Buscar

ACÚSTICA FISIOLÓGICA OU PSICOACÚSTICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ACÚSTICA FISIOLÓGICA OU PSICOACÚSTICA
 A audiologia é a ciência da avaliação da audição e tem sua base científica na psicoacústica que, por sua vez, esta relacionada com aquilo que ouvimos, uma vez que descreve as relações existentes entre nossas sensações auditivas e as propriedades físicas de um estímulo sonoro: frequência, intensidade, forma de onda, velocidade, etc.
 A Psicoacústica ou Acústica Fisiológica, lida com os atributos da sensação do indivíduo para a frequência (``pitch``) e para a intensidade (``loudness``) e ainda, com impressões individuais em relação a ruídos, sons musicais, vozes humanas, etc.
Diferença Básica entre Audiologia e Psicoacústica:
 	Psicoacústica – interessa-se por pequenas diferenças efeitos sutis, podendo submeter os pacientes a inúmeros testes, horas a fio, para determinar a média dos resultados obtidos para um grande número de indivíduos a fim de investigar esses efeitos.
 
 Audiologia – utiliza-se de testes simples, de rápida aplicação a um indivíduo em particular, a fim de determinar a natureza do distúrbio e o local da lesão na via auditiva.
 Os testes audiométricos utilizados na audiologia, com intuito de medir a acuidade auditiva do indivíduo, são chamados de testes psicométricos ou psicoacústicos e só foram possíveis após estudos psicoacústicos, que, alem de outros aspectos, determinam a área de sensibilidade do ouvido humano.
 Durante toda vida, o ser humano recebe uma corrente contínua de informações sonoras que são captadas pelos ouvidos e classificadas e arquivadas no seu cérebro.
 # Batimento cardíaco no peito da mãe;
 # Cantiga de ninar;
 # Música preferida;
 # Grito de socorro;
 # Buzina de um carro;
 # Disparo de um canhão;
 # Decolagem de um avião...
 
 Os sons podem provocar as mais diversas reações físicas e emocionais:
 - sustos;
 - risos;
 - lágrimas;
 - sensações de prazer e desprazer ..., as quais compartilhamos com os nossos semelhantes, principalmente por intermédio da linguagem falada, adquirida basicamente pela audição.
ente
9
 Nossa audição funciona como se fosse um radar, estendendo-se em todas as direções e a grandes distancias, fornecendo-nos informações sobre a localização e distancia que nos encontramos da fonte sonora, constituindo, assim um mecanismo de defesa e alerta extremamente importante para nossa segurança vital.
 Faixa de Audição Humana
 
 Compreende a área de frequência de 20 a 20.000Hz.
 Ouvido humano não é igualmente sensível para todas as frequências. 
 Experimentos foram realizados para determinar a faixa de audição humana ( 20 a 20.000 Hz ), incluindo o limiar mínimo de detecção ou audibilidade, isto é, a mais fraca intensidade sonora capaz de impressionar o ouvido humano.
 - 0dB NA (nível de audição ), menor valor de pressão sonora para 1.000Hz;
 - 120dB limiar de desconforto para 1.000Hz;
 - 140dB limiar de dor para 1.000Hz.
 
Determinação do Nível de Audição
Pesquisa:
 A área de audibilidade ou nível de audição, determinada para grupo de indivíduos otologicamente normais, com idades entre 18 e 25 anos, inicialmente em campo livre, posteriormente com fones, Laboratório Nacional de Física da Inglaterra.
 Os mesmos testes foram também realizados nos Laboratórios Telefônicos Bell nos Estados Unidos da America (DAVIS, 1970).
 - Criou-se uma zona de limiares de audibilidade;
 - A área de fala concentra energia na faixa de frequências entre 400 e 4.000Hz, embora inclua frequências mais baixas, iniciando em torno de 100Hz ate aproximadamente 8.000Hz;
 - Intensidades variando de 40 a 65dB NA;
 - Equipamento utilizado, Audiômetro;
 - Gráfico para marcação dos resultados, Audiograma.
 
	AUDIOGRAMA
 - Frequências variam de 125 a 8.000Hz
 - Intensidade vão desde -10dB a 120dB NA.
 (-5 a -10dB NA)Indivíduos considerados com audição acima do normal.
 Aspectos Psicoacústicos da Percepção do Som
São 4:
 - ``Pitch`` - Frequência – graves e agudos, (repetição da forma de onda de um som);
 - Duração – tempo em segundos da vibração sonora, habilidade em detectar diferenças nos estímulos sonoros em função do tempo
 - ``Loudness`` - Intensidade, varia de fraco a forte(amplitude), quanto maior amplitude de um som, mais intensamente o ouvimos;
 - Timbre – Qualidade fornecida pela combinação harmônica d som, decorrente das características da fonte sonora que a produziu.
 
 
 FIM

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais