Buscar

slidetecidoconjuntivo 120920181504 phpapp02

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
TECIDOS CONJUNTIVOS
Fábio Santos 
*
*
 TECIDOS CONJUNTIVOS
 Os tecidos conjuntivos são assim chamados porque,entre funções do organismo,atuam unindo outros tecidos e conferindo-lhes sustentação e nutrição. Ao contrario do epitélios, os tecidos conjuntivos apresentam elevada quantidade de substancias intercelular.As células que constituem esse tecido apresentam um acentuado polimorfismo, ou seja possuem formas e funções bastante variadas. 
 A substancia intercelular ou intersticial, também chamados de matriz, preenche os espaços existentes entre as células do tecido conjuntivos.
 Funções :
 Preencher, estabelecer conexão entre os diversos tipos de tecidos ou órgãos
 Transportar substâncias
 Auxílio na defesa ( Proteção contra partículas estranhas )
*
*
Substância intercelular amorfa
É constituída principalmente por água, polissacarídeos e proteínas. Às vezes, como acontece no tecido ósseo, a substância intercelular é sólida, com uma rigidez considerável; outras vezes, como o plasma sanguíneo, apresenta-se líquida. 
Substância intercelular amorfa.
*
*
CÉLULAS DO TECIDO CONJUNTIVO
*
*
Classificação:
Tecidos Conjuntivos Propriamente Dito
 Tecido Conjuntivo Frouxo
 Tecido Conjuntivo Denso
Tecidos Conjuntivos Especializados
 Elástico
 Reticular
 Mucoso
 Embrionário/ Mesenquimático
 Adiposo 
 Unilocular
 Multilocular
 Cartilagem
 Osso
 Sangue 
*
*
 
Tecidos Conjuntivos Propriamente Dito
*
*
Tecido Conjuntivo Frouxo
Caracteriza-se pela presença abundante de substancia intercelular e amorfa, porém é relativamente pobre em fibras,que se encontram frouxamente distribuídas. Nesse tecido estão presentes todas as células típicas de tecido conjuntivo. O tecido conjuntivo frouxo contém dois principais tipos células: fibroblastos e macrófagos.
*
*
O tecido conjuntivo frouxo desempenha as seguintes funções básicas:
Preenchimento de espaço entre os órgãos viscerais;
Suporte e nutrição dos epitélios;
Envolvimento de nervos e de vasos sanguíneos e linfáticos;
Cicatrização de tecidos lesados.
*
*
Constituição :
 Amorfas 
 Fibras
 - Colágeno
 - Reticulares
 - Elástica
*
*
Fibras
 São de natureza protéica e se distribuem conforme o tipo de tecido. na substância intercelular destacam-se os seguintes tipos de fibras: 
Colágenas: As fibras mais frequentes do tecido conjuntivo; formadas pela proteína colágeno de alta resistência à tração têm coloração esbranquiçada.
 Fibra Colágena 
*
*
Elásticas: 
 Fibras formadas fundamentalmente pela proteína elastina; dotadas de elasticidade, têm coloração amarelada.
 Reticulares: 
 As fibras mais finas do tecido conjuntivo; são constituídas por uma proteína chamada reticulina, muito semelhante ao colágeno.
 Fibra Elástica
 Fibra Reticular 
*
*
Tecido Conjuntivo denso
É pobre em substancias intercelular e amorfa, parem relativamente rico em fibras, principalmente colágenas. A célula mais frequente nesse tecido é o fibroblasto.
Quando as fibras colágenas se distribuem de maneira difusa, não ordenada, o tecido conjuntivo denso é chamados de não modelado.È o que ocorre no periósteo ( membrana de tecido conjuntivo que envolve os ossos), no pericôndrio ( membrana do tecido conjuntivo que envolve as cartilagens) e nas cápsulas envolventes de órgãos como os rins e o fígado.
 E quando as fibras se acham dispostas de forma ordenada, formando feixes compactos e paralelos, o tecido conjuntivo denso é chamado de modelado.Como exemplo temos os tendões, estruturas dotadas de alta resistência a tração, que promovem as ligação entre os músculos esqueléticos e os ossos nos quais se inserem.
*
*
Modelado
Não- Modelado
*
*
Tecidos Conjuntivos Especializados
*
*
Tecido Elástico
O tecido elástico é composto por feixes espessos e paralelos de fibras elásticas.O espaço entre as fibras é ocupado por fibras delgadas de colágeno e fibrócitos.A abundancia de fibras elásticas neste tecido lhe confere uma cor amarelada típica e grande elasticidade.O tecido elástico não é muito frequente no organismo e está presente nos ligamentos amarelos da coluna vertebral e no ligamento suspenso do  pênis.
*
*
Tecido conjuntivo Reticular
È constituído por fibras reticulares intimamente associadas a fibroblastos chamados de células reticulares.O tecido reticular estrutura arquitetônica tal que cria um ambiente especial para órgãos linfoides e hematopoiéticos ( medula óssea ,linfornodos e nódulos linfáticos e baço).
O resultado desse arranjo é a formação de estrutura trabeculada semelhante a uma esponja , dentro da qual as células e fluidos se movem livremente.
*
*
Tecido mucoso
O tecido mucoso tem consistência gelatinosa graças á preponderância de matriz fundamental composta predominantemente de ácido hialurônico com pouquíssimas fibras.As principais células desse tecido são os fibroblastos.O tecido mucoso é o principal componente do cordão umbilical, e na qual ele é referido como geleia de wharton. Encontra-se também na polpa jovem dos dentes.
*
*
Tecido Embrionário/ Mesenquimático 
O tecido conjuntivo mesenquimatoso somente está presente no embrião  e é constituído por células mesenquimatosas  imersas em uma substância fundamental gelatinosa contendo fibras reticulares dispersas.
*
*
 Tecido Adiposo
É uma variedade especial de tecido conjuntivo no qual se encontra o predomínio de adipócitos, um tipo de célula que acumula gotículas de lipídios em seu citoplasma. Localizado principalmente embaixo da pele, na chamada hipoderme, o tecido adiposo modela a superfície do corpo e ajuda no isolamento térmico do organismo. Além disso, tem a importante função de servir como depósito de energia: os triglicerídeos acumulados nos adipócitos são usados para fornecer energia no intervalo entre as refeições. Em um ser humano de peso normal, o tecido adiposo corresponde a 20-25% do peso corporal nas mulheres e 15-20% nos homens.
*
*
Modela a superfície corporal 
Forma coxins absorventes de choques (planta dos pés e palma das mãos)
FUNÇÕES DO TECIDO ADIPOSO 
*
*
Tecido adiposo branco (ou unilocular)
O tecido adiposo do tipo unilocular recebe esse nome pelo fato de suas células apresentarem uma gotícula de gordura predominante, que preenche quase todo o seu citoplasma. Ele é também conhecido como tecido adiposo comum ou amarelo, apesar de que sua cor varia entre o branco e o amarelo-escuro. Essa variação na coloração é explicada pelo acúmulo de carotenoides dissolvidos na gordura, que pode oscilar a depender da dieta.
Forma o panículo adiposo, camada de gordura disposta sob a pele; no recém nascido é de espessura uniforme, já em adultos o acúmulo é em determinadas posições, sendo a distribuição regulada por hormônios.
Principal lipídio armazenado é o triglicerídeo. Fontes: alimentação, fígado, síntese a partir de glicose.
Sintetiza moléculas como leptina e adiponectina. Leptina ( hormônio que participa da regulação da quantidade de tecido adiposo no corpo e na ingestão de alimentos).
 
*
*
Tecido adiposo pardo (ou multilocular)
Formado por células que contêm várias gotículas de gordura, ou seja, possui vários vacúolos de gordura e várias mitocôndrias.
Sua cor castanha é devido à vascularização abundante e às numerosas mitocôndrias, que fazem gerar energia mais rápido que o tecido unilocular.
Localiza-se em áreas determinadas, encontrados em grande quantidade em animais hibernantes e em recém nascidos.
Tem como principal função gerar calor.
*
*
*
*
Tecido Conjuntivo Cartilaginoso
O tecido cartilaginoso, ou simplesmente cartilagem, apresentam consistência firme, mas não é rígido como o tecido ósseo. Tem função de sustentação, reveste superfícies articulares facilitando os movimentos e é fundamental para o crescimento dos ossos longos.
Nas cartilagens não há nervos
nem vasos sanguíneos. A nutrição das células desse tecido é realizada por meio dos vasos sanguíneos do tecido conjuntivo adjacente.
A cartilagem é encontrada no nariz, nos anéis da traquéia e dos brônquios, na orelha externa (pavilhão auditivo), na epiglote e em algumas partes da laringe. Além disso, existem discos cartilaginosos entre as vértebras, que amortecem o impacto dos movimentos sobre a coluna vertebral.
*
*
*
*
Tecido ósseo
O tecido ósseo tem a função de sustentação e ocorre nos ossos do esqueleto dos vertebrados.È um tecido regido graças á presença de matriz rica em sais de cálcio,fósforo e magnésio.Além desses elementos,a matriz é rica em fibras colágenas,que fornecem certa flexibilidade ao osso.
Os ossos são órgãos ricos em vasos sanguíneos.Além do tecido ósseo, apresentam outros tipos de tecido:reticular,adiposo,nervos e cartilaginoso.Por serem uma estrutura inervada e irrigada,os ossos apresentam sensibilidade, alto metabolismo e capacidade de regeneração.Quando um osso é serrado ,percebe-se que ele é formado por duas partes: uma sem cavidades,chamados osso compacto, e outra com muita cavidade que se comunicam, chamada osso esponjoso.
*
*
Compacto 
Esponjoso 
*
*
Células que compõem o tecido ósseo:
 Osteócitos
Osteoblastos
Osteoclastos 
*
*
Osteócitos
São as células encontradas no interior da matriz óssea , ocupando as lacunas das quais partem em pequenos espaços que se formam entre as células dos ossos, em outras palavras canalículos. Cada lacuna contém apenas um osteócito. Dentro dos canalículos os prolongamentos dos osteócitos estabelecem contatos através de junções comunicantes, por onde podem passar pequenas moléculas e íons de um osteócito para outro.
Osteócitos
*
*
Osteoblastos
São células ósseas jovens, existentes em regiões onde o tecido ósseo encontra-se em processo de formação.Tem forma cúbica, lembrando um epitélio.O citoplasma do osteoblasto contém inúmeros grânulos ribossômicos e um reticulo endoplasmático bastante desenvolvido.De fato, tais células apresentam grande atividade na produção de proteínas, principalmente o colágeno,fundamental na organização da matriz óssea.
Osteoblastos 
*
*
Osteoclastos
Por sua vez,são células gigantes multinucleadas,que promovem a destruição da matriz óssea por meio da ação de enzimas e, posteriormente,reabsorvem a matriz digerida.Dessa maneira, agem “modelando” a peça óssea. Após uma fratura, os osteoclastos tornam-se muito ativos, participando de forma marcante no processo de regeneração do tecido ósseo.
Osteoclastos
*
*
*
*
Tecido conjuntivo sanguíneo
 O Tecido conjuntivo sanguíneo é formado por duas partes: Primeiro a parte sólida formada pelas células sanguíneas que compõe os elementos figurados, onde podemos encontrar os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as Plaquetas (Fragmento de células). Segundo por uma parte líquida na qual tais células estão dispersas, chamado Plasma. Todas as células do sangue são originadas na medula óssea vermelha a partir das células indiferenciadas pluripotentes (células-tronco). Como consequência do processo de diferenciação celular, as células-filhas indiferenciadas assumem formas e funções especializadas.
*
*
Plasma 
É composto principalmente de água com diversas substâncias dissolvidas, que são transportadas através dos vasos do corpo.
*
*
Plaquetas
Plaquetas são restos celulares originados da fragmentação de células gigantes da medula óssea, conhecidas como megacariócitos. Possuem substâncias ativas no processo de coagulação sanguínea, sendo, por isso, também conhecidas como trombócitos (do grego, thrombos = coágulo), que impedem a ocorrência de hemorragias.
 
PLAQUETAS
*
*
Glóbulos vermelhos
Glóbulos vermelhos, hemácias ou eritrócitos (do grego, eruthrós = vermelho, e kútos = célula) são anucleados, possuem aspecto de disco bicôncavo e diâmetro de cerca de 7,2 m m. São ricos em hemoglobina, a proteína responsável pelo transporte de oxigênio, a importante função desempenhada pelas hemácias.
*
*
Glóbulos brancos
Glóbulos brancos, também chamados de leucócitos (do grego, leukós = branco), são células sanguíneas envolvidas com a defesa do organismo.
Essa atividade pode ser exercida por fagocitose ou por meio da produção de proteínas de defesa, os anticorpos.
*
*
*
*
Tecido Conjuntivo. Disponível em : http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia/cito3.php. 
Acessado em 09/09/10 às 17:22 Hs
 MATIAS, Osório; MARTINS, Pedro. (2008), Biologia 10, 1ª Edição, Areal Editores, Porto
Livro: Histologia Básica / 12ª edição Junqueira e Carneiro
http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/conjuntivo2.htm 
http://www.brasilescola.com/biologia/tecido-conjuntivo.htm 
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando