Buscar

OBJETO DE CONEXÃO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

OBJETO DE CONEXÃO
PERSONALIDADE:
 Conceito: conjunto de atributos que identificam uma pessoa como ser humano.
OBS: Visão patrimonialista X visão contemporânea.
 Fundamento: dignidade da pessoa humana.
 Elemento de conexão para os direitos decorrentes da personalidade: aplicação da “Lex Domicilii”.
 
Art. 7º da LINDB: “A lei do país em que domiciliada a pessoa determina as regras sobre o começo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de família”.
OBJETO DE CONEXÃO
DIREITO DE FAMÍLIA:
 Conceito sociológico de família: organização de pessoas para a partilha de objetivos em comum.
 Conceito jurídico de família: conjunto de normas para a disciplina das relações parentesco, regido pelos princípios da afetividade, dignidade da pessoa humana e igualdade.
OBS: As relações de parentesco entre as pessoas que integram uma família trazem para estas alguns direitos, classificados como: a) Direito pessoais (Ex. filiação, pátrio-poder, casamento); b) Direitos patrimoniais (Ex. sucessões, regime de bens).
OBJETO DE CONEXÃO
 Elemento de conexão para os direitos de família: 
a) Regra geral: “Lex Domicilii” (Art. 7º da LINDB: “A lei do país em que domiciliada a pessoa determina as regras sobre o começo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de família”).
OBS: questão para estudo: em relação ao regime de bens, qual o ordenamento jurídico aplicável para pessoas que se casaram, mas tinham domicílios diferentes? Resposta: aplicação do Art. 7º, £4º da LINDB: “O regime de bens, legal ou convencional, obedece à lei do país em que tiverem os nubentes domicílio, e, se este for diverso, a do primeiro domicílio conjugal”.
b) Exceção a regra geral: para casamento e divórcio têm-se a aplicação da “Lex Fori”. (Art. 7º, £1º: “Realizando-se o casamento no Brasil, será aplicada a lei brasileira quanto aos impedimentos dirimentes e às formalidades da celebração”).
OBS: questão para estudo: divórcio decretado no exterior é possível de ter validade no Brasil? Sim, por força do procedimento de homologação de sentença estrangeira.
OBJETO DE CONEXÃO
SUCESSÕES
 Conceito: conjunto de normas que tem por objetivo disciplinar a transmissão patrimonial de bens do falecido aos seus herdeiros.
 Elemento de conexão para as relações sucessórias: 
a) Regra geral: aplicação da “Lex Domicilii” do defunto. (Art. 10 da LINDB: “A sucessão por morte ou por ausência obedece à lei do país em que domiciliado o defunto ou o desaparecido, qualquer que seja a natureza e a situação dos bens”).
b) Exceções à regra geral: 
b.1) Aplicação da “Lex Sitae” para o caso de bens de estrangeiros situados no Brasil. (Art. 10, £1º da LINDB: “A sucessão de bens de estrangeiros, situados no País, será regulada pela lei brasileira em benefício do cônjuge ou dos filhos brasileiros, ou de quem os represente, sempre que não lhes seja mais favorável a lei pessoal do de cujus”).
b.2) Aplicação da “Lex Domicilii” do herdeiro para dirimir a capacidade de herdar. (Art. 10, £2º da LINDB: “A lei do domicílio do herdeiro ou legatário regula a capacidade para suceder”).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando