los como mísseis contra edifícios-símbolo do país em nome da jihad, a guerra santa". 
Disponível em: <http://veja.abril.com.br/mundo/atentados-de-11-de-setembro-completam-15-anos/>. Acesso em: 05 jul. 2017.
Para interpretação deste texto é necessário qual sistema de conhecimento? Escolha uma:
A resposta correta é: Conhecimento enciclopédico..
"Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos e não tivesse amor eu nada seria". 
 Esta frase pode ser encontrada, com algumas variações, na Bíblia Sagrada e na música Monte Castelo do Legião Urbana.
 A definição deste texto é: Escolha uma:
A resposta correta é: intertextualidade..

Outros materiais