Buscar

Resenha filme Jogo da Imitação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Em 1939, a segunda guerra mundial foi declarada e envolveu a maioria das nações no conflito mais sanguinolento da história, resultando na morte de milhões de pessoas. Os aliados estavam longe de ganharem a disputa e diversos países empenhavam-se em decifrar o Enigma, a máquina utilizada pelos alemães para se comunicarem, traçarem estratégias e combinarem ataques militares. Se o Enigma fosse decodificado, os passos do inimigo poderiam ser antecipados e os aliados ganhariam a guerra.
Mas como isso seria possível se a máquina alemã além de possuir mais de 150 milhões de combinações, era reprogramada todos os dias à meia noite? Se permanecessem aplicando os métodos manuais utilizados, seriam necessários basicamente 20 milhões de anos para alcançarem tal objetivo, algo humanamente impossível de se realizar.
Alan Turing tinha outras ideias e achava ser capaz de cometer tal façanha. Aos 27 anos, já era considerado um gênio da matemática e sempre foi apaixonado por palavras cruzadas e criptografia. Contratado pela inteligência britânica em Bletchley Park, chefiou o Hut 8, a seção responsável pela criptoanálise da frota naval alemã.
Turing estava convencido de que a única forma de se quebrar os códigos alemães era utilizando outra máquina que fosse tão veloz em processamento quanto o Enigma e que possuísse inteligência artificial para buscar padrões nas mensagens criptografadas e, assim, desvendá-las todos os dias, instantaneamente.
Porém, Alan não recebeu apoio de sua equipe, muito menos dos seus superiores, tendo que encontrar outros meios para financiar o seu projeto e criar a máquina de Turing. Se o cenário de guerra por si só já era desanimador, Turing começou a enfrentar suspeitas de ser um espião soviético e foi ameaçado de morte. Alan precisava correr contra o tempo e provar a sua teoria, ao mesmo tempo em que lidava com um grande segredo que tentava esconder.

Outros materiais