Buscar

incompetência absoluta

Prévia do material em texto

1ª Questão. Joana e Marcos viviam em união estável há 10 anos, na cidade de Curitiba nunca fizeram uma declaração em cartório, durante esse período construíram por esforço mútuo um patrimônio considerável. Entretanto Marcos saiu de casa há aproximadamente dois meses e vem dilapidando o patrimônio do casal. Joana contratou um advogado para ajuizar ação de reconhecimento de união estável cumula com a partilha de bens. O advogado contratado por Joana distribuiu a ação de reconhecimento de união estável c/c partilha bens para uma das Varas Cíveis da Comarca de Curitiba/PR. O advogado de Marcos ao apresentar a sua contestação alegou a incompetência absoluta do juízo. Indaga-se.
 A) Está correto o critério de competência adotado pelo advogado de Joana? Fundamente e explique a sua resposta. Não , como há juízo especializado no caso vara de família, distribuir o processo em vara cível acarretara em incompetência absoluta em razão da matéria, uma vez que a ação tem que ser distribuída no assunto que for ser tratado (tema do conflito ) art 53º I a, b e c contrario a isso haverá vicio de competência 
B) Como deverá agir o magistrado diante da incompetência absoluta suscitada pelos réus? O juiz deverá ouvir a outra parte e remeter os autos ao juízo competente, neste caso para vara de família. 
Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro	 	
0035038-15.2016.8.19.0000 - AGRAVO DE INSTRUMENTO
 Des(a). MARÍLIA DE CASTRO NEVES VIEIRA - Julgamento: 05/10/2016 - VIGÉSIMA CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO. DIVÓRCIO. AJUIZAMENTO DE DUAS AÇÕES. UMA POR CÔNJUGE. CONEXÃO RECONHECIDA. AÇÃO AJUIZADA PELA MULHER, QUE TRAMITA PELO JUÍZO DA 3ª VARA REGIONAL DE FAMÍLIA DE MADUREIRA (PROCESSO Nº 0029264-14.2015.8.19.0202), COM DESPACHO POSITIVO EXARADO EM 10 DE MARÇO DO CORRENTE ANO. AÇÃO DO HOMEM CUJO DESPACHO POSITIVO OCORREU SOMENTE EM 07 DE JUNHO DO CORRENTE ANO. POSSIBILIDADE DE DECISÕES CONFLITANTES. CONSEQUÊNCIA LÓGICA DA CONEXÃO POR PREJUDICIALIDADE É A REUNIÃO DOS PROCESSOS, QUE, NESTE CASO, DEVE SER REALIZADA NO JUÍZO DA 3ª VARA REGIONAL DE FAMÍLIA DE MADUREIRA JÁ QUE O DESPACHO LIMINAR POSITIVO NAQUELA AÇÃO FOI ANTERIORMENTE PROFERIDO. INCOMPETÊNCIA ABSOLUTA. QUESTÃO NÃO APRECIADA PELO JUÍZO A QUO. SUPRESSÃO DE INSTÂNCIA VEDADA PELO ORDENAMENTO JURÍDICO. DESPROVIMENTO DO RECURSO.

Continue navegando