Buscar

Teoria da Pena

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TEORIA DA PENA
Renato Dantas
Mestre em Direito 
Introdução
Da antiguidade até o século XVIII as penas tinham um caráter extremamente aflitivo, sendo o corpo do agente o objeto de punição estatal.
Só com Beccaria a onda começa a virar.
Hoje existe uma preocupação com a integridade física e mental, bem como coma a vida dos criminosos ou supostamente criminosos, em respeito a dignidade da pessoa humana.
Ainda temos países aplicando a pena capital, como exemplo: EUA.
Conceito
É a consequência natural imposta pelo Estado quando alguém pratica uma infração penal. Quando o agente comete um fato típico, ilícito e culpável, abre-se a possibilidade para o Estado de fazer valer o seu ius puniendi.(Greco)
É a sanção imposta pelo Estado, por meio de ação penal, ao criminoso como retribuição ao delito perpetrado e prevenção a novos crimes.(Nucci)
Finalidade
Teoria absoluta ou retributiva – mal pelo mal, castigo, punição.
Teoria relativa – prevenção.
Geral: negativa e positiva.
Especial: negativa e positiva.
Teoria mista ou unificadora. 
Sistemas Prisionais
1) Sistema Pensilvânico ou de Filadélfia – também conhecido como celular, o preso era recolhido à sua cela, isolado dos demais, não podendo trabalhar ou mesmo receber visitas, sendo estimulado ao arrependimento pela leitura da Bíblia.
2) Sistema Auburniano – menos rigoroso que o anterior, permitia o trabalho dos presos, inicialmente, dentro de suas próprias celas e, posteriormente, em grupos. O isolamento noturno foi mantido. Silêncio absoluto, razão pela qual também ficou conhecido como silent system.
3) Sistema Progressivo – tinha três estágios: no primeiro, o preso era mantido completamente isolado, a exemplo do que ocorria no sistema pensilvânico; como progressão ao primeiro estágio, era permitido o trabalho comum, observando-se o silêncio absoluto, a semelhança do sistema auburniano, bem como o isolamento noturno; o terceiro período permitia o livramento condicional. 
Espécies
As penas podem ser:
1- Privativa de liberdade;
2- Restritiva de direitos e
3- Multa.
Vedações
1- Pena de morte, salvo em caso de guerra declarada;
2- Caráter perpétuo;
3- Trabalhos forçados;
4- Banimento e
5- Cruéis.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando