Buscar

MANUAL DE JORNALISMO DE DADOS GRÁFICOS DIFERENTES CONTAM HISTÓRIAS DIFERENTES (APRESENTAÇÃO)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1
ALGUNS DOS MAIS FAMOSOS MAPAS E GRÁFICOS SURGIRAM DA NECESSIDADE DE EXPLICAR MELHOR TABELAS DENSAS DE DADOS. WILLIAM PLAYFAIR FOI UM POLIGLOTA ESCOCÊS QUE VIVEU ENTRE O FINAL DOS ANOS 1700 ATÉ O INÍCIO DOS ANOS 1800. SOZINHO, ELE APRESENTOU AO MUNDO MUITOS DOS MESMOS MAPAS E GRÁFICOS QUE NÓS AINDA USAMOS ATUALMENTE. NO SEU LIVRO DE 1786, COMMERCIAL AND POLITICAL ATLAS (ATLAS COMERCIAL E POLÍTICO), PLAYFAIR APRESENTOU O GRÁFICO DE BARRA PARA MOSTRAR, DE UMA FORMA NOVA E VISUAL, AS IMPORTAÇÕES E EXPORTAÇÕES DA ESCÓCIA.
SOMENTE QUANDO VOCÊ OLHA PARA TRÁS, ATRAVÉS DA HISTÓRIA DE MAPAS E GRÁFICOS, PODE ENTENDER AQUELE BANCO DE CONHECIMENTO E TRAZÊ-LO PARA OS NOVOS MEIOS.
Um dos primeiros gráficos de barra
(WILLIAM PLAYFAIR)
Mapa da cólera em Londres
(JOHN SNOW)
COM O PASSAR DO TEMPO, PRATICANTES DESTES NOVOS MAPAS E GRÁFICOS TORNARAM-SE MAIS OUSADOS E EXPERIMENTARAM MAIS, FORÇANDO O SETOR A ASSUMIR A DIREÇÃO QUE CONHECEMOS HOJE. ANDRÉ-MICHEL GUERRY FOI O PRIMEIRO A PUBLICAR A IDEIA DE UM MAPA EM QUE REGIÕES INDIVIDUAIS ERAM REPRESENTADAS POR CORES DIFERENTES COM BASE EM ALGUMA VARIÁVEL. EM 1829, ELE CRIOU O PRIMEIRO MAPA COROPLÉTICO AO ESCURECER REGIÕES DA FRANÇA PARA REPRESENTAR OS NÍVEIS DE CRIMINALIDADE. HOJE EM DIA, VEMOS MAPAS ASSIM SENDO USADOS PARA MOSTRAR QUEM VOTOU EM QUEM, DISTRIBUIÇÃO DE RIQUEZA E OUTRAS MUITAS VARIÁVEIS RELACIONADAS GEOGRAFICAMENTE. A IDEIA PARECE SIMPLES, MAS, MESMO NOS DIAS ATUAIS, É DIFÍCIL DOMINÁ-LA E COMPREENDÊ-LA CASO NÃO SEJA USADA COM SABEDORIA.
Mapa da França indicando os níveis de criminalidade 
(ANDRÉ MICHEL GUERRY)
GRÁFICOS EM BARRA: INDICAM, GERALMENTE, UM DADO QUANTITATIVO SOBRE DIFERENTES VARIÁVEIS, LUGARES OU SETORES E NÃO DEPENDEM DE PROPORÇÕES.  
Um gráfico de barras simples: útil para representar informações descontínuas
GRÁFICOS EM LINHAS: O GRÁFICO DE LINHA É UTILIZADO PARA DEMONSTRAR UMA SEQUÊNCIA NUMÉRICA DE UM CERTO DADO AO LONGO DO TEMPO. É INDICADO PARA DEMONSTRAR EVOLUÇÕES (OU REGRESSÕES) QUE OCORREM EM SEQUÊNCIA PARA QUE O COMPORTAMENTO DOS FENÔMENOS E SUAS TRANSFORMAÇÕES SEJA OBSERVADO.
