Buscar

trabalho medicina tradicional chinesa Rim e Bexiga

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Trajeto dos Meridianos
Rim e Bexiga
MERIDIANO DO RIM
 Elemento : Água.
 Horário : 17 às 19 hs.horario de pico as 18 horas.
Estação Inverno.
YIN (Shao Yin) – Nível Energético (R – C)-cor preto- sentimento medo,som gemido,animais porco,estação p/ equilibrio primavera,estação p/ agravamento alto verão e sabor salgado.
É um Meridiano importante pois regula além da água do nosso organismo, é responsável pelos ossos (esqueletos).
Caracterìsticas
Tem as funções fisiológicas de armazenar o Jing (Essência), controlar os líquidos e receber o Qi,controlar os ossos,gerar a medula e controlar o cérebro.Os Rins relacionam-se com os cincos sentidos da seguinte forma:os Rins comunicam-se com as orelhas (ouvidos), o ânus e a uretra que são aberturas dos Rins e se refletem nos cabelos.
PATOLOGIA E ONDE SE MANIFESTA
Yang dos Rins: astenia mental, frio e dor nos ombos e joelhos. Corpo e membros frios, impotência sexual e ejaculação precoce.
Nas mulheres esterilidade (Útero Frio).
Yin dos Rins: vertigens,amnésia, insônia, região lombar e joelhos cansados e flácidos , Calor nas palmas das mãos e solas dos pés.
Trajeto do meridiano
Nasce na planta do pé, sobe pela face interna do mesmo, face interna da perna e da coxa, percorre o abdome e o tórax, próximo da linha mediana e termina sob a clavícula.
Os cinco Elementos
Lei da geração:madeira gera fogo, fogo gera terra, terra gera metal, metal gera água e água gera madeira.
Lei da dominância:madeira controla terra, terra controla água, água controla fogo, fogo controla metal e o metal controla madeira.
MADEIRA
É o ponto de início da vida, onde o ciclo de geração dos movimentos começa a rodar. Portanto a sua característica é iniciar a ação, dar vida e movimento às coisas, influenciada pelo Yang que cresce em seu interior. Por isso relaciona-se, por exemplo, com as partes do corpo que tem mobilidade própria. Em termos de tecidos, a madeira rege os músculos e tendões (no que concerne ao movimento), em termos de órgão, relaciona-se com o fígado, que na MTC dá o movimento a Qi, energia que flui no corpo.
Além disso, todas as substâncias absorvidas pela economia são conduzidas ao fígado, onde são metabolizadas, caracterizando o colocar em movimento metabólico. Das emoções, a raiva é a que causa agitação psicomotora e a que melhor se identifica com a madeira. Sendo o vento a força da natureza que dá movimento às coisas, ele também representa a madeira (acrescentando-se que a primavera na China é muito ventosa).
FOGO
O fogo representa o auge do Yang no ciclo dos movimentos e por isso, a sua característica básica é a expansão. Os tecidos que são influenciados pelo fogo são os vasos, que permitem a expansão do sangue e calor pelo corpo impulsionados pelo órgão fogo – o coração (que se expande na diástole, passivamente, e gasta energia para se contrair). A emoção que leva ao caráter expansivo é a alegria.
Com o calor, força da natureza que representa o fogo, a matéria se dilata, e é representado nos ciclos naturais pelo meio dia e verão. Dos órgãos dos sentidos é representado pela língua, pois essa articula as palavras que representam o movimento de expansão do ser humano, na visão oriental a fala é um sentido.
TERRA
A terra evoca uma noção de transformação, onipresença e fixação. A energia Yang do cosmos e do sol, ao chegar a terra encontra um anteparo que fica. Durante as precipitações de chuva na canícula, a água é retida pelo solo e crescem os arrozais. Como o movimento terra encontra-se no centro, ela influencia de certa forma, todos os movimentos. Por esse motivo, por exemplo, encontramos vísceras da digestão (intestino delgado e intestino grosso) regidas por outros movimentos; é que a terra participa de todos os processos de transformação, e elas representam esta influência. O movimento terra relaciona-se com a digestão porque este é um processo que transforma os alimentos em moléculas básicas, e os órgãos responsáveis por isso na MTC são o estômago e o baço-pancrêas. O tecido conjuntivo, que está por toda parte; disperso no organismo, identifica-se com o movimento terra, assim como o volume muscular. A emoção que caracteriza a Terra é a meditação, que pode transformar a idéias. A umidade é a força da natureza relacionada à terra, pois só a terra é úmida e fértil. No mais, com a umidade dá-se a fermentação, que é a transformação biológica de moléculas orgânicas. Órgão dos sentidos, a boca, que desestrutura os alimentos; e sentido, o paladar, relacionado à alimentação.
METAL
Caracteriza-se pela sensação de tomada de forma, movimento de contração para o centro. O pulmão gasta energia para se expandir, mas se contrai passivamente seguindo sua tendência natural (ao contrário do coração, que gasta energia para se contrair, se distendendo passivamente em função do movimento). A emoção relacionada é a tristeza, que causa uma tendência psíquica introspectiva.
Olfato, sentido exercido somente quando o ar está em movimento para o centro (para dentro). A força da natureza que se identifica com o metal é a secura. Quando a roupa seca, encolhe (os objetos desidratados reduzem de tamanho). Como o intestino grosso é que reduz o tamanho das fezes secando-as e moldando-as, relaciona-se com este movimento. No outono, estação do ano que representa o metal, o início do frio faz com eu as famílias voltem a ficar dentro de casa, caracterizando o movimento para dentro. A pele, que dá forma ao corpo é o tecido relacionado.
ÁGUA
Movimento no qual predomina o movimento para baixo, inércia, e a perda da forma. O rim produz líquido ininterruptamente e o descende até ser armazenado na bexiga, correspondendo, portanto ao movimento água. A idéia de inércia relaciona-se com o medo, emoção que leva à paralisação; e ao frio que diminui o movimento da natureza (o que ocorre no inverno). O ouvido é o órgão dos sentidos que tem água no seu interior e a audição é o sentido mais passivo. Os ossos, por serem completamente inertes, são relacionados com esse movimento. Uma das características do yin é moldar-se e ser maleável. A água é o extremo do Yin e relaciona-se com tecidos muito delicados como a medula óssea, cérebro e medula espinhal.
Meridiano da Bexiga
Elemento : Água Horário: 15 ás 17.horario de pico as 16 horas.
Estação: Inverno -emoção medo-cor preto-clima frio-sabor salgado.
O meridiano da bexiga, Tai-Yang da perna
Este meridiano recebe a energia do meridiano do intestino delgado e a
transmite ao meridiano dos rins.
Sua natureza é Yang, apresentando-se acoplado ao meridiano dos rins
que é Yin. Pertence ao elemento Água; sua Mãe é do elemento
Metal (o meridiano do intestino grosso) e seu Filho é de Madeira (o
meridiano da vesícula biliar).
Tem 67 pontos de cada lado.
PATOLOGIA E ONDE SE MANIFESTA
A. Nuca e costas: lombalgia; dor nas costas; rigidez na nuca e costas; dor
ciática; dor na região ílio-sacra.
B. Dor de cabeça: frontal; parietal; occipital.
C. Nariz: obstrução nasal; coriza; distúrbio do olfato; epistaxe.
D. Olho: dor no olho; dor supra-orbital.
E. Sistema urinário: infecção; distúrbio da micção.
2. Sintomas e sinais de excesso de energia: dor de cabeça; dor e rigidez na
nuca; dor aguda nas costas, lombar e na perna; febre; comportamento
maníaco.
3. Sintomas e sinais de depleção energética: frio nas costas; dor nas
costas com irradiação para a perna; adormecimento ou formigamento da perna ao longo de seu trajeto.
Trajeto
Meridiano Yang – É o meridiano mais extenso do organismo . Começa no ângulo interno do olho, sobe pela fronte, cruza o crânio de diante para trás por fora da linha mediana, desce pela nuca, ganha a escapula e a percorre de cima para baixo perto da linha mediana.
Ao chegar à proximidade do cóccix desaparece da superfície para reaparecer na parte alta da escapula e segue um curso paralelo com a linha anterior. Entra no membro inferior que percorre por sua face posterior e depois por sua face externa ao chegar à panturrilha, e termina na extremidade do 5º dedo. Comanda a função eliminadora renal e não
apenas a bexiga .
Zang Fu (Órgãos e Vísceras )
A teoria de Zang Fu corresponde aos sistemas de órgãos (Zang) e vísceras (Fu) dentro da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). São doze sistemas (seis Yin e seis Yang), agrupados em pares acoplados através dos Canais e Colaterais ou Meridianos de Energia. Os Zang possuem características mais Yin, são mais sólidos e internos, correspondem à estrutura, ao passo que os Fu possuem aspectos mais Yang sendo mais ocos e externos, e correspondem à função, formando uma relação de interdependência.
O conceito de Zang Fu da MTC não equivale à concepção da Medicina Ocidental acerca dos órgãos e vísceras. Eles formam um sistema interligado que integram tanto as funções fisiológicas do organismo, suas partes, sentidos e atividade cerebral, quanto as emoções e a relação com o ambiente externo. Os Zang Fu relacionam-se também à produção, transformação, armazenamento e distribuição das Substâncias Vitais, (Qi), Sangue (Xue), Essência (Jing) e Líquidos Corpóreos (Jin Ye).
Os órgãos Zang
Pulmão Fei
Nível Energético: Tai Yin Mão
Ligação: Baço Pancreas Tai Yin
Zodíaco: Tigre
O canal ou meridiano do Pulmão tem relação com a função e o órgão dos pulmões, tendo uma relação interno/externo com a víscera intestino grosso. Está relacionado ao elemento metal.
Suas principais características funcionais são o domínio da energia pura(ar) e o controle da respiração, a regulação das "passagens de água" e o governo da pele e do pâncreas.
As principais funções do pulmão segundo a medicina oriental são:
Governar o Qi e a respiração,
Controlar os meridianos e vasos sanguíneos,
Controlar a dispersão e a descida,
Regular a "passagem das águas",
Controlar a pele e os pêlos corpóreos,
O Pulmão "abre-se" no nariz e "abriga" a alma corpórea (Po)(manifestação somática da alma)
Baço Pi
Nível Energético: Tai Yin Pé
Ligação: Pulmão Tai Yin
Zodíaco: Serpente
O canal ou meridiano do Baço tem relação com a função e o órgão do baço e mantém uma ligação interno / externo com a víscera Estômago. Está relacionado ao elemento terra.
As principais funções do Baço, segundo a medicina oriental são:
Governar a transformação e o transporte,
Controlar o sangue,
Controlar os músculos, as unhas e os cabelos;
O Baço-Pâncreas "abre-se" na boca e manifesta-se nos lábios, controla a "subida do Qi" e "abriga" o pensamento/reflexão (Yi).
Coração Xin 
Nível Energético: Shao Yin Mão
Ligação: Rim Shao Yin
Zodíaco: Cavalo
O canal do meridiano do Coração tem relação com a função e o órgão cardíaco e com a função e a víscera do intestino delgado. Está relacionado ao elemento fogo.
As principais funções do coração segundo a medicina oriental, são:
Governar o sangue,
Controlar os vasos sanguíneos.
Manifesta-se no aspecto físico (compleição), "abriga" a mente, "abre-se" na língua e controla a sudorese.
Rim Shen
Nível Energético: Shao Yin Pé
Ligação: Coração Shao Yinghb
Zodíaco: Fênix (Galo)
O canal ou meridiano do Rim tem relação com a função e o órgão dos rins e tem uma ligação interno/externo com a víscera bexiga. Está relacionado ao elemento água.
As principais funções do rim, segundo a medicina oriental, são:
Armazenar a essência,
"Governar" o nascimento, crescimento, reprodução e desenvolvimento,
Produzir as medulas,
"Alimentar" o cérebro
"Controlar" os ossos;
"Governar" a água,
Controlar a recepção do Qi;
O Rim "abre-se" nos ouvidos e manifesta-se no cabelo, controla os dois orifícios inferiores e "abriga" a força de vontade (Zhi).
Mestre Coração Xin Bao (Pericárdio)
Nível Energético: Jue Yin Mão
Ligação: Fígado Jue Yin
Zodíaco: Cachorro
O Pericárdio é uma espécie de guarda-costas do coração protegendo o coração dos ataques dos agentes exógenos, tem como função principal, por controlar toda série de funções que guardam relação com o coração e a função cardíaca, a circulação da massa humoral e a reprodução, que constituem a essência da vida. Essa massa circundante inclui o conteúdo humoral, hormonal e imunológico, enquanto a reprodução está relacionada especialmente com a função do sistema endócrino, particularmente das gônodas, portanto na medicina tradicional chinesa relacionado ao sistema "Rim". Pericárdio está relacionado ao elemento fogo e ao canal ou meridiano do Triplo-Aquecedor.
As principais funções do Pericárdio, segundo a medicina oriental, são mais ou menos idênticas àquelas do coração: governa o sangue e "abriga" a mente, apresentando uma influência importante sobre o estado mental e emocional.
O seu canal (Jin) também é chamado de "circulação - sexualidade" o que não é muito exato pois em Chinês, = a coração e = envelope ou envoltório, sendo a tradução "Pericárdio" mais adequada. Ocorreu que os primeiros ocidentais tinham dificuldade de compreender suas funções e por o ter funções próximas as do(coração), como as de influenciar no relacionamento interpessoal, eles passaram a chamar o por “circulação sexualidade”. Esta visão pode induzir um tratamento de distúrbios sexuais utilizando o, porém seria mais adequado tratar os canais , , e do, como faz a Medicina Tradicional Chinesa há milênios.
Fígado Gan
Nível Energético: Jue Yin Pé
Ligação: Mestre Coração Jue Yin
Zodíaco: Búfalo
O canal ou meridiano do Fígado tem relação com a estrutura do órgão fígado e a função com a víscera da Vesícula Biliar. Está relacionado ao elemento madeira.
As principais funções do fígado segundo a medicina oriental são:
Armazena sangue (xue),
Controla o fluxo do sangue,
Assegura o fluxo suave do Qi,
Controla os tendões.
Manifesta-se nas unhas com manchas brancas, "abre-se" nos olhos e "abriga" a Alma Etérea (Hun)/(espírito).
Emoção - Raiva / Irritabilidade
Estação do Ano - Primavera.
Cor - Verde.
Órgão dos Sentidos - Olhos.
Sabor - Azedo.
Energia - Vento.
Responsável pelo útero e genitalia externa, auxilia o baço-pancreas nos processos digestivos.É considerado o general dos órgãos.
As vísceras Fu
Intestino Grosso Da Chang
Nível Energético: Yang Ming Mão
Ligação: Estômago Yang Ming
Zodíaco: Coelho
O canal ou meridiano do Intestino Grosso tem relação com a função e a víscera do intestino grosso com a função e o órgão dos pulmões. Está relacionado ao elemento metal e suas principais funções são de absorção de líquidos e de componentes eletrolíticos (sódio, potássio, magnésio, cloro e bicarbonato) e eliminação de resíduos pesados.
As principais funções do intestino grosso segundo a medicina oriental, são: receber alimentos e líquidos do intestino delgado, reabsorver uma parte dos fluidos corpóreos, excretar as fezes.
Estômago Wei
Nível Energético: Yang Ming Pé
Ligação: Int. Grosso Yang Ming
Zodíaco: Dragão
O canal ou meridiano do Estômago tem relação com a função e a víscera do estômago e com a função e os órgãos do baço e do pâncreas. Está relacionado ao elemento terra e suas principais funções são as de receber e decompor os alimentos e, juntamente com o duodeno, comandar todas as funções digestivas transformadoras dos alimentos.
As principais funções do estômago segundo a medicina oriental, são: controlar o "amadurecimento e decomposição" dos alimentos, controla o transporte das Essências (Jing) dos alimentos, controla a descendência do Qi, é a origem dos Fluidos Corpóreos (Jin Ye).
Intestino Delgado Xiao Chang
Nível Energético: Tai Yang Mão
Ligação: Bexiga Tai Yang
Zodíaco: Ovelha
O canal do Intestino Delgado tem relação com a função e a víscera do intestino delgado e com a função e o órgão do coração. Está relacionado ao elemento fogo. Sua principal função é a de receber e armazenar temporariamente o alimento parcialmente digerido pelo estômago e executar a separação da essência a ser absorvida dos resíduos e dejetos sólidos que passarão para o intestino grosso para serem eliminados.
As principais funções do intestino delgado segundo a medicina oriental, são: controlar a recepção e a transformação e separar os Fluidos Corpóreos (Jin Ye).
Bexiga Pang Guang
Nível Energético: Tai Yang Pé
Ligação: Int. Delgado Tai Yang
Zodíaco: Macaco
O canal
ou meridiano da Bexiga tem relação com a função e a víscera da bexiga com a função e o órgão do Rim. Está relacionado ao elemento água e sua principal função é a de acumular temporariamente a urina, antes de excretá-la, além de atuar decisivamente na função equilibradora e eliminatória dos rins.
A principal função da bexiga segundo a medicina oriental é remover a água por meio da transformação do Qi.
Triplo Aquecedor San Jiao
Nível Energético: Shao Yang Mão
Ligação: Ves. Biliar Shao Yang
Zodíaco: Gato (Porco)
O canal ou meridiano do Triplo-Aquecedor, embora não seja uma víscera no sentido substancial, abrange todos os órgãos da cavidade abdômino-torácica e suas funções generalizadas de assimilação, distribuição e expulsão dos alimentos e líquidos.
Suas três funções representam a cárdio-respiratória, que regula a circulação do sangue arterial (aquecedor superior); a digestiva, de captação e transformação dos alimentos para que haja assimilação de nutrientes (aquecedor médio); e a gênito-urinária, que inclui o controle da excreção de urina e eliminação de detritos pelo intestino grosso mas, sobretudo, a função sexual relacionada com o psiquismo (aquecedor inferior).
Está relacionado ao elemento fogo e com o canal ou meridiano da Circulação-sexualidade. Entretanto, vários autores interpretam o Triplo-Aquecedor de forma diferente, como Maciocio, por exemplo, que, ao invés de relacionar suas funções, considera mais importante, fazer referência aos três diferentes aspectos do Triplo-Aquecedor, com a finalidade de tornar suas funções mais compreensivas:
Triplo-Aquecedor como um dos Seis Sistemas Yang; Triplo-Aquecedor como uma "via para o Qi original" Triplo-Aquecedor como as três divisões do organismo "Névoa, Água e Lama".
Vesícula Biliar Dan
Nível Energético: Shao Yang Pé
Ligação: 3 Aquecedor Shao Yang
Zodíaco: Rato
O canal ou meridiano da Vesícula Biliar tem relação com a função e a víscera da vesícula biliar e com a função e o órgão do fígado. Está relacionado ao elemento madeira e sua principal função é a de comandar a função biliar total, intra e extra-hepática, incluindo as vias biliares. A vesícula armazena a bile e excreta para auxiliar a digestão dos lipídios.
As principais funções da Vesícula Biliar segundo a medicina oriental, são: estocar e excretar a bile, controlar o "julgamento", controlar os tendões.
Pontos do Rim
R1 (YONG QUAN)
•Localizado: No centro da sola dos pés, na junção, entre 1/3 anterior e 2/3 posteriores da sola (o comprimento não é referido).
•Ponto Jing (Nascente), ponto elemento Madeira, ponto Mãe
•Indicações: choques, insolação, hipertensão, hemorragia cerebral, convulsões infantis, histeria, epilepsia, falta de memória, inflamação em genitais, esterilidade, miocardite.
R2 (RAN GU)
•Ponto Rong (Poço),ponto Fogo
•Localizado: no lado interno do pé, por baixo da tuberosidade navicular, na linha divisória entre a carne vermelha e a branca.
Indicações:
–Certos distúrbios ginecológicos, por ex., menstruação irregular, prolapso uterino, colpite
–Disfunções sexuais masculinas
–Dor e movimento limitado do pé e perna
Localização e Indicação
Meridiano do Rim
–R3 (TAI XI)
•Ponto Shu (Ribeiro), ponto Terra
•Localizado: No ponto médio da linha entre a ponta do maléolo medial e o tendão de Aquiles.
•Indicações: para nefrite, hipertensão, cistite, enurese, menstruação irregular, paralisia da extremidade inferior, laringite crónica faringite crónica, diabete, fadiga e insensibilidade nos pés, surdez, disfunção sexual masculina
–R4 (DA ZHONG)
•Ponto Luo (Conexão)
•Localizado: Inferior e posteriormente ao maléolo medial, na inserção do tendão de Aquiles.
•Indicações: para asma, malária, neurastenia, histeria, retenção urinária, dor de garganta, dor no calcanhares.
Meridiano do Rim
–R5 (SHUI QUAN)
•Localizado: 1 cun abaixo do ponto Taixi (R3).
ponto Fenda (Xi)
•Indicações: para anemia, prolapso uterino, miopia, menstruação irregular, dismenorreia, leucorreia, inflamação aguda da pequena bacia, etc.
–R6 (ZHAO HAI)
•Ponto abertura do Yin Qiao Mai (Meridiano Yin Qiao)
•Localizado: na depressão inferior ao bordo inferior do maléolo interno.
• Indicações: menstruação irregular, dismenorreia, leucorreia, inflamação aguda da pequena bacia, neurastenia, epilepsia, faringite, laringite.
Meridiano do Rim
•R7 (FU LIU)
•Ponto Jing (Rio), ponto elemento água, ponto mãe
•Localizado: 2 cun directamente acima do ponto Taixi (R3).
•Indicações: nefrite, sudorese nocturna, lombalgia, infecção do trato uterino, edema, língua seca, dores nos dentes e gengivas, paralisia das pernas, sensação de calor ou frio nos osso.
•R8 (JIAOXIN)
•Localizado: Anteriormente ao ponto Fuliu (R7) e posteriormente à borda medial da tíbia.
•Indicações: para menstruação irregular, menorragia, retenção urinária, constipação, dor na porção medial da extremidade inferior.
Meridiano do Rim
–R9 (ZHUBIN)
•Localizado: Na linha entre o ponto Taixi (R3) e o ponto Yingu (R10),5cun proximal a R3.
Indicações: para menorragia, dores nas pernas, hérnias abdominais externas.
–R10 (YIN GU)
•Ponto He (mar), pertence ao movimento da água.
•Localizado: com o joelho do paciente flectido, na parte interna da fossa poplitea, entre os tendões do musculo semitendinoso e semimembranoso.
•Indicações: para infecção do trato urinário retenção urinária, micção nocturna, impotência, menorragia, urina amarela escura, dor na articulação do joelho.
Meridiano do Rim
–R11 (HENGGU)
•Localizado: 5 cun inferior ao umbigo, 0,5 cun lateralmente ao ponto Qugu(Ren2).
•Indicações: para retenção urinária, micção nocturna, dores no pénis, prostatite.
–R12 (DAHE)
•Localizado: 4 cun inferior ao umbigo, 1 cun acima do ponto Henggu (R13).
•Indicações: para micção nocturna, dores no pénis, prostatite, incontinência urinária.
–R13 (QIXUE)
•Localizado: 3 cun inferior ao umbigo, 1 cun acima do ponto Dahe (R12).
•Indicações: menstruação irregular, leucorreia, esterilidade, infecção do trato urinário, diarreia, etc.
Meridiano do Rim
–R14 (SIMAN)
•Localizado: 2 cun inferior ao umbigo, 1 cun acima do ponto Qixue (R13).
•Indicações: menstruação irregular, leucorreia, infecções pós-parto, esterilidade, infecção do trato urinária, diarreia, etc.
–R15 (ZHONG ZHU)
•Localizado: 1 cun inferior ao umbigo, 1 cun acima do ponto Siman (R14).
•Indicações: menstruação irregular, dor abdominal, obstipação.
–R16 (HUANGSHU)
•Localizado: 1 cun acima do ponto Zhongzhu (R15). 0,5 cun lateralmente ao umbigo.
•Indicações: para espasmo gástrico, enterite, obstipação habitual, soluço, etc.
Meridiano do Rim
–R17 (SHANGQU)
•Localizado: 2 cun superior ao umbigo, 0.5 cun lateral em relação à linha média ventral
•Indicações: para gastralgia, soluço, dor abdominal em distúrbios digestivos.
–R18 (SHIGUAN)
•Localizado: 1 cun acima ao ponto Shanggu (R17), 0.5 cun lateral em relação à linha média ventral
•Indicações: para gastralgia, soluço, espasmo esofágico, etc.
–R19 (YINDU)
•Localizado: 4 cun superior ao umbigo, 0.5 cun lateral em relação à linha média ventral
•Indicações: gastrite aguda e crónica, dor no abdómen superior.
Meridiano do Rim
–R20 FUTONGGU
•Localizado: 5 cun superior ao umbigo, 0.5 cun lateral em relação à linha média ventral,1 cun acima do ponto R19 (Yindu).
•Indicações: gastrite aguda e crónica.
–R21 (YOUMEN)
•Localizado: 6 cun superior ao umbigo, 0.5 cun lateral em relação à linha média ventral
•Indicações: gastrite aguda e crónica, esofagite, soluços
–R22 (BULANG)
•Localizado: 2 cun lateralmente ao Ren Mai no 5º espaço intercostal.
•Indicações: dor torácica, inflamação aguda e crónica do tracto respiratório
Meridiano do Rim
–R23 (SHENFENG)
•Localizado: 2 cun lateralmente ao Ren Mai, no 4º espaço intercostal.
•Indicações: dor torácica, inflamação aguda e crónica dos brônquios e pulmões, mastite aguda.
–R24 (LINGXU)
•Localizado: 2 cun lateralmente ao Ren Mai, no 3º espaço intercostal.
•Indicações: para nevralgia intercostal, bronquite, inflamação aguda e crónica do tracto respiratório
–R25 (SHENCANG)
•Localizado: 2 cun lateralmente ao Ren Mai, no 2º espaço intercostal.
•Indicações: inflamação aguda e crónica do tracto respiratório, asma brônquica, dor torácica
Meridiano do Rim
•R26 (YUZHONG)
•Localizado: 2 cun lateralmente ao Ren Mai, no 1º espaço intercostal.
•Indicações: inflamação aguda e crónica do tracto respiratório, asma brônquica.
•R27 (SHUFU)
•Localizado: Na borda inferior da clavícula, 2 cun lateralmente Ren Mai
•Indicações: para bronquite, asma, dor torácica, vómitos, distensão abdominal, etc.
Pontos Bexiga-Localiza e Indicações
B1 JING MING
Localização: na depressão média e superior do canto médio do olho.
–Indicações: alterações da visão, atrofia, conjuntivite, visão turva, etc.
•B2 ZANZHU
–Localização: na terminação médio da sobrancelha, acima do canto médio do olho.
–Indicações: cefaleia, paralisia facial, glaucoma. Afasta o vento e clareia a visão.
•BE 3 MEICHONG
–Localização: 0,5 polegadas na parte interna da linha entre o ponto Shengting e ponto Quchai.
–Indicações: cefaleia, obstrução nasal, epistaxe, doenças dos olhos.
•BE 4 QUCHAI
–Localização: 0,5cun na parte interna da linha da junção entre 2/3 laterais e 1/3 médio da linha entre ponto ShenTing e ponto Touwei.
–Indicações: cefaleia, obstrução nasal, epistaxe, doenças nos olhos.
•B 5 (WUCHU)
–Localização: 1 cun na parte interna acima do Pt. Quchai.
–Indicações: cefaleia, tontura, rinite, epilepsia.
•B 6 (CHENGGUANG)
–Localização: 1,5cun posteriormente ao Pt. Wuchu.
–Indicações: cefaleia, visão turva, rinite, tontura, etc.
•B 7 (TONGTIAN)
–Localização: 1,5 cun posteriormente ao Pt. Chengguang.
–Indicações: cefaleia, tontura, obstrução nasal, epistaxe, sinusite.
•B 8 (LUO QUE)
–Localização: 1,5 cun posteriormente ao Pt. Tongtin.
–Localização: tontura, paralisia facial, rinite, bócio, vómitos, etc.
•B 9 (YU ZHEN)
–Localização: lateralmente à borda superior da protuberância occipital externa, acima pt. Tianzhu.
–Indicações: cefaleia, tontura, miopia, etc.
•B 10 (TIANZHU)
–Localização: 1,3 cun lateralmente ao Pt. Yamen.
–Indicações: cefaleia, rigidez do pescoço, dor de garganta.
•B 11(DAZHU)
–Ponto de reunião dos ossos
–Localização: 1,5 cun lateralmente ao Pt. Taodao abaixo da apófise espinhosa da 1ª vértebra torácica.
–Indicações: febre, cefaleia, dor nos ombros, rigidez do pescoço.
•B 12 (FENMEN): porta do vento
–Localização : 1,5 cun lateralmente a apófise espinhosa da 2ª vértebra torácica.
–Indicações: doenças das costas. Infecções das vias respiratórias superiores, bronquite aguda e crónica.
•B 13 (FEISHU):
–ponto Shu dorsal do Pulmão
–Localização: 1,5 cun lateralmente à borda inferior da apófise espinhosa da 3ª vértebra torácica.
–Indicações: gripe, obstrução nasal, tosse, asma, doenças das costas, sudorese nocturna.
•B14 (JEUYINSHU):
–ponto Shu dorsal do pericárdio
–Localização: 1,5 cun lateralmente à borda inferior da apófise espinhosa da 4ª vértebra torácica.
–Indicações: angina pectorais, arritmia, taquicardia e outras doenças do coração, epilepsia, desordens mentais, insónia, dor torácica.
•B 15 (XINSHU):
–ponto Shu dorsal do coração
–Localização: 1,5 cun lateralmente à borda inferior da apófise espinhosa da 5ª vértebra torácica.
–Indicações: palpitação, stress, tosse, memória fraca, angina pectorais, arritmia, taquicardia, neurastenia.
•B 16 (DUSHU):
–ponto Shu dorsal do DU MAI
–Localização: 1,5 cun lateralmente à borda inferior da apófise espinhosa da 6ª vértebra torácica.
–Indicações: dor abdominal, borborismo, espasmo do diafragma, mastite, psoríase, etc.
•B17 (GESHU):
–ponto Shu dorsal do diafragma
–Localização: 1,5 cun lateralmente à borda inferior da apófise espinhosa da 7ª vértebra torácica (Pt. Zhiyang).
–Indicações: doença hemorrágica crónica, anemia, infecção aguda do trato biliar, tosse, asma, tuberculose, espasmo do esófago ,etc.
•B18 (GANSHU):
–ponto Shu dorsal do Fígado
–Localização: 1,5 cun lateralmente à borda inferior da apófise espinhosa da 9ª vértebra torácica.
–Indicações: doenças do fígado e vesícula biliar, icterícia, doença do tórax inferior, doenças gástricas, hepatite, epistaxe, conjuntivite, cegueira nocturna, glaucoma, dores nas costas (amargo na boca).
•B19 (DANSHU):
–ponto Shu dorsal da vesícula biliar
–Localização: 1,5 cun lateralmente à borda inferior da apófise espinhosa da 10ª vértebra torácica.
–Indicações: icterícia, boca amarga, dor no tórax, febre e sudorese devidas à tuberculose, doenças das costas. Limpar vento e humidade da VB. Limpar fogo do Fígado – pulso em corda, harmoniza energia do corpo, regula Qi do diafragma, acalma ao estômago, clareia a visão.
•B20 (PISHU):
–ponto Shu dorsal do Baço
–Localização: 1,5 cun lateralmente à borda inferior da apófise espinhosa da 11ª vértebra torácica.
–Indicações: distensão abdominal, icterícia, vómitos, diarreia, disenteria, edema, fraqueza e disfunção do estômago e baço, indigestão, hepatite, dores nas costas, etc.
•B 21 (WEI SHU):
–ponto Shu dorsal do estômago
–Localização: 1,5 cun lateralmente à borda inferior da apófise espinhosa da 12ª vértebra torácica.
–Indicações: dores no tórax inferior, dor no epigastro, dor abdominal, regurgitação, borborismo, fraqueza e disfunção do estômago e baço, indigestão, diarreia crónica.
•B22 (SANJIAOSHU):
–ponto Shu dorsal do Triplo aquecedor
–Localização: 1,5 cun lateralmente à borda inferior da apófise espinhosa, da 1ª vértebra lombar.
–Indicações: distensão abdominal, vómitos, diarreia, edema, infecção do trato urinário, dores nas costas.
•B 23 (SHEN SHU)
– Ponto Shu dos rins
–Localização: 1,5 cun lateralmente à borda inferior da apófise espinhosa, da 2ª vértebra lombar.
–Indicações: Tonifica o Rim, aumenta o Qi (do Rim), afasta a humidade e o calor do meridiano, aumenta a energia da coluna lombar, aumenta a energia do Rim, infecção do trato urinário, impotência sexual, micção nocturna, menstruação irregular, leucorreia, retenção urinária, disfunção do trato urinário, asma, zumbido, surdez, diarreia crónica, lumbago.
•B 24 (QIHAISHU)- Mar do Shu de Qi
–Localização: 1,5 cun lateralmente à borda inferior da apófise espinhosa, da 3ª vértebra lombar.
–Indicações: dor e distensão abdominal, borborismo, obstipação, lumbago, etc.
•B25 (DACHANGSHU)
–Ponto Shu dorsal do Intestino Grosso
–Localização: abaixo da apófise espinhosa da 4ª vértebra lombar, 1,5 cun lateralmente à borda inferior da apófise espinhosa.
–Indicações: dor e distensão abdominal, borborismo, obstipação, lumbago, nevralgia do ciático, etc.
•B26 (Guan Yuan Shu)
–Localização: 1,5 cun lateralmente à borda inferior da apófise espinhosa, da 5ª vértebra lombar.
–Indicações: distensão abdominal, diarreia, lumbago, disúria ou poliúria, sede.
•B27 (XIAOCHANGSHU)
–Ponto Shu dorsal do Intestino delgado.
–Localização: 1,5 cun lateralmente à borda inferior da apófise espinhosa, da 1ª vértebra sacral. (Ao nível do primeiro buraco sagrado dorsal, 1,5 cun lateral em relação à linha média dorsal)
–Indicações: nevralgia ciática, lumbago, micção nocturna, enterite (肠炎), obstipação, doenças inflamatórias da pele.
•B28 (PANGGUANSHU)
–Ponto Shu dorsal da Bexiga.
–Localização: 1,5 cun lateralmente à borda inferior da apófise espinhosa, da 2ª vértebra sacral. (Ao nível do segundo buraco sagrado dorsal, 1,5 cun lateral em relação à linha média dorsal)
–Indicações: urgência urinária, disúria, poliúria, diarreia, obstipação, lumbago, nevralgia ciática.
•B 29 (ZHONGLUSHU)
–Localização: ao nível do 3º buraco posterior do sacro, 1,5 cun lateralmente ao Du Mai.
–Indicações: artrite, lumbago, nevralgia ciática.
•B30 ( BAIHUANSHU)
–Localização: na borda inferior da apófise espinhosa da 4ª vértebra sagrada, 1,5 cun lateralmente ao Pt. Yaoshu. (Ao nível do 4º buraco sagrado dorsal, 1,5 cun lateral em relação à linha média dorsal)
–Indicações: inflamação crónica dos órgãos pélvicos, nevralgia ciática, nevralgia sagrada.
•B31 (SHANGLIAO)
–Localização: pt. Shangliao, pt. Ciliao, pt. Zhongliao e pt. Xialiao estão localizados nos 1º, 2º, 3º, 4º buraco sagrados
respectivamente.
–Indicações: lumbago, menstruação irregular, dor no abdómen inferior, menorragia, leucorreia, disúria, impotência, emissão nocturna, prolapso anal, etc.
•B32 (CILIAO)
–Localização: está localizados no 2º buraco sacral.
–Indicação: lumbago, menstruação irregular, dor em abdómen baixo, menorragia, leucorreia, impotência, emissão nocturna, prolapso anal, etc.
•B33 (ZHONG LIAO)
–Localização: está localizados no 3º buraco sacral.
–Indicações: dor lombar, menstruação irregular, dor em abdómen baixo, menorragia, leucorreia,prolapso anal, etc.
•B34 (XIA LIAO)
–Localização: está localizados no 4º buraco sacral.
–Indicações: dor lombar, menstruação irregular, dor no abdómen inferior, menorragia, leucorreia, impotência sexual, emissão nocturna, prolapso anal, etc.
•B35 (HUI YANG)
–Localização: 0,5 cun lateralmente ao cóccix.
–Indicações: enterite, hemorróidas, doenças genitais do sexo feminino, impotência sexual, hematúria.
•B36 (CHENGFU)
–Localização: no ponto médio da prega glútea.
–Indicações: dor lombar, nevralgia ciática, paralisia das extremidades inferiores, obstipação.
•B37 (YIN MEN)
–Localização: 6 cun abaixo do pt. Chengfu, na linha entre o pt. Chengfu e pt. WeiYang (B39).
–Indicações: lombalgia, nevralgia ciática, paralisias das extremidades inferiores.
•B38 (FU XI)
–Localização: lateralmente à fossa poplítea, 1 cun acima do pt. Weiyang (39).
–Indicações: gastroenterite aguda, cistite, obstipação, paralisia da porção lateral das extremidades inferiores.
•B39 (WEIYANG)
–Localização: acima da prega poplítea, 1 cun lateralmente ao pt. Weiyang.(na extremidade lateral da prega poplítea, no lado interno do musculo bicípite crural)
–Indicações: nefrite, cistite, obstipação.
•B40 (WEI ZHONG)
–Ponto He (mar),pertence ao elemento água.
–Localização: no ponto médio da prega transversal poplítea.
–Indicações: impotência, dor lombar agudo, nevralgia ciática, doenças das extremidades inferiores e dores na articulação do joelho.
•B41(FU FEN)
–Localização: 3 cun lateralmente à linha média, à borda inferior da apófise espinhosa da 2ª vértebra torácica.
–Indicações: dor no ombro, pescoço e costas, dormência no cotovelo e braço.
•B42 (Po Hu)
–Localização: 3 cun lateralmente à linha média, à borda inferior da apófise espinhosa da 3ª vértebra torácica.
–Indicações: bronquite, fraqueza no tórax, asma, tuberculose pulmonar, pleurisia, etc.
•B43(GAOHUANG)
–Localização: 3 cun lateralmente á linha média, à borda inferior da apófise espinhosa da 4ª vértebra torácica.
–Indicações: dor gástrica, vómitos, distensão abdominal, obstipação, lumbago.
•B44 (SHENTANG)
–Localização: 3 cun à linha média, à borda inferior da apófise espinhosa da 5ª vértebra torácica.
–Indicações: bronquite, asma, nevralgia intercostal, doenças cardíacas, etc.
•B45(YI XI)
–Localização: 3 cun lateralmente à linha média, à borda inferior da apófise espinhosa da 6ª vértebra torácica.
–Indicações: pericardite, asma, nevralgia intercostal, eructação, etc.
•B46 (GEGUAN)-Portão do diafragma
–Localização: 3 cun lateralmente à linha média, à borda inferior da apófise espinhosa da 7ª vértebra torácica.
–Indicações: nevralgia intercostal, espasmo esofágico, hemorragia gástrica.
•B47 (HUNMEN)
–Localização: 3 cun lateralmente à linha média das costas, à borda inferior da apófise espinhosa da 9ª vértebra torácica.
–Indicações: nevralgia intercostal, hemorragia gástrica.
•B48 (YANG GANG)
–Localização: 3 cun lateralmente à linha média das costas, à borda inferior da apófise espinhosa da 10ª vértebra torácica.
–Indicações: hepatite, colecistite, gastrite, etc.
•B49(YI SHE)
–Localização: 3 cun lateralmente à borda inferior da apófise espinhosa da 11ª vértebra torácica.
–Indicações: distensão abdominal, indigestão, sede, icterícia, etc.
•B50(WEICANG)
–Localização: 3 cun lateralmente à borda inferior da apófise espinhosa da 12ª vértebra torácica.
–Indicações: gastralgia, vómitos, distensão abdominal, obstipação.
•B51 (HUANG MEN)
–Localização: 3 cun lateralmente à linha média das costas, à borda inferior da apófise espinhosa da 1ª vértebra lombar.
–Indicações: mastite, dor abdominal (porção superior),dor lombar, paralisia das extremidades inferiores.
•B52 (ZHI SHI)
–Localização: 3 cun lateralmente à linha média das costas, à borda inferior da apófise espinhosa da 2ª vértebra lombar.
–Indicações: impotência, menstruação irregular,dor lombar cronica.
•B53 (BAO HUANG)
–Localização: 3 cun lateralmente à linha média, à borda inferior da apófise espinhosa da 2ª vértebras sacrais.
–Indicações: doenças em regiões lombares e sacral.
•B54 (ZHI BIAN)
–Localização: 3 cun lateralmente à linha média das costas, na borda inferior da 4ª vértebra sacral.
–Indicações: dor em regiões lombares e sacral, paralisia das extremidades inferiores, hemorróidas, etc.
•B55 (HE YANG)
–Localização: 2 cun abaixo do pt. Weizhong (B40)
–Indicações: dor lombar aguda e dores na perna.
•B56 (CHENG JIN)
–Localização: no ponto médio da curva, entre o pt. Heyang (B40) e pt. Chengshan (B57).
–Indicações: cefaleia, dor severa na região lombar e nas costas, dores nas pernas, paralisia de extremidades inferiores, hemorróidas.
•B57 (CHENG SHAN)
–Localização: no ponto médio da linha entre o Weizhong(B40) e KunLun(B60).
–Indicações: dores nas costas e coxas, nevralgia ciática, espasmo do músculo, prolapso anal, etc..
•B58 (FEI YANG)
–Ponto Luo (conexão)
–Localização: 7 cun acima do pt. Kun lun (B60), látero-inferiormente ao pt. Chengshan (B57).
–Indicações: artrite reumática, nefrite, cistite, hemorróidas, epilepsia, lumbago, dores na perna.
•B59 (FU YANG)
–Localização: 3 cun acima do pt. Kunlun(B60) posteriormente ao maléolo externo.
–Indicações: dor no pescoço, doenças da região lombo-sagrada e extremidades inferiores.
•B60 (KUN LUN)
–Ponto Jing (Rio),pertence ao fogo.
–Localização: ponto médio entre a ponta do maléolo externo e o tendão do calcâneo (Aquiles).
–Indicações: cefaleia, dores nas costas, lumbago, nevralgia ciática, paralisia das extremidades inferiores, dor severa no pescoço, artrite no maléolo e calcanhar, sangramento no nariz, hemorróidas, espasmos nos músculos gémeos, artralgia do ombro, vertigem.
•B61 (PU CAN)
–Localização: abaixo do Kunlun (B60), na depressão do calcâneo.
–Indicações: lumbago, dor no tornozelo, paralisia das extremidades inferiores, etc.
•B62 (SHEN MAI)
–Ponto abertura do meridiano Yang Qiao.
–Localização: na depressão da borda inferior do maléolo externo.
–Indicações: cefaleia, dor no pescoço, epilepsia, demência, doenças na porção posterior da região lombo-sacral e extremidades inferiores.
•B63 (JIN MEN)
–Ponto Xi (fenda)
–Localização: Distal ao bordo anterior do maléolo externo, distal ao osso cubóide.
–Indicações: epilepsia, demência,convulsão infantil, doenças da porção posterior da região lombo-sagrada e extremidades inferiores.
•B64 (JING GU)
–Ponto Yuan (Fonte)
–Localização: abaixo da tuberculosidade do 5º metatarso, na linha vermelho branco da pele.
–Indicações: desconforto cardíaco, doenças mentais, epilepsia, pescoço duro, agitação, inflamação no canto interno dos olhos, olhos inflamados e vermelhos com lesão, contraturas musculares, torcicolo, dores no pescoço, região renal.
•B65 (SHU GU)
–Ponto Shu (Ribeiro), ponto filho.
–Localização: postero-inferiormente á cabeça do 5º osso metatarsico.
–Indicações: cefaleia, dor no pescoço, malária, doenças mentais, epilepsia, demência, neuralgia occipital, hemorróidas, todo tipo abcesso, medo do frio e vento, inflamação e infecção no olho.
•B66 (ZU TONG GU)
–Ponto Rong (poço),pertence ao elemento água.
–Localização: na depressão anterior e inferior da 5ª art. Metatarsofalangica.
–Indicações: cefaleia, vertigem, asma, doenças mentais, peito em plenitude com catarro, calor planta dos pés, edemas nos joelhos e pés.
•B67 (ZHI YIN) – Yin Externo
–Ponto Jing (Nascente), pertence ao elemento Metal, ponto mãe
–Localização: na bordal da ponta do 5º dedo do pé, cerca de 0,1 cun para fora do canto da unha.
–Indicações: dor no pescoço, dificuldade no trabalho de parto (gira e posiciona o feto), dores de qualquer origem e natureza, obstrução nasal com cefaleia, pés frios e pernas até o joelho.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando