Buscar

CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA - TEMA 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA – TEMA 4 – Parte 1
Método das partidas dobradas
Sua premissa é de que a condição financeira e os resultados das operações de uma empresa ou organização são melhor representados por diversas variáveis, chamadas contas, em que cada uma reflete um aspecto em particular do negócio como um valor monetário.
Cada transação é registrada na forma de entradas em pelo menos duas contas, nas quais o valor total dos débitos é sempre igual ao valor total dos créditos. Ou ainda, a todo débito de uma pessoa corresponde crédito de outra por igual valor. 
Este método, também denominado método digráfico, é adotado universalmente como método de escrituração contábil. Sua aplicação considera a existência de três categorias de pessoas (teoria Personalista) que mantêm relações, gerando débitos e créditos entre si. As contas que representam essas pessoas são classificadas em: 
	1 – Contas do proprietário: é o titular do patrimônio, pessoa física ou jurídica. Sob a ótica jurídica, o patrimônio pertence à pessoa jurídica e não a seus sócios. Esse método começou a ser difundido numa época em que o comerciante, pessoa física, realizava operações em seu próprio nome. Na contabilidade, o proprietário é representado pelas contas de situação líquida e de resultado.
	2 – Contas dos agentes consignatários: são as pessoas a quem o proprietário confia à guarda dos bens. No momento em que os agentes consignatários recebem bens do proprietário para a guarda, tornam-se devedores do titular do patrimônio. Desse modo, quando o caixa da empresa (pessoa responsável pela tesouraria), no desempenho de suas funções, recebe valores que ficarão sob a sua guarda, ele se torna devedor do proprietário, uma vez que este é o dono dos recursos e, portanto, o credor.
	3 – Contas dos correspondentes: são as pessoas de fora da empresa com as quais o proprietário mantém contas a receber ou a pagar. As contas dos correspondentes são aquelas que registram os direitos, que fazem parte do ativo, e as obrigações, do passivo exigível.
Relações Jurídicas decorrentes da aplicação do Método das Partidas Dobradas
1- Proprietário:
é credor dos agentes consignatários;
é devedor dos correspondentes do passivo (contas que representam obrigações) e credor dos correspondentes do ativo (contas que representam direitos).
2- Agentes Consignatários:
a) são devedores do proprietário;
b) à medida que restituem os bens sob sua guarda, os agentes consignatários têm seu débito diminuído, mediante registro a crédito.
3- Correspondentes:
a) os correspondentes do ativo são devedores do proprietário;
b) os correspondentes do passivo são credores do proprietário.
Contas
É o nome técnico que identifica um componente patrimonial (Ativo, Passivo ou Patrimônio Líquido) ou um componente de resultado (Receita ou Despesa). Todas as operações que ocorreram diariamente na vida de uma empresa (compras, vendas, pagamentos, etc.) são registrados pela Contabilidade em contas próprias.
Sua função é registrar e evidenciar os bens, os direitos, as obrigações e a situação líquida patrimonial, além das receitas e despesas, com base nas quais são apurados os lucros ou prejuízos decorrentes das atividades da empresa.
Toda movimentação de dinheiro efetuada dentro da entidade é registrada em uma Conta denominada Caixa; no caso dos objetos comercializados pela entidade o registro é feito em uma conta intitulada Estoques para Revenda, e assim por diante.
Plano de Contas
É uma matriz destinada a orientar a execução de serviços contábeis visando à padronização de procedimentos e à racionalização de tarefas;
Estabelece previamente a conduta a ser adotada no processo de escrituração; 
Relaciona as contas em que são registrados os fatos contábeis pertinentes às atividades de cada empresa, contendo, além dos títulos, as respectivas funções e as regras de funcionamento;
Deve ser estruturado agrupando as contas para que se possam realizar análises setoriais e ser flexível para permitir dilatações e reduções sem prejuízo do conjunto;
Deve considerar que é a base para a construção de banco de dados que alimenta relatórios gerenciais e para uso externo.
- olhar o slide número 10, com a tabela da teoria personalista –
Fatos contábeis
 #Fato Administrativo.
Qualquer operação realizada pela administração que modifique o patrimônio de uma entidade, em termos de qualidade ou quantidade. 
Administradores atuam em nome da sociedade e, com essa finalidade, executam uma série de negócios envolvendo a pessoa jurídica. Quando esses negócios afetam o patrimônio da empresa, recebem a denominação de fatos administrativos. 
Exemplos: compras à vista ou a prazo de bens, vendas à vista ou prazo de mercadorias e serviços etc.
#Fato Contábil.
É qualquer ocorrência que modifique o patrimônio, seja decorrente ou não de negócio realizado pela administração. A expressão fatos contábeis é mais abrangente, pois inclui os fatos administrativos.
Exemplo: Um incêndio nas dependências da empresa, que resultou em uma perda de mercadorias. Nesse caso, o patrimônio da empresa sofrerá uma redução. Esse fato não é decorrente da gestão, mas vai gerar uma variação no patrimônio. 
São raros os fatos contábeis que não representam fatos administrativos, mas ainda assim a Contabilidade deve registrar todos os fatos que afetem o patrimônio, sejam eles decorrentes ou não da gestão.
Fato administrativo é a mesma coisa de fato contábil? 
Tipos de Fatos Contábeis.
#Fato Permutativo, Qualitativo ou Compensativo
Ocorre alteração do patrimônio somente em termos qualitativos. Em outras palavras, consiste na compensação entre elementos do ativo, passivo exigível ou patrimônio líquido, sem que ocorra aumento ou diminuição da situação líquida. Sem haver alteração da situação líquida, é impossível que haja aumento ou diminuição no patrimônio.
Quando se diz que um fato não implicou em alteração, para mais ou para menos, do patrimônio, isso também significa que não houve acréscimo ou redução da situação líquida. Nesse caso, temos um fato Permutativo.
Exemplos de fatos permutativos: compra a prazo ou à vista de bens e outras mercadorias, pagamento de uma dívida pelo valor nominal (sem juros ou desconto), recebimento de crédito pelo valor nominal.
#Quais os efeitos provocados pelos fatos permutativos?
Aumento do ativo e aumento simultâneo do passivo exigível (compra a prazo de mercadorias para revenda);
Aumento e diminuição simultâneos do ativo (recebimento de duplicata decorrente de uma venda a prazo);
Diminuição do passivo exigível e diminuição simultânea do ativo (pagamento de uma duplicata decorrente de compra a prazo de mercadorias);
Diminuição e aumento simultâneos da situação líquida (aumento de capital mediante a utilização do saldo de reservas de lucros);
Diminuição e aumento simultâneos do passivo exigível (situação pouco comum; emissão de nota promissória em substituição a uma letra de câmbio);
Aumento e diminuição simultâneos do ativo e aumento do passivo exigível (Aquisição de um veículo, com pagamento de parte à vista e o restante a prazo).
#Fato Modificativo.
Quando o aumento ou redução do ativo ou do passivo exigível provoca modificação na situação líquida de igual valor, para mais ou para menos. Essa alteração ocorre tanto em termos de qualidade e quantidade, aumentando ou diminuindo a situação líquida em valor equivalente à modificação sofrida pelo ativo ou passivo exigível.
Tipos de fatos modificativos:
1- Fato modificativo aumentativo (ou positivo)
- Aumento do ativo (recebimento de receita de aluguel)
- Redução do passivo exigível (perdão de dívida da empresa por um fornecedor)
- Aumento do ativo e redução do passivo exigível ( Capital Dinheiro + Dívida).
2- Fato modificativo diminutivo (ou negativo)
- Redução do ativo (pagamento despesa de salário incorrida no período);
- Aumento do passivo exigível (registro de despesa de aluguel, incorrida e não paga dentro do período de competência);- Redução do ativo e aumento do passivo (despesa incorrida e paga parcialmente, que teve a parte restante registrada como obrigação).
#Fato Misto ou Composto
Reúne ao mesmo tempo uma permuta e uma modificação. Nesse caso, há uma troca e, simultaneamente, o aumento ou diminuição do ativo e/ou passivo exigível, provocando o aumento ou diminuição da situação líquida.
Exemplos de fatos mistos: venda de mercadorias com lucro ou prejuízo; pagamento de uma dívida com juros; recebimento de um crédito com juros; pagamento de uma dívida com desconto; e recebimento de um crédito com desconto.
Tipos de fatos Modificativos:
1- Fato misto aumentativo: pagamento de uma duplicata com valor nominal de $1.000, com desconto de 10%.
2- Fato misto diminutivo: recebimento de duplicata com valor nomi-nal de $1.000, com desconto de 10%.

Outros materiais