Buscar

Eds Fenomenologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões Ed’s
7° semestre
Questão 1
Alternativa: B
Justificativa: A Psicologia fenomenológica critica à pretensão de  cientificidade plena das ciências, que falham na compreensão do homem, e não nega o conhecimento verdadeiro, pelo contrário o seu objetivo é chegar ao fenômeno "à coisa mesma". Na Fenomenologia os fenômenos aparecem na correlação intencional. 
Questão 2:
Alternativa: A
Justificativa: das ED s de fenomenologia
A questão II está errada, porque essa maneira de mensurar algo pra compreender o fenômeno tem haver com o método cartesiano que Husserl é contrário.
Questão 3:
Alternativa: D
Justificativa: A Fenomenologia surge como tentativa de elaboração de uma ciência rigorosa, capaz de fundamentar as várias ciências. A fenomenologia não é um acesso ingênuo ao mundo, como afirma a segunda questão, mas um acesso a coisa em si. Para afenomenologia o que aparece é o que é tal como é, diferente do que diz erroneamente a afirmativa três. A proposta da fenomenologia é retornar aos fenômenos no seu aparecer na correlação intencional, sendo assim a ciência dos fenômenos.
Questão 4 
Alternativa: A
Justificativa: A menor abertura perceptiva do sonho, em oposição à vasta amplitude disponibilizada ao indivíduo quando desperto; o fato de que, no sonho, os entes apresentados são presenças concretas, de modo contrário à vigília, na qual há espaço para presenças e produções abstratas ou imaginativas; e também o fato do sonho se apresentar como uma situação estranha para o sujeito que sonha, mesmo trazendo uma condição existencial que se refira a ele 
 
 QUESTÃO 5 
Alternativa: D
 justificativa“Heidegger revela, o primado da existência frente a essência, que indica que sua essência consiste em sua existência.  Ser ai refere-se, com isto, aos modos de ser em meio aos quais alcança as determinações que são suas a partir do movimento do existir....O ser-ai é um  ek-sistente.  Ek-sistir, ...significa literalmente ser para fora, ser para o mundo, ser no mundo. (Existência para Além do sujeito Feijo).
Não é a racionalidade que define a essência. A essência do homem depende de sua relação com o ser.
Questão 6
Alternativa: D
 Da" significa: "aí". "Sein" significa: "ser, existência ou ente Dasein é a expressão ser-no-mundo. “Ser” e não “Estar”; no sentido de existência e co-existência, e não de permanência ou passagem. Sendo assim, as questões I, II e IV são as que explicam esta concepção. 
Questão 7 
Alternativa: A – (2,3,4, estão certas)
Justificativa -  A afirmativa 1, está errada em desacordo com teorias estudadas. Pois afirma que a existência humana é contraria aso assuntos técnicos, de modo que eles devem serem excluídos em uma Daisensanálise. Não podemos nos considerar existindo de maneira a parte da era da técnica, estamos inseridos nela. A técnica precisa ser incorporada, mas compreendendo que não é a técnica que me domina, mas sim eu domino a técnica.
Questão 8 
Alternativa: E (Somente a 3 certa)
Justificativa -  A Numero 1 está errada porque a Daseinsanalyse faz uso da abordagem fenomenológica existencial. Se fundamentar de maneira primaria no DS IV e CID 10, seria uma maneira médico- diagnóstico, tecnicista, cartesiano, não condizente com abordagem. 
Número 2 está errada, porque diagnóstico psicopatológico é uma referência importante para o psicólogo daseinsanalítico, mas não pode ser sobreposto à observação direta do paciente nem à busca de uma compreensão conjunta com ele sobre como são para ele os acontecimentos que compõem sua existência.
Número 4 está errada, Nesse caso, cabe ao daseinsanalista investigar com o paciente como ele se sente, como compreende o que se passa com ele, ao invés de classificar e nominar os quadros do paciente.
Questão 9  
Alternativa: C (3,4 certas)
Justificativa – Afirmativas 1 e 2 estão erradas, pois ambas deixam de considerar que o encontro daseinsanalítico configura-se como uma possibilidade de abertura de familiaridade com sua própria verdade. A verdade que liberta. Enfim, o caminho percorrido, difere do saber classificatório e absoluto.
Questão 10
Alternativa: C
Justificativa : é necessário buscar o sentido do Ser,  a partir da Dasein - Sein: Ser,  Da: aí. Na fenomenologia o sofrimento é entendido como sofrer, como possibilidade de ser e não - ser. A partir da compreensão da coexistência, entendemos a intersubjetividade do Unwelt - viver no mundo da natureza,  do Mitwelt - o mundo com o outro semelhante e do Eigenwelt - relação comigo mesmo. 
Questão 11
Alternativa: A
Justificativa: a alternativa III está incorreta porque o psicoterapeuta deve reconduzir aquilo que é apresentado e não considerar o diagnóstico previamente apresentado e deve assumir uma postura antinatural e acompanhar a criança deixando que ela mesma tutele as suas decisões e escolhas.
Questão 12
 Alternativa: E
III -  Está incorreta pois a concepção da Historiobiografia consiste em uma redescoberta do sentido da vida que se dá através da epoché.

Outros materiais