Buscar

Exercício Aula 5 Gestão Pública Participativa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA
5a aula
	 Diminuir Letra
	Lupa
	 Aumentar Letra
	
	 
	
Vídeo 
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	 
	
	 Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201002424828)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O método legal, dentre outros possíveis, a ser utilizado para garantir uma gestão democrática na elaboração do planejamento urbano de uma cidade, que leve em consideração os anseios da população local, é o: 
	
	
	 
	De estabelecimento de colegiados de política sindical em função do zoneamento de cada área. 
	 
	De uso do Plano Diretor, que orientará as ações de construção e divisão do solo. 
	 
	Que utiliza-se da prática de audiências privadas com os setores de produção industrial. 
	 
	De estabelecimento de consultas públicas e audiências privadas com os conselhos de classe do município. 
	 Certo 
	De consultas públicas, audiências públicas e debates. 
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201002516403)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	A urbanização será uma das tendências demográficas mais importantes do século XXI. Entretanto, analisando com mais atenção esse fenômeno, percebe-se que a urbanização é bastante desigual, uma vez que há continentes e países muito urbanizados e outros ainda predominantemente rurais. A respeito das características do processo de urbanização, no Brasil, é correto afirmar que: 
	
	
	 
	as cidades pequenas passaram a oferecer certas vantagens em relação às grandes e médias cidades, como o aumento da oferta de empregos, em virtude da transferência de muitas empresas para essas localidades, menor custo de vida e ampliação da oferta de estabelecimentos comerciais e de serviços destinados a atender às necessidades da população. 
	 Certo 
	alguns Estados, como Rio de Janeiro e São Paulo, apresentam nível de urbanização em torno de 90%, enquanto em outros, como Rondônia, Piauí e Maranhão, esses índices ficam por volta de 60%.
	 
	a questão da violência urbana é um dos mais sérios problemas das grandes cidades. Entre as principais causas sociais e econômicas que aumentaram os índices de violência nas cidades brasileiras estão os baixos índices de pobreza e as poucas oportunidades de empregos com remuneração adequada à satisfação das necessidades básicas da população.
	 
	ocorreu de maneira lenta e ordenada, ao longo do século XX, com a grande migração da população, que trocou o meio rural pelas novas oportunidades oferecidas pelas cidades.
	 
	esse processo apresentou padrão periférico de crescimento, com a formação de grandes manchas urbanas no interior do país e a população de alta renda sendo deslocada para áreas mais distantes do centro. 
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201002425405)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Escreva F ou V (Falso ou Verdadeiro) para as proposições que tratam de realidades concretas vivenciadas no espaço urbano brasileiro pela população de baixa renda.
( ) As favelas, que muitas vezes são vistas por milhares de brasileiros apenas como lugar da desordem social, agregam milhares de trabalhadores que disponibilizam sua força de trabalho a serviço do desenvolvimento econômico do país.Esses trabalhadores não tem acesso a outro lugar no solo urbano, nem condições de usufruir das benesses do mundo moderno.
( ) A segregação residencial é consequência de um espaço mercadoria, cujos valores de uso e troca definem as formas de apropriação e de luta pelo direito de morar na cidade.
( ) O espaço urbano de uma grande cidade como São Paulo é hoje a soma de várias cidades que apresentam realidades diversas sem articulação entre si.
( ) A falta de empregos nas grandes cidades brasileiras inclui na paisagem mendigos que moram embaixo de viadutos (sem teto), pedem esmolas ao lado de crianças além de subempregados e crianças que disputam espaços nos semáforos para venderem bugigangas na busca da sobrevivência.
( ) A violência em toda sua dimensão não é problema apenas das grandes metrópoles; nas cidades de menor porte ela também se faz presente. Vem deixando sua marca registrada em muitas escolas brasileiras.
A alternativa que apresenta a sequência correta é:
	
	
	 Certo 
	V V F V V .
	 
	V F V F V.
	 
	F F F V V.
	 
	F V F V V.
	 
	V V V F V.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201002424810)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Souza, J. A. R. (2007), em artigo publicado na Revista APASE nº 6 sobre o FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), analisa alguns aspectos do controle social como parte do processo de democratização, com base nos preceitos constitucionais. A respeito do controle social de ações governamentais, ele afirma que
I. O controle social deve ser encarado como um pesado fardo pela sociedade civil; por não poder confiar nos governantes, ela se vê obrigada a vigiá- los e, se preciso, puni-los.
II. No processo de redemocratização, a expressão "controle social" passou a ser aclamada numa perspectiva de incorporar a participação da comunidade na gestão das políticas públicas, com reflexos na Constituição Federal/88, obtidos pela atuação do movimento social.
III. A participação da sociedade em funções de planejamento, acompanhamento e avaliação de políticas públicas levou à institucionalização dos Conselhos de Políticas Públicas, como espaços públicos legítimos de articulação entre governo e sociedade.
Está correto o contido apenas em:
	
	
	 
	I e II. 
	 
	I e III. 
	 
	I, II e III. 
	 Certo 
	II e III.
	 
