Buscar

SIMULADO patologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
		A proteína C reativa (PCR) é uma das proteínas da fase aguda da inflamação, sintetizada pelo fígado em resposta às citoquinas e empregada no diagnóstico de necrose aguda, infecções bacterianas e processos inflamatórios. Marque a alternativa que contém outra proteína de fase aguda.
		Quest.: 1
	
	
	Pepsinogênio
	
	
	Fibrinogênio
	
	
	Amilase salivar
	
	
	Albumina
	
	
	Mioglobina
	
	
		2.
		No Brasil as discussões e argumentos acerca da utilização das células tronco para fins terapeuticos acirram longos debates qaue envolvem ciência e religião. Em relaçao às células trono, assinale V (VERDADEIRO) ou F (FALSO):
		Quest.: 2
	
	        
	Fatores religiosos não condizem com a realidade científica, sendo então ignorados no Braisl, não influenciando a legislação.
	
	      
	As células em desenvolvimento não tem nenhuma correlaçao com a estrutura de um corpo, sendo apenas um emaranhado de células sem sinal de vida.
	
	      
	O embrião, apesar do pequeno tamanho, contém toda a informação genética necessária ao desenvolvimento do organismo. Basta que seja implantado no útero para que se forme um novo indivíduo.
	
	      
	As células do nó embrionário, de onde são retiradas as células tronco, nas fases iniciais não possuem fisiologia adequada para manutenção da vida.
	
	      
	A partir da fusão do DNA do pai com o da mãe, já se constitui uma nova vida.
	
	
		3.
		A cicatrização de uma ferida consiste em uma perfeita e coordenada cascata de eventos celulares e moleculares que interagem para que ocorra a repavimentação e a reconstituição do tecido. Em relação à cicatrização, assinale a alternativa falsa:
		Quest.: 3
	
	        
	A cicatrização depende de vários fatores como: localização anatômica, tipo da pele, raça, e técnica cirúrgica utilizada.
	
	      
	A cicatrização final depende da perda tecidual inicial.
	
	      
	A cicatrização é evento complexo e dinâmico.
	
	      
	O processo de cicatrização não está relacionada com a qualidade nutricional.
	
	      
	Muitos eventos dermatológicos contam com a cicatrização em derme incompleta
	
	
		4.
		3) O alcoolismo está associado à causa de esteatose hepática alcoólica, degeneração celular que pode evoluir e levar à cirrose e até ao câncer hepatocelular. A respeito da esteatose hepática, é CORRETO afirmar que:
		Quest.: 4
	
	
	trata-se de uma deposição anormal de proteínas no citoplasma dos hepatócitos, formando vacúolos protéicos bem corados pela eosina.
	
	
	trata-se de uma liberação anormal das enzimas ácidas contidas nos lisossomos dos hepatócitos, determinando a degradação de proteínas citosólicas fundamentais para a as funções celulares das células do fígado.
	
	
	trata-se de uma deposição anormal de triglicerídeos no citoplasma dos hepatócitos, determinando o aparecimento de vacúolos claros que, em casos extremos, pode transformar o fígado num órgão amarelo, mole e gorduroso.
	
	
	trata-se de um acúmulo anormal de melanina no citoplasma dos hepatócitos, determinando o aparecimento de vacúolos marrom-escuros ou pretos.
	
	
	trata-se de um acúmulo anormal de água no citoplasma dos hepatócitos, que se tornam células edemaciadas, com membrana plasmática enfraquecida que pode romper-se.
	
	
		5.
		As células tronco estão sendo amplamente utilizadas na terapia onde há lesão do tecido nervoso, sendo esperança de terapia para tetraplégicos, pacientes com paralisia cerebral, etc.A polpa do dente de leite é uma pequena massa de tecido vivo, composta de vasos sanguineos, nervos e células tronco, assim como podem ser retiradas da medula óssea vermelha e do cordão umbilical. Essas células são retiradas e congeladas com técnicas específicas. Essa técnica de preservação através do congelamento é chamada de:
		Quest.: 5
	
	        
	Biópsia.
	
	      
	Criopreservação.
	
	      
	Histopatológico.
	
	      
	Criostase.
	
	      
	Congelamento Biológico.
SIMULADO 2
	
	
		1.
		A blástula dá origem às células tronco que são células de organismos multicelulares que possuem a capacidade de se replicar indefinidamente sem perder suas características e de se diferenciar em outros tipos celulares. Em relação as células tronco, assinale a alternativa verdadeira:
		Quest.: 1
	
	        
	Geram órgãos menos complexos apenas, células mais complexas exigem maior avanço cientifico e ainda não foi alcançado.
	
	      
	Apresentam núcleo reduzido e pouco citoplasma.
	
	      
	Podem gerar mais de 23.220 tipos celulares
	
	      
	Não possui capacidade de auto-renovação ou pluripotência.
	
	      
	Possui capacidade de auto-renovação e potencial de manutenção
	
	
		2.
		O tecido de granulação é um tecido especializado indicador do processo de cicatrização, formado pela proliferação de células endoteliais vasculares e fibroblastos. De aparência rósea, lisa, granular na superfície das feridas. Para a formação do tecido de granulação, alguns fatores são importantes, principalmente envolvendo atividade imunitária. Assinale a alternativa que contenha a atividade imunitária de particular importancia para formaçao deste tecido:
		Quest.: 2
	
	        
	Fibroplasia e formação da matriz.
	
	      
	Atividade plasmocitária.
	
	      
	Coagulação.
	
	      
	Reepitelização.
	
	      
	Ação quimiotática dos leucócitos.
	
	
		3.
		As lesões celulares podem ser classificadas como reversíveis ou irreversíveis. São inúmeras as causas das lesões celulares, onde podemos classifica-las em alguns grupos. Assinale a alternativa FALSA em relação justificativa das causas das lesões celulares.
		Quest.: 3
	
	        
	Reações imunológicas
	
	      
	Metabolismo retardado
	
	      
	Agentes químicos e drogas
	
	      
	Falta de oxigênio
	
	      
	Agentes infecciosos
	
	
		4.
		O aumento ou multiplicação das fibras musculares ocorre por 2 processos: hipertrofia e hiperplasia. Sabemos que as fibras musculares são de 3 tipos e tem morfologia, tipo de contração e localização diferentes. Elas aumentam por 2 processos: hipertrofia e hiperplasia. Assinale a alternativa que contenha a descrição do que ocorre na hiperplasia.
		Quest.: 4
	
	        
	Ocorre o aumento do volume da fibra muscular
	
	      
	Ocorre retenção da linfa que causa o aumento da fibra
	
	      
	Ocorre o aumento do número de células, por meiose
	
	      
	Ocorre o aumento do número de células, por mitose
	
	      
	Ocorre o aumento dos receptores da acetilcolina
	
	
		5.
		O mecanismo das calcificações patológicas segue o mesmo princípio das calcificações normais, ou seja, sempre deve se formar um núcleo inicial, principalmente de hidroxiapatita, que no caso é heterotópico. Esse núcleo pode, por exemplo, iniciar-se nas (Y), sede celular dos depósitos normais de cálcio na célula, quando esta entra em contato com grandes concentrações desse íon no citosol ou no líquido extracelular. A incógnita (Y) pode ser substituída por:
		Quest.: 5
	
	
	vesículas digestivas
	
	
	interdigitações
	
	
	mitocôndrias
	
	
	membranas
	
	
	lamelas celulares
SIMULADO 3:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais