Buscar

EE1 2012.1 ESS CIn UFPE prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Pernambuco- Centro de Informática
IF682 - Engenharia de Software e Sistemas (Ciência da Computação)
Prof. Alexandre Vasconcelos
1o. Exercício Escolar
Data: 19/04/2012
Defina os conceitos de “Processo de Software“ e Modelo de Processo de Software”. Cite pelo menos 2 exemplos de cada um destes conceitos. (2,0)
Explique o processo de desenvolvimento iterativo e incremental no contexto do OpenUP. (1,0)
Explique a distinção entre “Requisitos de usuário” X “Requisitos de Sistema” e entre “Requisitos Funcionais” X” Requisitos Não-funcionais”. (2,0)
Dada a descrição de um sistema a seguir, elabore o diagrama de casos de uso para o sistema. (2,0)
O comércio eletrônico é hoje uma das áreas em maior expansão no mundo globalizado em que vivemos. O número de potenciais clientes internautas vem crescendo de uma forma assustadora e a facilidade de comprar sem precisar sair de casa é algo que fascina os usuários da Internet e impulsiona cada vez mais o desenvolvimento de sites vendendo os mais diversos tipos de produto.
	Foi nesse contexto que surgiu a idéia de um web site de comercialização de livros e CDs. Nesse sistema, o cliente poderá cadastrar suas preferências, pesquisar produtos, efetuar compras e acompanhar seus pedidos, obtendo informações sobre o status de entrega do produto. 
	A busca pelo produto poderá ser por ofertas ou pela especificação do mesmo (livro ou cd, título, classificação, autor, …). O sistema deve informar se existe o produto em estoque. Mesmo no caso de não haver, o cliente pode realizar a compra e a loja se compromete a providenciar o pedido junto ao fornecedor em um prazo determinado. 
	Para realizar uma compra, o cliente fará uso dos cartões de crédito conveniados com o sistema. As informações sobre as vendas devem ser enviadas para o sistema financeiro da empresa.
	O sistema permite que o usuário acompanhe seus pedidos, consultando informações sobre a liberação da compra pela administradora de cartão de crédito, o envio do produto, etc.
	Através das compras do cliente, o sistema é capaz de inferir suas preferências e automaticamente recomendar produtos e ofertas de interesse do mesmo. Além disso, o usuário poderá explicitamente indicar suas preferências, como dito anteriormente.
	Os funcionários da empresa (equipe de desenvolvimento e manutenção do site) serão responsáveis por cadastrar os produtos e atualizar as ofertas, seja para inserir uma nova oferta ou para remover uma antiga. Apenas os gerentes terão acesso à geração de relatórios gerenciais. Informações como produtos mais vendidos e perfis dos clientes poderão ser obtidas através de tais relatórios. Com isso, decisões acerca dos tipos de produtos oferecidos e o público a quem se destinam podem ser tomadas baseadas em fatos concretos, maximizando a probabilidade de sucesso do empreendimento.
Explique por que um excelente desenvolvedor nem sempre se torna um bom gerente de projetos de software. (1,0)
Por que podemos considerar o teste como uma atividade “destrutiva”? Explique. (1,0)
Explique as abordagens de testes apresentadas na disciplina. (1,0)
Boa Sorte!

Outros materiais