Buscar

TANATOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TANATOLOGIA
	1a Questão (Ref.: 201202657402)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assim como o nascer, a morte faz parte do processo de vida do ser humano. Em relação à morte e ao processo de morrer, cada sociedade tem comportamentos, hábitos, crenças e atitudes, que oferecem aos indivíduos uma orientação de como devem se comportar, refletindo a cultura de cada região. Nesta perspectiva, escolha a assertiva errada quanto ao significado da morte para a sociedade oriental e ocidental.
		
	
	A sociedade ocidental contemporânea tem negado a experiência da morte.
	
	Para a sociedade oriental, a morte é um processo iniciativo para uma nova vida e engloba três estágios: chikkai bardo, chonyd bardo e sidpa bardo.
	
	Sábios iogues oferecem ensinamentos ¿ Upanishads, para o desenvolvimento psicológico e espiritual dos orientais.
	 
	No Oriente, no início, o corpo era costurado em uma mortalha, depois passou a ser ocultado em um cercueil (caixão).
	
	Para os tibetanos, é fundamental a consciência da morte, visto que nesta sociedade, a morte é transição para novas reencarnações.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202583390)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Morte pode ser definida como sendo o cessar irreversível do:
		
	
	Capacidade corporal da consciência
	
	Fluxo espontâneo de todos os fluídos, incluindo o ar (¿último suspiro¿) e o sangue;
	
	Funcionamento de todas as células, tecidos e órgãos;
	
	Funcionamento espontâneo de coração, pulmões e de todo o cérebro, incluindo o tronco cerebral
	 
	Todas as afirmativas definem o que é morte
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202538536)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dizem as escrituras sagradas: "Para tudo há o seu tempo. Há tempo para nascer e tempo para morrer". A morte e a vida não são contrárias. São irmãs. A "reverência pela vida" exige que sejamos sábios para permitir que a morte chegue quando a vida deseja ir. Cheguei a sugerir uma nova especialidade médica, simétrica à obstetrícia: a "morienterapia", o cuidado com os que estão morrendo. A missão da morienterapia seria cuidar da vida que se prepara para partir. Cuidar para que ela seja mansa, sem dores e cercada de amigos, longe de UTIs. (Rubem Alves, publicado no jornal Folha de S.Paulo, Caderno Sinapse, de 12/10/03). O autor se refere a que tipo de morte.
		
	
	A morte foi dividida em cerebral, biológica e celular - grande aparelhagem para medir e prolongar a vida - o momento da Morte vira um acordo feito entre a família e o médico.
	
	A morte é negada, banida do discurso cotidiano, ocultada e temida.Adota-se a mentira sistemática, o silêncio - marcada pela negação e interdição.O homem está desaparelhado para enfrentar a morte como uma contingência, uma vez que vem sempre acompanhada da ideia de fracasso do corpo, do sistema de atenção médica, da sociedade, das relações com Deus e com os homens, etc;
	 
	A Morte Domada: típica da época Medieval. A morte era esperada no leito, uma espécie de cerimônia pública organizada pelo próprio moribundo e sua família. Todos podiam entrar no quarto, parentes amigos, vizinhos e, inclusive as crianças. Os ritos de morte eram cumpridos com manifestações de tristeza e dor e o maior temor das pessoas era morrer repentinamente, anonimamente, sem as homenagens cabidas.
	
	A Morte Invertida No século XX, a morte se esconde, tem caráter de vergonha, de fracasso. No mundo tecnocêntrico:A morte é negada, banida do discurso cotidiano, ocultada e temida.Adota-se a mentira sistemática, o silêncio - marcada pela negação e interdição.
	
	Na sociedade capitalista - Ocidental.Com os progressos da terapêutica e cirurgia, sabe-se cada vez menos quando uma doença grave será mortal ou não
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201203275700)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre as divisões didáticas da morte. Assinale a alternativa que corresponde a descrição. 1. Parece que a pessoa está morta, são quadros diversos que aparentam ou simulam a morte; era o estado conhecido como catalepsia, atualmente, com os aparelhos existentes, consegue-se detectar este estado e raramente acontece a catalepsia. 2. Parada das funções respiratória, circulatória e/ou nervosa, pode ser feita a reanimação (pode haver a reversão do quadro). 3. Desaparecimento definitivo das atividades biológicas (não tem como reverter esse processo). A sequência correta é:
		
	
	Morte aparente, morte absoluta e morte relativa.
	
	Morte relativa, morte aparente e morte absoluta.
	
	Morte absoluta, morte aparente e morte relativa.
	 
	Morte aparente, morte relativa e morte absoluta.
	
	Morte relativa, morte absoluta e morte aparente.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202542875)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nas Sociedades Ocidentais atuais, a morte é vivida com sentimento de:
		
	
	tristeza e remorso
	
	raiva e remorso
	 
	raiva e injustiça
	
	pena e remorso
	
	calma e tranqüilidade

Outros materiais