Buscar

DATASHOW inteligencias multiplas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Inteligências múltiplas de Gardner
Inteligências múltiplas
Segundo FERREIA, aprender é “ (...) ato no qual se toma para si conhecimento de algo, retê-lo na memória, graças ao estudo, observação, experiência, etc.” (1993, p.35).
Inteligências múltiplas
Howard Gardner na da Pensilvânia- E.U.A, em 1943, numa família de judeus alemães refugiados do nazismo. Ingressou na Universidade Harvard em 1961 para estudar história e direito, mas acabou se aproximando do psicanalista Erik Erikson (1902-1994) e redirecionou a carreira acadêmica para os campos combinados de psicologia e educação.
A Teoria das Múltiplas Inteligências, de Gardner, revolucionou o campo da Psicologia Cognitiva ao ultrapassar a noção comum de inteligência como "ou potencial geral que cada ser humano possui em maior ou menor extensão", e ao questionar a suposição de que a inteligência "possa ser medida por instrumentos verbais padronizados como testes de respostas curtas realizados com papel e lápis 	
Inteligências múltiplas
GARDER define “inteligência como a capacidade de resolver problemas ou de criar produtos que estejam valorizados dentro de um ou mais cenários culturais, ou seja, é uma competência intelectual humana e deve apresentar um conjunto de habilidades de resolução de problemas; também deve apresentar o potencial para encontrar os aspectos valorizados nos indivíduos que diferem marcadamente entre diferentes culturas, por isso, ao propor problemas, criando deste modo um lastro para a aquisição de conhecimento novo,as potências intelectuais devem ser sempre referidas de acordo com o seu contexto.
Inteligências múltiplas
Para basear a sua teoria, Gardner avaliou o trabalho de gênios – como o músico Wolfgang Amadeus Mozart (1756 - 1791) e o físico Albert Einstein (1879 - 1955). Ele acreditava que as pessoas possuíam tipos de inteligência diferentes e usou os casos para justificar sua teoria e estabelecer os perfis, que hoje são oito. A ideia principal da Teoria das Inteligências Múltiplas é a de que possuímos habilidades diferenciadas para cada tipo de atividade e, portanto, possuímos mais de um tipo de inteligência, embora todos os tipos estejam interligados.
As Inteligências Múltiplas estão identificadas não só pelos diferentes tipos de relações elementares (espacial, auditiva, cor, outros) envolvidas, mas também pelos mecanismos utilizados ou qualquer outro critério que se possa associar. A teoria pode ser agrupada nas seguintes categorias:
Inteligências múltiplas
Inteligência Lógico/Matemática
Inteligência Linguística 
Inteligência Musical 
Inteligência Espacial 
Inteligência Cinestésica 
Inteligência Interpessoal 
Inteligência Intrapessoal
Inteligência Naturalista 
Inteligência Existencialista
Inteligências múltiplas
Inteligência Lógico/Matemática- Facilidade em fazer cálculos, de encontrar padrões, ordem ou seqüência. É a inteligência característica de cientistas e matemáticos. Esta era a inteligência testada por Binet no início dos testes de inteligência.
Inteligência Linguística – Sensibilidade para sons, ritmos e significados das palavras. Capacidade de comunicar, facilidade para transmitir ideias e de argumentação. Capacidade de improvisar e contar histórias.
Inteligência Musical – Capacidade para discernir sons, de apreciar, compor ou reproduzir música. Sensibilidade para componentes musicais, como o timbre e texturas. Os compositores e músicos possuem elevada inteligência musical.
Inteligências múltiplas
Inteligência Espacial – Capacidade para perceber o mundo visual e espacial. Facilidade de perceber formas, distâncias, de forma a manipular formas ou objetos, mentalmente ou fisicamente, conseguindo inferir os seus movimentos e posições.
Inteligência Cinestésica – Capacidade de coordenação grossa ou fina do corpo, em função de desportos, artes plásticas ou cênicas, que pressupõem um conjunto harmonioso de movimentos corporais precisos.
Inteligência Interpessoal – Capacidade de entender as emoções, sentimentos, motivações e desejos das outras pessoas. Inteligência típica dos psicólogos, professores e políticos. Associada à empatia, à capacidade de perceber as outras pessoas.
Inteligência Intrapessoal – Capacidade de compreender, gerir e descriminar os próprios sentimentos e emoções. Aproveitando essa compreensão para a resolução dos seus próprios problemas.
Inteligências múltiplas
Inteligência Naturalista – É a capacidade de reconhecer e classificar as espécies e organismos animais ou plantas e interagir com eles. É a inteligência envolvida em causas ecológicas. Inteligência típica dos zoólogos, biólogos, ambientalistas, etc.
Inteligência Existencialista – A mais recente das inteligências propostas, implica consciência de si no universo. Capacidade de ver o todo, mais que a soma das partes, capacidade de sermos nós próprios e estarmos bem conosco próprios e com o mundo. Saber quem é, de onde vem e para onde vai. 
Inteligências múltiplas
	Todos nós possuímos todas essas inteligências e somos capazes de desenvolvê-las, mas acabamos tendo maior aptidão para umas ou outras. O reconhecimento destas inteligências facilita processos de ensino mais individualizados, que ajudam o aluno a compreender os conteúdos nos quais têm mais dificuldade, a partir de sua inteligência mais desenvolvida. 
Inteligências múltiplas
As inteligências múltiplas no dia-a-dia da sala de aula
 A sensibilidade do educador para compreender e saber estimular as diversas inteligências em seus alunos é essencial. Um dos princípios de Howard Gardner é atender à diversidade, ou seja, mostrar que todos podem aprender e desenvolver diferentes habilidades, contanto que suas inteligências sejam estimuladas de forma individual. 
Um professor de Matemática deve saber como desenvolver o conhecimento de um aluno que tenha uma inteligência linguística mais proeminente, por exemplo. “Se o aluno tem uma desenvoltura melhor com leitura e escrita é possível utilizar estes recursos na aula de Matemática para que ele aprenda a disciplina mais facilmente” .
Inteligências múltiplas
Neste cenário, as tecnologias surgiram como uma forma mais simples para sistematizar a aplicação das ideias de Gardner em sala de aula. Os games e as plataformas adaptativas, por exemplo, oferecem inúmeras possibilidades para que o professor incorpore exercícios personalizados aos planos de aula e ainda monitore o desenvolvimento dos alunos em cada atividade. A inteligência está no cérebro, mas é o contexto ao que aluno é submetido que é que vai ajudar na sua aprendizagem. 
Inteligências múltiplas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando