Buscar

Resumo Economia P1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO “CURSO DE ECONOMIA – INTRUDÇÃO AO DIREITO ECONÔMICO”
Lei da escassez: Os recursos com que contam a humanidade para satisfazer suas necessidades são finitos e severamente limitados.
Thomas Malthus: O crescimento demográfico seguirá uma progressão geométrica, enquanto os recursos para seu sustento aumentariam ao longo de uma progressão aritmética.
Atividade econômica: aquela aplicada na escolha de recursos para o atendimento das necessidades humanas. É a administração da escassez.
Direito econômico: Quanto mais escassos os recursos, maior demanda há de normas que visem equilibrar os interesses particulares sobre esses recursos.
Bens econômicos: Segundo sua utilidade: capacidade de qualquer bem de suprir ou atender a uma necessidade. Segundo a necessidade: desejo socialmente manifestado, o qual leva a uma ação por parte de quem o experimenta. Classificados em bens livres e supérfluos.
Utilidade marginal: Utilidade trazida por acrécimo de qualquer produto. A utilidade de um produto não se resumo ao estabelecido pela média, mas sim pela margem: se para alguém determinado produto ainda é necessário, embora o padrão médio de consumo tenha sido alcançado, esse alguém continuará buscando-o.
Bens livres: Não entram no circuito econômico devido sua abundância e generalidade. Ex.: ar.
Bens supérfluos: Variam de acordo com o padrão cultural e as exigências de cada local ou clima.
Classificação dos bens de consumo: Quanto à materialidade: bens e serviços. Quanto à finalidade: bens de consumo e de produção. Quanto às relações entre si: complementares e sucedâneos. Quanto ao âmbito de necessidade: exclusivos ou coletivos.
Bens: Possuem materialidade. Podem ser duráveis (mais de 6 meses) ou não-duráveis (menos de 6 meses).
Serviços: Atividades que decorrem de pura prestação humana.
Bens de consumo: Atendem de forma direta e imediata a uma dada necessidade humana. Ex.: Feijão é um bem de consumo por suprir uma necessidade humana – alimentação.
Bens de produção: São empregados em cadeia para gerar bens de consumo. Ex.: Feijão pode ser um bem de produção quando utilizado como semente numa lavoura.
Bens complementares: Bens cujos empregos se dão simultaneamente. Ex.: carro e gasolina.
Bens sucedâneos: Bens passíveis de suprirem mesma necessidade. Ex.: Gasolina e álcool. 
Bens exclusivos: Aqueles aptos a atenderem, em dado momento, às necessidades de um único indivíduo. O uso de um bem por parte de alguém exclui deste mesmo uso qualquer outra pessoa. Ex.: gravata.
Bens coletivos: Atendem às necessidades de um grupo de pessoas. Ex.: ônibus.
Valor econômico: Dado pela junção das noções de utilidade e escassez. “Quanto mais útil e mais escasso o bem, maior valor econômico terá”.
Valor de uso: Valor que determinado bem possui de acordo com a perspectiva de um indivíduo ou da família. Ex.: colar de ouro passado de geração para geração numa família – é-lhe atribuído valor sentimental, além do material.
Valor de troca: Valor que determinado bem possui de acordo com a perspectiva da sociedade (mercado). Ex.: colar de ouro – é-lhe atribuído apenas valor material.
Preço: Valor econômico expresso em unidades monetárias e quantificado por elas.
Moeda: Intrumento de troca. Traduz ou mensura o valor de troca. Instrumento através do qual se pode adquirir posteriormente mercadorias. 
Economia Política: Economia fortemente ligada aos fenômenos políticos. Definida primeiramente por Antoine de Montchrétien, advém da prática do mercantilismo.
Mercantilismo: Atuação e controle da economia exercidos diretamente pelo Estado.
Política Econômica: Estudo das relações entre certas variáveis a fim de determinar quais delas assumirão determinado valor ou posição. 
Finanças: Quando objeto de uma operação ou a natureza de uma situação disser respeito diretamente a questões monetárias, ou seja, de dinheiro.
Oferta: Quantidade de um bem que um conjunto de produtores está disposto a entregar ao mercado a um dado preço em um determinado período.
Procura: Quantidade de um determinado bem ou serviço adquirida – demandada – a um dado preço num período de tempo.
Tecnologia: Fator de desenvolvimento estratégico. Aplicação do conhecimento científico (know-why) a uma atividade humana (know-how).
Custo: Valor material envolvido na produção de determinado produto.
Custo direto/variável: varia de acordo com a quantidade produzida.
Custo indireto ou fixo: não depende do volume produzido.
Custo médio: somatória dos custos ou custo total dividido pelo número de unidades produzidas.
Custo marginal: custo de produzir uma unidade a mais do bem em questão.

Outros materiais