	Nenhuma das anteriores. 
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201002516406)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Leia a tirinha a seguir: 
 
 
 
 
Fonte: 
 
Associando o "sofrimento do planeta" mostrado na tirinha da Mafalda ao uso indiscriminado dos recursos naturais, pode-se dizer que uma das alternativas para que o mundo possa apresentar uma realidade diferente é a implantação de um novo modelo de desenvolvimento que promova a sustentabilidade social e ambiental. 
 
Considerando tais reflexões é correto afirmar que: 
 
	
	
	 Certo 
	a viabilidade do desenvolvimento sustentável depende da mudança de hábitos de consumo, ou seja, do consumo sustentável, considerando também fatores como a reestruturação de gastos e investimentos públicos e a consequente redução das desigualdades sociais. 
	 
	o desenvolvimento sustentável se tornará uma realidade, quando os empresários adotarem ações conservacionistas em suas empresas, pois essa categoria é a que mais utiliza, de forma indiscriminada, os recursos da natureza e nada tem feito para modificar esse quadro. 
	 
	o desenvolvimento sustentável é um conceito que foi divulgado pelo relatório de Brundtand e aponta para as necessidades de mudanças no padrão de consumo dos países subdesenvolvidos, pois eles são os maiores responsáveis pelo uso indiscriminado dos recursos naturais em virtude do grande número de populações que abrigam. 
	 
	O desenvolvimento sustentável procura satisfazer as necessidades das gerações futuras exaurindo os recursos atuais. Significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.
	 
	a sustentabilidade do planeta, através do consumo sustentável, não tem sido viável no Brasil, especialmente no Rio Grande do Norte, porque a maioria dos municípios não tem uma usina de compostagem para processar o lixo reciclável, principalmente os plásticos, e para promover
o seu reaproveitamento. 
	
	
	
	 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201002516397)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O crescimento precipitado das cidades em decorrência do acelerado desenvolvimento tecnológico da segunda metade do século XX produziu um espaço urbano cada vez mais fragmentado, caracterizado pelas desigualdades e segregação espacial, subemprego e submoradia, violência urbana e graves problemas ambientais. Sobre os problemas socioambientais nos espaços urbano-industriais é correto afirmar que: 
	
	
	 
	os conflitos sociais existentes no espaço urbano mundial estão associados à ampliação de políticas públicas para melhoria de infraestrutura que provocou o deslocamento de milhões de pessoas do campo para a cidade.
	 Certo 
	os resíduos domésticos e industriais aliados aos numerosos espaços marginalizados, problemas de transportes, poluição da água e do solo, bem como os conflitos sociais são grandes desafios das cidades na atualidade.
	 
	a chuva ácida ocorrida nos países ricos industrializados apresenta como consequências, a destruição da cobertura vegetal, alteração das águas, embora favoreça a fertilização dos solos agricultáveis.
	 
	a violência urbana, problema agravado nos últimos anos, está associada à má distribuição de renda, à livre comercialização de armas de fogo e à cultura armamentista existente na maioria dos países europeus.
	 
	as ações antrópicas, em particular, as atividades ligadas ao desenvolvimento industrial e urbano têm comprometido a qualidade das águas superficiais, sem contudo, alcançar os depósitos subterrâneos.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.7a Questão (Ref.: 201002425404)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	À medida que a urbanização se intensifica, o modo de viver e de consumir de cada grupo ou classe social gera repercussões na forma de apropriação do espaço urbano. Sobre essas repercussões é correto afirmar que:
	
	
	 Certo 
	O aumento da procura por espaços para habitação, em áreas de proteção ambiental, pelas populações pobres em cidades de países periféricos, gera a disseminação de ocupações irregulares com a intensa degradação desse meio ambiente. 
	 
	As contradições urbanas fizeram surgir, sobretudo nos grandes aglomerados, uma cidade formal e outra informal que pouco se diferenciam na organização espacial. Porém a precariedade do saneamento básico é um dos itens que as tornam diferentes.
	 
	As desigualdades espaciais que ocorrem nas cidades denunciam que as populações pobres têm sido submetidas a processos de segregação voluntária, uma vez que são induzidas a deslocamentos para áreas nobres, tendo como consequência a proliferação de doenças endêmicas. 
	 
	O mercado imobiliário atual, ao transformar a ocupação domiciliar em um produto, uma mercadoria, beneficia tanto as classes economicamente privilegiadas como as menos favorecidas, através do acesso às áreas de melhor localização que, geralmente, são dotadas de serviços de esgotos e água potável.
	 
	Em um ambiente urbano ecologicamente equilibrado, tanto as populações pobres como as economicamente privilegiadas vivenciam acesso a moradia de qualidade, o uso sustentável de seus recursos naturais e a redução da poluição a níveis considerados aceitáveis.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.8a Questão (Ref.: 201002516321)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e metas da Administração Pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes, e para as relativas aos programas de duração continuada. São objetivos do plano plurianual, EXCETO: 
	
	
	 
	Organizar, em programas, as ações que resultem em incremento de bens ou serviços que atendam demandas da sociedade. 
	 
	Dar transparência à aplicação de recursos e aos resultados obtidos.
	 Certo 
	Vetar parcerias com entidades públicas e privadas. 
	 
	Possibilitar que a alocação de recursos nos orçamentos anuais seja coerente com as diretrizes e metas do Plano.
	 
	A Identificação dos órgãos gestores dos programas e unidades orçamentárias responsáveis pelas ações governamentais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais