Buscar

AEROFOTOGRAMETRIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AEROFOTOGRAMETRIA
PESQUISA MINERAL
É a ciência que permite executar medições precisas utilizando de fotografias métricas. Embora apresente uma série de aplicações nos mais diferentes campos e ramos da ciência, como na topografia, geologia, astronomia, medicina, meteorologia e tantos outros, tem sua maior aplicação no mapeamento topográfico.
FOTOGRAMETRIA
Tem por finalidade determinar a forma, dimensões e posição dos objetos contidos numa fotografia, através de medidas efetuadas sobre a mesma.
AEROFOTOGRAMETRIA
AEROFOTOGRAMETRIA
Nome dado ao método de obtenção de dados topográficos por meio de fotografias aéreas, geralmente, com o fim de mapeamento.
Assim como na foto-interpretação as informações quantitativas estão registradas em cores (bandas) captadas através de uma câmera fotográfica ou métrica que capta a energia irradiada/refletida pelos objetos.
Aerofotogrametria
 Interpretação das imagens obtidas, que exigem perícia do intérprete para reconhecer e diferenciar objetos, principalmente, porque a forma destes (meio pelo qual se faz o reconhecimento) pode ser alterada de acordo com a perspectiva da máquina na hora do registro da imagem (fotografia) ou mesmo devido as características de interação da radiação eletromagnética com o alvo ou o conjunto observador-sensor.
LIMITAÇÕES
Instabilidade do vôo, (Vento constante)
Quando a aerofotogrametria é feita com o intuito de mapear o local, traça-se um plano de vôo de forma que as fotos sejam tiradas “em faixas” que cobrirão, paralelamente, todo o terreno. Para isto, o ideal seria manter o vôo em linha reta e a uma altura constante, entretanto, isso nem sempre é possível causando pequenas distorções nas fotos. Cada foto tirada em uma faixa de vôo deve sobrepor-se a outra em 25% lateralmente, e em 60% longitudinalmente.
	
LIMITAÇÕES
Se o objetivo for a confecção de ortofotos (representação fotográfica de um terreno com a mesma validade de uma carta) a superposição longitudinal pode ser de 80%.
O material básico para a execução da aerofotogrametria é: a câmera fotográfica (ou métrica) que costuma ser especializada. Nestes casos ela é equipada com objetiva de foco fixo calibrado, intervalômetro e o estatoscópio mais a base suporte (que pode ser chamada de “berço”); os filmes ou materiais sensíveis, a revelação e a aeronave.
Terrestres, 
Aérea vertical
Aéreas oblíquas alta
Aéreas oblíquas baixa
FOTOS
quando o eixo ótico é inclinado de forma a abranger o horizonte
Aéreas oblíquas alta
Quando o eixo ótico é inclinado, mas sem abranger o horizonte
Aéreas oblíquas baixa
Quando seu eixo ótico é vertical
Aérea vertical
quando seu eixo ótico é horizontal
Terrestres
No Brasil, o levantamento aerofotogramétrico deve ser previamente autorizado pelo Ministério da Defesa e somente por empresas especializadas e autorizadas pelo Ministério para tal finalidade ou por entidades do governo, devendo ser informada a área de abrangência do levantamento e localização.
AEROFOTOGRAMETRIA
FF
FOTOGRAFIA VERTICAL
A fotografia aérea é o resultado de um grande número de especificações, normas e cuidados relativos; a)O avião, ou o vôo em si 
b) a câmara e a lente
c) ao filme 
d) As condições atmosféricas 
FOTOGRAMETRIA
Analógica
Analítica
Digital
Fototriangulação
processamento físico de dados analógicos. Utiliza instrumentos fototrianguladores óticos, mecânicos, e ótico‐mecânicos;
Analógica
caracterizada pela formação do modelo e do bloco matematicamente, restringindo a parte instrumental apenas à leitura das fotocoordenadas.
Analítica
Este método baseia‐se nos mesmos conceitos usados na
fototriangulação analítica, onde os modelos estereoscópicos são formados analiticamente com base no modelo matemático definido pelas equações de colinearidade aplicadas ao processo de ajustamento pelo método dos Mínimos Quadrados.
Digital
processo de medição de pontos (enlace e apoio) ‐> fototriangulação digital oferece a possibilidade de automatização e de uma melhor precisão na aquisição de tais pontos, por meio de técnicas de correlação.
Diferença fundamental entre a Fototriangulação Analítica e digital
Tonalidade
Textura
Forma  (do  relevo)
Padrões de drenagem:  
CRITÉRIOS PARA RECONHECIMENTO EM AEROFOTOS 
Tons  mais  escuros  (menos  luz  refletida  pela  superfície)  via  de regra indicam maior  umidade retida nas rochas.
Tomar cuidado com este critério que a cor de um mesmo tipo de  rocha  pode  variar  em  duas  fotos  consecutivas  devido  a  incidência  dos  raios solares. 
Tonalidade:
TONALIDADE e POSSÍVEL CORRELAÇÃO GEOLÓGICA 
Muito clara (branco)
Clara
Clara (Tons de cinza claro)
Escura (Tons de cinza escuro)
Neve (impressão de brilho) 
Areia  (praia,  depósitos  de  rio,  dunas 
eólicas)  
Muito clara (branco)
Evaporitos 
Clara
Arenitos, quartzitos, calcários,  
Granitos, gnaisses leucocráticos 
Derrames riolíticos 
Clara (Tons de cinza claro)
Argilitos, siltitos, folhelhos Xistos, gnaisses  melanocráticos Intrusivas básicas e ultra-básicas, derrames básicos
Escura (Tons de cinza escuro) 
A textura vem a ser, no caso de aerofotointerpretação, o arranjo da variação  das  tonalidades,  ou  de  outras  propriedades,  por  uma certa  umidade de área. 
Como  exemplo  podemos  citar  a  textura  de  drenagem,  que  pode  ser  fina,média  e   grosseira,  dependendo  do  número  de  cursos  d’água  por  uma determinada unidade de área. 
Textura
Fina;
Média ;
Grossa. 
Quanto mais densa/fina é a textura da  drenagem, mais impermeável é a rocha subjacente.  
No  caso  de  rochas  sedimentares,  mais   fina  ou  mais  cimentada  é  a rocha. 
Textura de drenagem
As  diferentes  formas  topográficas   possíveis  de  serem observadas  em    fotografias aéreas  igualmente contribuem  nos  estudos  de  aerofotointerpretação  em  geologia, 
fornecendo  informações  sobre  possíveis fatos geológicos que se encontram escondidos  por traz das mesmas. 
Forma do  relevo
textura ou densidade de drenagem, como já  vimos, podendo ser alta média ou baixa.
Sinuosidade (cursos curvos, retilíneos e  mistos) 
Angularidade  (diz  respeito  ao  ângulo  que  as  drenagens  fazem  entre  si quando se encontram, podendo ser: alta,  média e baixa)
Padrões de drenagem

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando