Buscar

Acaros resumo

Prévia do material em texto

ÁCAROS 
Os ácaros são pequenos artrópodes da subclasse Acari, que são responsáveis pela transmissão de algumas dermatoses ou outras moléstias em seus hospedeiros.
CLASSIFICAÇÃO
	São classificados pelas seguintes subordens:
GAMASIDA
Que são constituídas de duas famílias: Macronyssidae e Dermanyssidae. As características das mesmas são: corpo achatado, não possuem olhos, alimentam-se do sangue de pequenos roedores, morcegos e aves. 
ESPÉCIES
Ornithonyssus bacoti (da família Macronyssidae), vive no sangue de ratos. Pessoas que trabalham em celeiros e outros depósitos onde os ratos são abundantes podem ser atacados e desenvolver dermatite urticariforme, com manchas, pápulas e vesículas nos pontos onde os artrópodes picaram, causando coceira é intensa.
Dermanyssus gallinae (da família Dermanyssidae), alimentam-se do sangue de galinhas ou outras aves e também causam dermatites severas.
ACTINEDIDA
São constituídas pelas famílias: Trombiculidae, Demodicidae, Pyemotidae, Cheyletide. 
Trombiculidae
Características morfológicas: os adultos possuem o corpo recoberto de grande quantidade de cerdas, as larvas possuem a coloração esbranquiçadas antes de se alimentarem do sangue e depois tornam-se vermelhas.
Os adultos são predadores e atacam outros artrópodes, porém as larvas se alimentam de qualquer vertebrado terrestre (roedores e mamíferos) e eventualmente o homem causando dermatite com prurido insuportável. 
Demodicidae
Características morfológicas: possuem o corpo alongado, vermiforme e com a região posterior anelada.
Demodex canis: parasitam o cão, causando sarna extremamente severa
Demodex folluculorum: parasitam o homem (sem ação patogênica)
Pyemotidae
Pyemotes tritici (perdiculoides ventricosus) vivem nas cereais. As características morfológicas são dois pares de perna anteriores e posteriores. Estão sujeitos a infestação os indivíduos que manuseiam com frequência o trigo, e causa uma dermatose conhecida como “ sarna dos cereais”
 Cheyletide: Podem causar dermatose semelhante a urticária, quando picam o homem. Os seus hospedeiros são o cão, o gato e o coelho.
ACARIDIDA
São constituídas pelas seguintes famílias: Sarcoptidae, Acaridae e Pyroglyphidae. 
Sarcoptidae: 
São características morfológicas: são pequenos ácaros, de corpo globoso e ovular, as pernas são muito curtas e agrupadas em dois pares anteriores e posteriores.
Várias espécies vivem em mamíferos, mas somente a Sarcoptes scabiei (agente causador da sarna) é encontrada no homem. 
Acaridae
São ácaros primários e de produtos armazenados. A espécie Tyrophagus putrescentiae podem infestar ocasionalmente o homem causando a “sarna dos especieiros” . 
Pyroglyphidae: os ácaros são comumente encontrados na poeira de colchões, travesseiro e móveis, podendo causar asma e rinite alérgica.

Continue navegando

Outros materiais