Gráficos de linha simples: úteis para representar informações contínuas
	NO JORNALISMO, UM DOS RECURSOS GRÁFICOS MAIS USADOS É O MAPA. TEMPO, QUANTIDADE E GEOGRAFIA SÃO ITENS COMUNS AOS MAPAS. SEMPRE QUEREMOS SABER QUANTO EXISTE EM UMA ÁREA EM DETRIMENTO DE OUTRA OU COMO OS DADOS FLUEM DE UMA ÁREA PARA OUTRA. DIAGRAMAS DE FLUXO E MAPAS COROPLÉTICOS SÃO FERRAMENTAS MUITO ÚTEIS E MERECEM SER INCLUÍDAS EM SEU ARSENAL.
	SABER CODIFICAR CORRETAMENTE UM MAPA POR MEIO DE CORES, SEM CAUSAR DISTORÇÕES, É FUNDAMENTAL. MAPAS POLÍTICOS SÃO GERALMENTE CODIFICADOS COM CORES SÓLIDAS QUE PREENCHEM POR COMPLETO CERTAS REGIÕES OU AS DEIXAM VAZIAS, MESMO SE UM CANDIDATO GANHOU SOMENTE UMA PARTE DO PAÍS COM UMA DIFERENÇA DE 1%. COLORIR NÃO PRECISA SER UMA ESCOLHA BINÁRIA: TONALIDADES PODEM SER USADAS COM CAUTELA. ENTENDER MAPAS É UMA GRANDE PARTE DO JORNALISMO. 
	MAPAS FACILMENTE RESPONDEM À PERGUNTA ONDE DAS 5 QUESTÕES BÁSICAS DO JORNALISMO:
"QUEM?“
"O QUE?“
"QUANDO?“
"ONDE?“
"POR QUE?"
? ? ? ? ? ? ?
? ? ? ? ? ? ?
GOOGLE FUSION TABLES: ESSA FERRAMENTA DE BASES DE DADOS E MAPEAMENTO ONLINE TORNOU-SE PADRÃO PARA PRODUZIRMOS MAPAS RÁPIDOS E DETALHADOS, ESPECIALMENTE AQUELES EM QUE VOCÊ PRECISA DAR ZOOM. OFERECE A ALTA RESOLUÇÃO DO GOOGLE MAPS E AGUENTA UM GRANDE VOLUME DE DADOS — 100 MB NO FORMATO CSV, POR EXEMPLO. NÓS O UTILIZAMOS PARA FAZER MAPAS E TAMBÉM PARA PRODUZIR MAPAS COM FRONTEIRAS DELINEADAS.
TABLEAU PUBLIC: SE VOCÊ NÃO PRECISA DO ESPAÇO ILIMITADO DA VERSÃO PROFISSIONAL, TABLEAU PUBLIC É DE GRAÇA. COM ELE, É POSSÍVEL FAZER VISUALIZAÇÕES COMPLEXAS DE ATÉ 100.000 COLUNAS DE FORMA SIMPLES E FÁCIL. NÓS USAMOS QUANDO É NECESSÁRIO APRESENTAR DIFERENTES TIPOS DE GRÁFICOS AO MESMO TEMPO.
GRÁFICOS DO GOOGLE SPREADSHEET: É BEM SIMILAR À CRIAÇÃO DE UM GRÁFICO NO EXCEL, POIS BASTA SELECIONAR OS DADOS E CLICAR NA JANELA DE GRÁFICOS. TAMBÉM VALE A PENA EXPLORAR AS OPÇÕES DE PERSONALIZAÇÃO; VOCÊ PODE MUDAR CORES, TÍTULOS E PROPORÇÕES. ELES SÃO BASTANTE NEUTROS NO QUE SE REFERE AO DESIGN, O QUE É BEM ÚTIL NO CASO DE GRÁFICOS PEQUENOS. HÁ AINDA OPÇÕES INTERESSANTES PARA OS GRÁFICOS DE LINHA, INCLUINDO ANOTAÇÕES.
DATAMARKET: MAIS CONHECIDO COMO FORNECEDOR DE DADOS, É TAMBÉM UMA ÓTIMA FERRAMENTA DE VISUALIZAÇÃO DE NÚMEROS. VOCÊ PODE FAZER O UPLOAD DOS SEUS OU USAR UMA DAS VÁRIAS BASES DE DADOS QUE ELES OFERECEM, E AS OPÇÕES FICAM MELHORES COM A CONTA PRO.
MANY EYES: UM SITE QUE PRECISA SER TRATADO COM UM POUCO MAIS DE CARINHO É O MANY EYES, DA IBM. AGORA QUE SEUS CRIADORES TRABALHAM PARA O GOOGLE, O SITE PARECE MEIO ABANDONADO COM SUAS PALETAS DE CORES SEM GRAÇA; NÃO APRESENTA NADA NOVO EM TERMOS DE VISUALIZAÇÃO HÁ ALGUM TEMPO.
COLOR BREWER: SERVE PARA ESCOLHER CORES DE MAPAS. VOCÊ ESCOLHE A COR BÁSICA E ELE SUGERE OS CÓDIGOS PARA O RESTO DA PALETA.
CHARTSBIN, UMA FERRAMENTA PARA CRIAR MAPAS-MÚNDI INTERATIVOS.
ICHARTS, QUE É ESPECIALIZADA EM WIDGETS DE GRÁFICOS SIMPLES.
GEOCOMMONS, QUE COMPARTILHA DADOS GEOGRÁFICOS PARA CRIAR MAPAS LOCAIS E GLOBAIS.
NÚMEROS: ESTA HISTÓRIA É BASEADA EM DADOS DO INSTITUTO DE ESTATÍSTICAS NORUEGUÊS, DADOS DE CONTRIBUINTES E DADOS DO MONOPÓLIO NACIONAL DE LOTERIAS. NO GRÁFICO INTERATIVO, O LEITOR PODIA ENCONTRAR DIFERENTES TIPOS DE INFORMAÇÃO DE CADA MUNICIPALIDADE OU CONDADO NORUEGUÊS. A TABELA MOSTRA A PORCENTAGEM DA RENDA GASTA EM JOGOS E FOI CONSTRUÍDA USANDO-SE O ACCESS, EXCEL, MYSQL E FLASH.
REDES: NÓS UTILIZAMOS ANÁLISES DE REDES SOCIAIS PARA ESTUDAR AS RELAÇÕES ENTRE OS 157 FILHOS E FILHAS DAS PESSOAS MAIS RICAS DA NORUEGA. NOSSA INVESTIGAÇÃO MOSTROU QUE OS HERDEIROS DOS MAIS RICOS DA NORUEGA TAMBÉM HERDARAM AS REDES SOCIAIS DOS SEUS PAIS. AO TODO, FORAM MAIS DE 26.000 CONEXÕES, E OS GRÁFICOS FORAM TODOS FINALIZADOS MANUALMENTE COM O PHOTOSHOP. USAMOS ACCESS, EXCEL, BLOCO DE NOTAS E A FERRAMENTA DE ANÁLISE DE REDES SOCIAIS UCINET.
MAPAS: É POSSÍVEL CONFERIR O NÚMERO DE OFICIAIS DA POLÍCIA TRABALHANDO AO MESMO TEMPO. QUANDO O CRIME ESTÁ REALMENTE ACONTECENDO, A QUANTIDADE DE POLICIAIS ESTÁ NO NÍVEL MAIS BAIXO. O MAPA FOI FEITO USANDO ARCVIEW COM SPATIAL ANALYST.
MINERAÇÃO DE TEXTO: 
	PARA ESTA VISUALIZAÇÃO, FIZEMOS MINERAÇÃO DE DADOS (EXTRAÇÃO DE PADRÕES OCULTOS EM BASES DE DADOS) NOS DISCURSOS FEITOS POR SETE LÍDERES DE PARTIDOS NORUEGUESES DURANTE SUAS CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS. TODOS OS DISCURSOS FORAM ANALISADOS, E ESSES ESTUDOS FORNECERAM ÂNGULOS PARA ALGUMAS REPORTAGENS. 
	CADA REPORTAGEM FOI RELACIONADA A UM GRÁFICO E OS LEITORES PUDERAM EXPLORAR E CONHECER MELHOR A LINGUAGEM DOS POLÍTICOS. ESSA VISUALIZAÇÃO FOI FEITA USANDO EXCEL, ACCESS, FLASH E ILLUSTRATOR. SE TIVESSE SIDO FEITO EM 2012, TERÍAMOS FEITO O GRÁFICO INTERATIVO EM JAVASCRIPT.
Mineração de texto dos discursos de líderes partidários
 (VERDENS GANG)
OS DADOS TÊM VALOR INESTIMÁVEL. O ACESSO A ELES TEM O POTENCIAL DE JOGAR LUZ SOBRE DIVERSOS ASSUNTOS DE UMA FORMA QUE IMPULSIONA RESULTADOS. NO ENTANTO, UM MAU TRATAMENTO DOS DADOS PODE COLOCAR OS FATOS EM UMA ESTRUTURA QUE NÃO COMUNICA NADA. SE NÃO PROMOVER DISCUSSÃO OU PROPORCIONAR UM ENTENDIMENTO CONTEXTUALIZADO, OS DADOS PODEM TER UM VALOR LIMITADO PARA O PÚBLICO.
NA VISUALIZAÇÃO DE DADOS, É IMPORTANTE ENTENDER O NÍVEL DE COMPREENSÃO QUE OS USUÁRIOS TÊM DESSE TIPO DE INFORMAÇÃO. POR MAIS BONITOS E SOFISTICADOS QUE SEJAM, VIMOS QUE DIAGRAMAS COMPLEXOS E APLICATIVOS INTERATIVOS PODEM NÃO SER IDEAIS PARA UMA COMUNICAÇÃO EFETIVA COM OS NOSSOS LEITORES. UMA BOA VISUALIZAÇÃO VAI FALAR COM O USUÁRIO POR MEIO DE UM UMA LINGUAGEM QUE ELE ENTENDA, ASSIM COMO CONTAR UMA HISTÓRIA COM A QUAL ELE SINTA UMA CONEXÃO IMEDIATA.
USUÁRIOS OCASIONAIS: QUEREM INFORMAÇÃO DE FORMA SIMPLES E RÁPIDA. ESTÃO INTERESSADOS EM TER UMA IDEIA GERAL DOS DADOS, NÃO EM ANÁLISES DETALHADAS. PODEMOS ATRAI-LOS COM TWEETS OU GRÁFICOS INTERATIVOS.
USUÁRIOS ATIVOS: ESTIMULAM A DISCUSSÃO E USAM OS DADOS PARA MELHORAR SEUS CONHECIMENTOS SOBRE DETERMINADA ÁREA OU DESAFIAR AS SUPOSIÇÕES LIGADAS A ELES.
CONSUMIDORES MASSIVOS DE DADOS: QUEREM DADOS BRUTOS PARA VISUALIZAÇÃO OU ANÁLISE. 
COM O BUDGIT, O ENGAJAMENTO DO NOSSO USUÁRIO É BASEADO EM:
ESTIMULAR DISCUSSÕES SOBRE 
TENDÊNCIAS ATUAIS:
O BUDGIT ACOMPANHA DISCUSSÕES ONLINE E OFFLINE E PROCURA FORNECER DADOS SOBRE OS ASSUNTOS ATUAIS. POR EXEMPLO, DURANTE AS GREVES DO SETOR DE COMBUSTÍVEIS DE JANEIRO DE 2012, HOUVE AGITAÇÃO CONSTANTE ENTRE OS MANIFESTANTES COM RELAÇÃO À NECESSIDADE DE REINSTITUIR OS SUBSÍDIOS AO COMBUSTÍVEL E REDUZIR GASTOS PÚBLICOS EXAGERADOS E DESNECESSÁRIOS. O BUDGIT ACOMPANHOU O DEBATE PELAS MÍDIAS SOCIAIS E, EM 36 TRABALHOSAS HORAS, CONSTRUIU UM APLICATIVO QUE PERMITE AOS CIDADÃOS REORGANIZAR O ORÇAMENTO NIGERIANO.
12
BONS MECANISMOS DE FEEDBACK: TENTAMOS ENGAJAR OS USUÁRIOS POR MEIO DE CANAIS DE DISCUSSÃO E DAS REDES SOCIAIS. MUITOS QUEREM CONHECER AS HISTÓRIAS LIGADAS AOS DADOS, ENQUANTO OUTROS PERGUNTAM NOSSA OPINIÃO. GARANTIMOS QUE NOSSAS RESPOSTAS EXPLIQUEM APENAS OS FATOS POR TRÁS DOS DADOS, SEM VÍNCULOS COM VISÕES PESSOAIS OU POLÍTICAS. PRECISAMOS MANTER ABERTOS OS CANAIS DE FEEDBACK, RESPONDER ATIVAMENTE A COMENTÁRIOS E ENVOLVER A AUDIÊNCIA CRIATIVAMENTE PARA GARANTIR QUE A COMUNIDADE CONSTRUÍDA AO REDOR DOS DADOS SE MANTENHA.
TORNAR LOCAL: PARA UMA BASE DE DADOS VOLTADA A UM GRUPO ESPECÍFICO DE USUÁRIOS, O BUDGIT TENTA LOCALIZAR OU ADAPTAR SEU CONTEÚDO E PROMOVER UM CANAL DE DISCUSSÃO QUE SE CONECTE ÀS SUAS NECESSIDADES. EM PARTICULAR, ESTAMOS INTERESSADOS EM ENGAJAR O PÚBLICO POR MEIO DE MENSAGENS SMS.
TÃO IMPORTANTE QUANTO PUBLICAR DADOS É OBTER UMA REAÇÃO DA AUDIÊNCIA. VOCÊ É HUMANO; VAI COMETER ERROS, PERDER COISAS E TER IDEIAS ERRADAS DE TEMPOS EM TEMPOS. A SUA AUDIÊNCIA É UM DOS BENS MAIS ÚTEIS QUE VOCÊ TEM. ELA PODE VERIFICAR FATOS E APONTAR OUTRAS COISAS QUE NÃO FORAM CONSIDERADAS.
ENGAJAR O PÚBLICO, NO ENTANTO, É COMPLICADO. VOCÊ ESTÁ LIDANDO COM UM GRUPO DE PESSOAS CONDICIONADAS POR ANOS DE USO DA INTERNET, DE NAVEGAÇÃO DE SITE EM SITE, E QUE DEIXAM APENAS UM COMENTÁRIO SARCÁSTICO AO LONGO DE SUAS CAMINHADAS. CONSTRUIR UMA RELAÇÃO DE CONFIANÇA COM SEUS USUÁRIOS É CRUCIAL; ELES PRECISAM SABER O QUE VÃO OBTER, COMO REAGIR E DAR FEEDBACK AO QUE SERÁ OUVIDO.
14
AS REDES SOCIAIS TAMBÉM SÃO UMA FERRAMENTA IMPORTANTE. NO ENTANTO, MAIS UMA VEZ, DEPENDEM DO TIPO DE DADOS SOBRE A MESA. SE ESTIVER TRABALHANDO COM ESTATÍSTICAS GLOBAIS DE TRANSPORTES, POR EXEMPLO, VAI SER COMPLICADO ENCONTRAR UM GRUPO NO FACEBOOK OU NO TWITTER ESPECIALMENTE INTERESSADO NAS SUAS ATIVIDADES. POR OUTRO LADO, SE ESTIVER PENEIRANDO ÍNDICES MUNDIAIS DE CORRUPÇÃO OU DE CRIMES LOCAIS, SERÁ MAIS FÁCIL ACHAR PESSOAS PREOCUPADAS COM ESSES ASSUNTOS.
QUANDO SE TRATA DO TWITTER, A MELHOR ABORDAGEM É ENTRAR EM CONTATO COM PERFIS DE PERSONALIDADES PÚBLICAS, EXPLICANDO BREVEMENTE A IMPORTÂNCIA DE SEU TRABALHO E INCLUINDO UM LINK. COM SORTE, ELES RETUITARÃO A MENSAGEM AOS SEUS LEITORES. ESTA É UMA ÓTIMA FORMA DE AUMENTAR A EXPOSIÇÃO DO SEU TRABALHO COM UM ESFORÇO MÍNIMO — E SEM ATORMENTAR AS PESSOAS!
PRIMEIRO NÃO PRECISA NEM DIZER QUE O IDEAL É PUBLICAR OS DADOS BRUTOS EM SUAS REPORTAGENS. VOCÊ PODE APRESENTAR OS DADOS EM UMA PLANILHA CSV OU HOSPEDÁ-LOS EM OUTROS SERVIÇOS, COMO O GOOGLE DOCS. ASSIM, VOCÊ TERÁ APENAS UMA VERSÃO DOS DADOS E PODERÁ ATUALIZÁ-LA A QUALQUER MOMENTO, POR EXEMPLO PARA CORRIGIR POSSÍVEIS ERROS. SE PUDER, A MELHOR ALTERNATIVA É FAZER AS DUAS COISAS. PERMITA QUE AS PESSOAS ACESSEM AS INFORMAÇÕES BRUTAS DA SUA REPORTAGEM DA FORMA MAIS FÁCIL POSSÍVEL.
PENSE ALÉM DA CAIXA DE COMENTÁRIOS. VOCÊ PODE ANEXAR COMENTÁRIOS A CÉLULAS PARTICULARES DE UMA PLANILHA? OU A UMA REGIÃO ESPECÍFICA DE UM INFOGRÁFICO? ENQUANTO A MAIORIA DOS SISTEMAS DE EDIÇÃO NÃO PERMITEM ESSE TIPO DE INCORPORAÇÃO DE INFORMAÇÕES, VALE A PENA AVALIAR ESSA POSSIBILIDADE SE ESTIVER CRIANDO UM MATERIAL MAIS ELABORADO. OS BENEFÍCIOS QUE ESSE RECURSO PODE TRAZER AOS SEUS DADOS NÃO PODEM SER SUBESTIMADOS.
CERTIFIQUE-SE DE QUE OS DEMAIS USUÁRIOS TAMBÉM VEJAM ESSES COMENTÁRIOS — EM MUITOS CASOS, ELES TÊM QUASE TANTA IMPORTÂNCIA QUANTO OS DADOS ORIGINAIS, E SE VOCÊ MANTIVER ESSA INFORMAÇÃO SOMENTE PARA SI, VAI PRIVAR O PÚBLICO DESSE VALOR.
DEPOIS DE OBTER LEITORES PARA A SUA PÁGINA, PENSE EM COMO ELES VÃO INTERAGIR COM SEU TRABALHO. CLARO, PODEM LER A HISTÓRIA QUE VOCÊ ESCREVEU E VER MAPAS E INFOGRÁFICOS. MAS É IMENSAMENTE VALIOSO OFERECER TAMBÉM CANAIS DE RESPOSTA. MAIS QUE TUDO, ELES PODEM CONTRIBUIR COM IDEIAS SOBRE O TEMA TRATADO, AJUDANDO A DEFINIR AS PRÓXIMAS TAREFAS DO PROJETO DE COBERTURA.
FINALMENTE, OUTRAS PESSOAS PODEM QUERER PUBLICAR SEUS PRÓPRIOS INFOGRÁFICOS E HISTÓRIAS BASEADOS NAS MESMAS FONTES DE DADOS. POR ISSO, PENSE EM QUAL É A MELHOR FORMA DE VINCULÁ-LOS E ALINHAR O TRABALHO DELES. VOCÊ TAMBÉM PODE USAR UMA HASHTAG ESPECÍFICA PARA O CONJUNTO DE DADOS. OU, SE ELE FOR MUITO PICTÓRICO, COMPARTILHE EM UM GRUPO DO FLICKR.
TAMBÉM PODE SER ÚTIL CONTAR COM UMA VIA CONFIDENCIAL DE COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES. EM ALGUNS CASOS, ALGUMAS PESSOAS PODEM NÃO SE SENTIR SEGURAS DE FAZER SUAS CONTRIBUIÇÕES PUBLICAMENTE, OU MESMO NÃO SE SENTIR CONFORTÁVEIS NESSE CONTEXTO. ELAS PODEM PREFERIR SUBMETER INFORMAÇÕES POR MEIO DE UM ENDEREÇO DE E-MAIL, OU ATÉ MESMO USAR UMA CAIXA DE COMENTÁRIOS ANÔNIMOS.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais