Buscar

Normas de referenciamento (didático)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

REFERÊNCIAS - síntético
Devem vir ao final do trabalho, sob o título referências, em ordem alfabética dos sobrenomes dos autores. Os títulos devem ser apresentados em caixa baixa, utilizando-se letras maiúsculas apenas para o início da frase e para os nomes próprios. Observe também que o local refere-se à cidade (e não ao estado) onde o livro foi editado.
O alinhamento não pode ser justificado, deve ser alinhamento à esquerda.
Livros
i) Com um único autor. Forma geral e exemplo:
SOBRENOME, Nome. Título do livro em caixa baixa e negrito. Cidade de Edição: Nome da Editora, ano.
BARBALHO, João. A cultura grega e seus desdobramentos. São Paulo: Perspectivas, 2003.
ii) Dois ou três autores. Forma geral e exemplo:
SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome e SOBRENOME, Nome. Título do livro em caixa baixa e negrito. Cidade de Edição: Nome da Editora, ano.
CARVALHO, Luís; RORIZ, João e CORREIA, Márcia. O declínio do pensamento metafísico no contemporâneo. 3a.ed. Lisboa: Relógio D’Água, 2001.
iii) Quatro autores ou mais. Forma geral e exemplo:
SOBRENOME, Nome et al. Título do livro em caixa baixa e negrito. Cidade: Nome da Editora, ano.
CORREIA, Márcia et al. A hermenêutica e a ultrapassagem do pensamento metafísico. São Paulo: Campus, 2001.
Coletâneas.
Coletânea é um livro organizado por uma ou mais pessoas, composto por artigos de diversos autores, ou de um único autor. Assim, a coletânea caracteriza-se como sendo a reunião de artigos, de trabalhos completos e independentes, sobre um único tema e em um único livro. Quando utilizamos apenas um destes artigos, deve-se fazer a entrada por cada artigo utilizado.
SOBRENOME, Nome do autor do artigo. Título do artigo em caixa baixa. In: SOBRENOME, Nome e SOBRENOME, Nome dos organizadores. (Org.). Título da coletânea em caixa baixa e negrito. Cidade de Edição: Nome da Editora, ano, página inicial do artigo – página final do artigo.
Diversos Autores:
SOARES, Noêmia. Os mitos platônicos. In: CARVALHO, Luís; SOUZA, Márcio (Org.). Mitos e alegorias no pensamento filosófico. Rio de Janeiro: Pontual, 1998, p. 38-56.
COSTA, Armando. A Atlântida de Platão e a nova Atlântida de Bacon. In: CARVALHO, Luís e SOUZA, Márcio (Org.). Mitos e alegorias no pensamento filosófico. Rio de Janeiro: Pontual, 1998, p. 12-37.
Um Único Autor:
SOBRENOME, Nome do autor da parte. Título da parte lida ou utilizada. _______ . Título da coletânea em negrito. Cidade: Editora, ano, p.inicial-p.final.
CASTRO, Fidelíssimo de Souza. Como discursar por horas e manter a atenção do público. In: _______. A arte da retórica na modernidade. Rio de Janeiro: Loyola, 1996, p. 30-300.
Artigo de periódico.
Periódico é uma publicação de edição periódica (números por volumes ao longo do tempo) mantida por uma instituição de ensino e/ ou pesquisa. Os pesquisadores enviam artigos (textos) solicitando sua publicação que, para tanto precisará ser avaliado e aceito.
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do Periódico em Negrito, volume, número, página inicial do artigo – página final do artigo, data.
FERREIRA, Maria Lúcia. O revolucionário pensamento da arkhé. Revista Brasileira de Filosofia, v.3, n. 2, p. 22-30, abr./jun. 2001.
Documentos acessados na Internet.
Devem conter o endereço completo e a data de acesso. Para os que são cópias virtuais de documentos impressos como artigos, livros, legislação etc, acrescentam-se os dados do endereço e acesso. 
Para um livro impresso, disponibilizado também eletronicamente, acrescentam-se às referências do livro o endereço eletrônico e a data de acesso:
SOBRENOME, Nome do autor. Título do livro em negrito. Cidade de edição: Nome da Editora, ano de publicação. Disponível em: <endereço eletrônico do site>. Acesso em: dia, mês e ano do acesso.
PINHEIRO, Ana Lúcia. As mudanças no capitalismo tardio. São Paulo: Elsevier, 1978. Disponível em: <http://www.fil.pol.edu.br/livroPINHEIRO.pdf>. Acesso em: 22 de julho de 2009.
JAMESON, Friedric. The cultural logic of late capitalism. 1991. Disponível em: <http://www.eng.fju.edu.tw/Literary-Criticism/postmodernism/James_text_complete.htm>. Acesso em: 21 de dezembro de 2002.
FURNIVAL, A.C. Delineando as limitações: sistemas especialistas e conhecimento tácito. Ciência da Informação, Brasília, v. 24, n. 2, 1995. Disponível em: <http://www.ibict.br/cionline/inicio.htm.>. Acesso em: 12 novembro de 2002.
Ano em que o livro foi editado. Procure na folha de rosto ou na última folha do livro e ponto final.
Depois da cidade em que o livro foi editado coloca-se dois pontos e o nome da editora
Veja que o título está em caixa baixa.
Da segunda edição em diante, após o título do livro se indica qual a edição. 
Não precisa colocar o termo editora e depois o nome dela. Basta apenas o nome da editora: Relógio D´Água, José Olímpio; Zahar etc.
Este et al. quer dizer e outros autores. O mesmo procedimento deve ser utilizado para mais de 3 autores em outros tipos de publicação.
O Luís Carvalho e o Márcio Souza reuniram um conjunto de trabalhos sobre o uso do mito na filosofia e fizeram um livro com o título Mitos e alegorias no pensamento filosófico. Eles são os organizadores da coletânea.
A Noêmia Soares escreveu um artigo, um trabalho intitulado Os mitos platônicos.
Na mesma coletânea há um trabalho de Armando Costa. Observe que no final coloca-se a página inicial e a final do testo de Costa.
O “tracinho”, depois do “In:” indica que o autor da coletânea é o mesmo autor da parte do texto. Utilize o mesmo procedimento para partes ou capítulos de livros
O nome da revista é um nome próprio, por isso vem com as iniciais maiúsculas.
A revista vai da página 1 até a 210. O artigo de Maria Lúcia Ferreira começa na página 22 e termina na 30.
A indicação do volume da revista e do número em que foi publicado o artigo é indicado por “v.” e por “n.”.
Documento existente fora da Internet, mas também aí disponibilizado. É preciso indicar o site. Coloca-se, então o termo 
Disponível em: 
Documento existente apenas na Internet.
Não se esqueça de colocar a data em que você acessou o documento na Internet, porque ele pode vir a ser retirado do ciberespaço. A indicação da data é feita colocando-se o termo
Acesso em: 
Artigo de periódico impresso, mas também disponibilizado através da Internet, onde foi acessado para leitura..

Continue navegando