Buscar

Material que eu usei pra estudar

Prévia do material em texto

Alguns textos inúteis que eu ficaria feliz se você lesse
Olá
Resolvi postar aqui o material que eu usei pra estudar japonês desde o começo, espero que seja útil para pelo menos uma pessoa
Por favor, se você viu esse material e achou interessante ou coisa assim, contate-me para me falar. Não tem nada mais gratificante pra mim do que poder ajudar alguém e eu vou ficar muito feliz em ouvir isso de você. Se puder, tire 3 minutinhos do seu tempo para ganhar o dia de uma pessoa que você não conhece <3
Eu não uso esse site aqui (passeidireto.com); então se você puder procure-me no facebook; meu nome é Jailson Gremory lá e tou literalmente sempre online. Minha foto de perfil é a Louise, de Zero no Tsukaima (um anime que eu gosto pra caralho)
Antes de falar do material eu acho legal falar da eficiência que ele teve pra mim e como estou hoje.
Bem, eu estudo japonês desde o meio de 2015, consigo manter uma comunicação fluente e entender as coisas, mas eu tenho um pouco de dificuldade para entender explicações complexas porcausa do meu vocabulário limitado. Mas com o tempo estou melhorando esse quesito. Minha leitura... bem... kkkk. Eu devo saber uns 800 kanjis, mas ainda estou em progresso. Meu plano é que quando eu tiver 16 anos já dê pra eu estar no nível que estou hoje em japonês em coreano e fluente em japonês (eu tenho 14 anos hoje).
Eu deixei aqui escrito quais são as vantagens de cada material; desde a velocidade de aprendizado, diversão (ninguém aqui é robô), eficiência e afins. Espero que gostem.
Material
(Não achei o link)
Usava joguinhos online pra aprender Hiragana e Katakana, consegui aprender em 1 semana Hiragana e masterizar em 2. Como Katakana não é muito usado quanto o Hiragana eu não dei muita atenção, mas eu estudei também, mas pegando menos pesado.
Minha sugestão é usar aqueles aplicativos de múltipla escolha, em que aparece o Hiragana e tem 3 opções pra você escolher, e você tem que escolher a certa. Foi MUITO eficiente.
Site da NHK (lá tem lições de japonês)
http://bit.ly/2wrcjNF
Isso não foi tão eficiente, porque quando eu comecei o curso tava no começo e eles ensinavam mais expressões cotidianas e não gramática e afins. Mas se você for desses que “quanto mais melhor”, dê uma olhada.
Programa Japonês Online 
http://bit.ly/2vSnkWb - Novamente, o programa também estava no começo e grande parte do serviço era pago então não usei muito, mas ajudou no começo a entender um pouco do básico. Eles disponibilizam um livro e o livro é bem interessante, recomendo que deem uma olhada. Mas esse livro é como se fosse uma “versão teste do curso pago”, ou seja; não vai te levar muito.
Busuu (Aplicativo de Android)
É pago, mas consegui baixar o APK pelo Aptoide (googleplay pirata) com a versão completa.
Confesso que é bem útil para estudar vocabulário, e pelo fato de poder baixar as lições quando você tá sem internet é muito bom. Mas sem gramática ainda.
Pesquisei pelos 10 melhores textbooks pra aprender japonês que tinha e achei um PDF grátis de um deles na internet e foi a melhor coisa que eu fiz:
Japanese for Busy People
http://bit.ly/2wrDoAw
http://bit.ly/2wjTeh9
http://bit.ly/2uSrqjL
(Livro I, II e III, na ordem.)
Na época, só usei o I e fiz o comecinho do II, mas recomendo muito porque explica bem a gramática. Perdi interesse porque no II eles começaram a usar Kanji e eu tinha decidido que ia pegar Kanjis mais tarde. Esse livro, foi muito útil pra eu entender a gramática.
Anki e AnkiDroid (versão android)
http://bit.ly/2kh8VQt
Não só pra japonês. Essa coisa é fantástica pra você memorizar qualquer coisa, desde matéria escolar ou qualquer coisa assim.
É meio difícil de explicar como funciona, mas basicamente o Anki te pergunta várias vezes e em vários horários e datas diferentes sobre o significado de alguma coisa, ou a resposta de uma pergunta. Isso é útil pra decorar Kanji, pra decorar vocabulário e todo o tipo de coisa.
No site do Anki eles disponibilizam alguns “decks” (que é como se fosse um material de decorar) já feitos, e isso ajuda de fato você a decorar os kanjis. Mas eu não gosto de estudar assim porque decorar o Kanji separado, o seu significado e leitura é bem entediante. Meu método atual é achar o Kanji em uma frase, entender a frase e o Kanji no contexto, adicionar ao Anki e estudar o Kanji que eu já vi. Acho que é bem mais divertido assim.
Google 
www.google.com.br
Acho que não precisa mencionar, que muitas das minhas dúvidas eu tirei no próprio Google né
Lang8&Hi Native
http://bit.ly/2p1TrlJ
Esse é um programa de se fazer perguntas para estrangeiros, seja de gramática, cultura, significado de palavras e outras coisas, mas em troca você tem que ajudar outra pessoa com a sua língua que você sabe.
Recomendo que você coloque que é nativo em inglês, sabe português e se souber outra língua coloca também. Tem muito mais japoneses que querem saber inglês do que português, então sua resposta vai chegar muito mais rápido.
Jisho
http://jisho.org/
Dicionário. Tem outros, mas esse foi o primeiro que me foi apresentado. Confesso; é bem útil.
Amiguinhos do facebook que sabem japonês.
Uso esse pouco, mas confesso que tive alguns colegas que sabem japonês no meu facebook porque moram no Japão ~~ benefícios de ter 1 milhão de amigos em conta fakeee ~~ e tirei muitas dúvidas com eles. Eu gostaria de poder ser útil; se você quiser tirar alguma dúvida, como eu já mencionei aqui o meu facebook é Jailson Gremory.
Mangás (RAW)
Esse é bem difícil. Quanto maior a faixa etária do mangá, mais Kanjis ele tem então não dava pra rushar aquele mangá +18 de cara. (hehe)
Mas algumas comédias românticas ainda tem Furigana (letras em cima do Kanji), e isso ajuda pra caralho.
Site? Google. Vocês conseguem achar, só fazer um esforço. Digite, sei lá; Non Non Biyori RAW Manga download
O único problema é que geralmente esses mangás assim demoram bastante pra baixar.
Visual Novel/Eroge  (Método atual)
UMA DELÍCIA
(Precisa de um programinha especial pra rodar algumas novels, se precisarem só pedir pra mim. Repetindo, meu Facebook é Jailson Gremory.)
100% Kanji, mas japonês simples. Prático e divertido. Esse é o único método que eu consigo passar muitas horas estudando direto sem cansar. O meu único problema com isso é que como os Eroges que eu gosto tem cenas +18 e eu moro com meus pais, é bem difícil de pressentir quando eles vão vir ver o que eu estou vendo no meu computador ashusahuas
Pra ler os Kanjis das Visual novels, usei o Google Tradutor pra android, que consegue ler imagens, e pra isso eu instalei no meu PC um emulador de Android - MEmu.
Aí eu printo o Kanji, abro no Google tradutor no emulador e leio o Kanji.
Eu amo ver pessoas dedicadas, e gostaria mais ainda de poder ajudar alguém. Hoje, eu de fato não sou fluente mas eu dou aula pros meus coleguinhas na escola e acredito que estou ajudando bastante.
Espero que isso possa ajudar você nos seus estudos de alguma forma <3 
Amo vocês
Louise, o amorzinho da minha vida

Outros materiais