Buscar

Resenha - O Jardineiro Fiel

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sociedade Educacional Três de Maio – Faculdade Três de Maio
Maiara da Rosa
Metodologia da Pesquisa e Escrita Científica
Professora: Regina Basso Zanon
Resenha Crítica do filme:
“O Jardineiro Fiel”
Três de Maio, Maio de 2017.
Resenha Crítica do Filme: “O Jardineiro Fiel”
O filme “O Jardineiro Fiel” do ano de 2005, foi dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles. E embora tenha 15 anos após o seu lançamento, retrata questões importantes e que devem ser levadas em consideração quando o estudo é sobre Ética. O filme apresenta a história de Justin, um diplomata britânico e, que nas horas vagas tinha como hobby praticar a jardinagem, e de Tessa, uma ativista de direitos humanos. Tessa e Justin se conhecem em um Congresso e rapidamente se apaixonam, e então, após uma proposta de emprego, ambos decidem se casar e ir morar na África.
	Justin continua seu trabalho diplomático e Tessa inicia um trabalho em causas comunitárias acompanhada pelo médico Arnold Bluhm. Tessa acaba se envolvendo muito com causas humanitárias, o que a faz perceber que tem algo errado acontecendo, iniciando assim, uma investigação sobre as indústrias farmacêuticas instaladas no Quênia. Durante a busca pelas respostas, Tessa, descobre que muitas mortes eram causadas pela ingestão de medicamentos, onde a causa real da morte não é revelada. Deduzindo que os seres humanos, estariam sendo usados como cobaias para testar os medicamentos sem que as pessoas soubessem deste ato. Desta forma, Tessa, cria um dossiê contendo todas as informações necessárias para denunciar as ações criminosas que estavam acontecendo para a Organização das Nações Unidas, mas, é assassinada antes de entregar. Justin, ao ser avisado da morte da esposa, decide continuar a investigação para concluir o dossiê, onde após finalizado, consegue entregar para os interessados por meio de um amigo. Após revelar os crimes, Justin, decide ir até o local onde sua mulher foi encontrada morta, com o intuito de se suicidar, porém, é assassinado antes de consumar o ato.
De forma geral, o filme retrata vários aspectos que indicam a falta de ética na vida do ser humano, onde, empresas utilizam dos sujeitos como cobaias para obterem lucros altíssimos, sem que estes saibam o real motivo de estarem ingerindo certos medicamentos, pois, conforme Goldim, Pithan, Oliveria e Raymundo (2003) citado em Borges e Godoy (2013), “a pesquisa com seres humanos deve resguardar a integridade dos participantes, incluindo a preservação da privacidade, a minimização dos riscos, a busca dos benefícios, a não discriminação e a proteção de grupos vulneráveis” (p.67), desta forma e baseado nas cenas do filme, podemos perceber que o sujeito em si não era valorizado, muito menos protegido, onde sua vida era colocada em risco, sem a pessoa ter noção disto.
A falta de ética, tinha apenas um objetivo: a obtenção de lucros. Sendo que até autoridades corroboravam para a realização dos testes, omitindo as denúncias que eram recebidas e ignorando o bem estar dos seres humanos. 
Os aspectos éticos devem ser respeitados e seguidos em qualquer pesquisa que envolva seres humanos, pois o sujeito necessita saber do que está participando e deve ter autonomia suficiente para saber se deseja ou não colaborar para os resultados da pesquisa. Borges e Godoy (2013) relatam quatro princípios básicos no encaminhamento de pesquisas que envolvem seres humanos: autonomia, princípio da beneficência, princípio da não-maleficência e justiça, sendo que cada item reforça a valorização e o respeito para com o participante e à vida deste. 
Referências
Borges e Godoy (2013). Ética na Pesquisa em Psicologia. In Borges, J. L., Winter, L. E., & Souza, C. D. (2013). Pesquisa em psicologia: pressupostos teóricos e metodológicos. p. 67-74. Três de Maio: SETREM
O Jardineiro Fiel (2005). Fernando Meirelles. EUA/ING.2005. 129 min.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando