Buscar

Estrutura do Balanco Patrimonial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Balanço Patrimonial
 Relatório contábil que reflete a posição financeira e patrimonial em determinado momento, no fim do ano ou de um período pré-fixado.
Representação Gráfica
BALANÇO PATRIMONIAL
ATIVO
PASSIVO
PATRIMÔNIO
 LÍQUIDO
*
Balanço Patrimonial
Ativo
Circulante 
Não-Circulante
Passivo
Circulante 
Não-Circulante
*
Ativo Circulante
 São classificadas as disponibilidades, os bens e os direitos realizáveis até o término do exercício social subsequente e as aplicações de recursos em gastos do exercício seguinte.
Exemplos
Caixa
Banco
Aplic. financeiras
Duplicatas a receber
Impostos a recuperar
*
Ativo Circulante
 Deve ser observada a ordem decrescente de grau de liquidez.
Exemplos
Caixa
Banco
Aplic. financeiras
Duplicatas a receber
Impostos a recuperar
*
Ativo Não-Circulante
 Classificam-se neste grupo os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, bem como, os bens e direitos de propriedade das pessoas jurídicas que essas detêm com a intenção de manter.
Compõem este grupo:
Realizável a Longo Prazo
Investimentos
Imobilizado
Intangível
*
Ativo Não-Circulante
 Realizável a Longo Prazo  Classificam-se os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas, diretores, acionistas ou participantes no lucro da pessoa jurídica, que não constituírem negócios usuais à exploração de seu objeto.
Exemplos
Duplicatas a receber (L.P.)
Empréstimos a coligadas
Adiantamento a diretores
*
Ativo Não-Circulante 
 Investimentos  classificam-se as participações permanentes em outras sociedades, os chamados bens de renda ou, ainda, todo e qualquer bem que não se destine à manutenção das atividades da empresa, ou da fonte produtora dos rendimentos.
Exemplos
Obras de arte
Imóveis para aluguel
Ações de coligadas
*
Ativo Não-Circulante
 Imobilizado  são bens destinados à manutenção das atividades da empresa, ou exercidos com essa finalidade, inclusive os de propriedade industrial ou comercial.
Exemplos
Imóveis 
Móveis e utensílios
Veículos
Instalações
Máquinas e equipamentos
*
Ativo Não-Circulante 
 Intangível  são classificados os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados á manutenção de companhia ou exercidos com essa finalidade.
Exemplos
Marcas e patentes
Direitos autorais
Fundo de comércio
*
Passivo Circulante
 São as obrigações exigíveis até o término do exercício social subsequente . 
Exemplos
Fornecedores
Promissórias a pagar
Empréstimos bancários
Encargos sociais a recolher
Impostos a recolher
*
Passivo Circulante
 Deve ser observada a ordem decrescente de exigibilidade . 
Exemplos
Empréstimos bancários
Financiamentos
Fornecedores
Encargos sociais a recolher
Impostos a recolher
*
Passivo Não-Circulante
 São as obrigações exigíveis após o término do exercício social subsequente e as receitas diferidas e o respectivo custo diferido.
*
	Passivo Não-Circulante
 São as obrigações exigíveis após o término do exercício social subsequente. 
Exemplos
 Duplicatas a pagar L.P.
Promissórias a pagar L.P.
Financiamentos L.P.
Debêntures a pagar L.P.
Empréstimos a pagar L.P.
*
Passivo Não-Circulante
 Receitas Diferidas e o respectivo custo diferido -Trata-se de uma conta bastante restrita que deve abrigar somente receitas já recebidas; devem estar deduzidos os custos e despesas correspondentes, incorridos e a incorrer. São classificados apenas os resultados futuros, mas com uma ressalva importante: em relação aos quais não haja qualquer tipo de obrigação em devolvê-los, por parte da empresa.
*
Patrimônio Líquido 
 Representa as “obrigações” da empresa para com seus sócios, acionistas ou titular.
Principais contas que integram o PL:
capital social
reservas de capital
ajustes de avaliação patrimonial (+/-) 
reservas de lucros
(-) ações em tesouraria
(-) e prejuízos acumulados 
*
Balanço Patrimonial
PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Partes positivas
Partes negativas
 Capital Social 
Reservas
Ajustes de Avaliação
Patrimonial
 Capital a Realizar
Prejuízos Acumulados
Ações em Tesouraria
Ajustes de Avaliação Patrimonial
*
Patrimônio Líquido 
 Capital social
O investimento efetuado na companhia pelos acionistas é representado pelo Capital Social. Este abrange não só as parcelas entregues pelos acionistas como também os valores obtidos pela sociedade e que, por decisões dos proprietários, se incorporam ao capital social, representando uma espécie de renúncia a sua distribuição na forma de dinheiro ou de outros bens.
*
Patrimônio Líquido 
 Capital Realizado
O valor que deve constar do Patrimônio Líquido no subgrupo capital é o do Capital Realizado, ou seja, o total efetivamente integralizado pelos acionistas. O art. 182 a Lei 6.404/76 estabelece que “a conta capital social discriminará o montante subscrito, e por dedução, a parcela ainda não realizado. 
A empresa deve ter a conta Capital Subscrito e a Conta devedora de Capital a integralizar, sendo que o líquido entre ambas representa o Capital Realizado.
*
Patrimônio Líquido 
 Capital Autorizado
Algumas S. A. têm Capital Autorizado, Denomina-se capital autorizado ao limite estabelecido em valor ou em número de ações, pelo qual o Estatuto autoriza o Conselho de Administração a aumentar o capital social da Companhia, independentemente de reforma estatutária, dando mais flexibilidade à empresa, o que é particularmente útil em época de expansão, que periodicamente requer novas injeções de capital.
*
Patrimônio Líquido 
 Reservas de Capital
 As reservas são constituídas de valores recebidos pela companhia e que não transitam pelo resultado como receitas, por se referirem a valores destinados a reforço de seu capital, sem terem como contrapartidas qualquer esforço da empresa em termos de entrega de bens ou de prestação de serviços.
Ex.: ágio na emissão de ações, alienação de partes beneficiárias e bônus de subscrição,
*
Patrimônio Líquido 
 Ajustes de Avaliação Patrimonial
A Conta de “Ajuste de Avaliação Patrimonial”, criada pela Lei 11.638/07, para receber as diversas contrapartidas de aumentos ou diminuições de valor atribuído a elementos do ativo e do passivo, em decorrência de sua avaliação a valor justo, enquanto não computadas no resultado do exercício em obediência ao regime de competência.
Ex.: Atualização de valor de instrumentos financeiros, reorganização societária.
*
Patrimônio Líquido 
 Reservas de Lucros
São as contas de reservas constituídas para a apropriação de lucros da companhia, como previsto pelo § 4º do art. 182 da Lei nº 6.404/76. 
Ex.: Reserva Legal, Reservas estatutárias, Reservas para contingências, Reservas de Lucros a realizar, Reservas de Lucros para Expansão, Reservas de incentivos fiscais e Reserva especial para dividendo obrigatório não distribuído.
*
Patrimônio Líquido 
 Reserva Legal
Instituída para dar proteção ao credor e deverá ser constituída com a destinação de 5% do lucro líquido do exercício. Será constituída obrigatoriamente pela companhia, até que seu valor atinja 20% do capital social realizado, quando deixará de ser acrescida; ou poderá, a critério da Cia., deixar de receber crédito, quando o saldo desta reserva, somado ao montante das reservas de capital, atingir 30% do capital do capital social.
*
Patrimônio Líquido 
 Reserva Legal
A utilização desta reserva está restrita a compensação de prejuízos e ao aumento de capital social. Essa incorporação ao capital pode ser feita a qualquer momento a critério da Cia. A compensação de prejuízos ocorrerá obrigatoriamente, quando ainda houver saldo de prejuízos, após terem sido absorvidos os saldos dos lucros acumulados e das demais reservas de lucros (parágrafo único do art. 189 da Lei 6.404/76).
*
Patrimônio Líquido 
 Capital a realizar ou capital a integralizar
É parte do capital que ainda não foi entregue a sociedade pelos sócios.
*
Patrimônio Líquido 
 Prejuízos Acumulados
A partir da vigência da Lei 11.638/07 foi extinta a possibilidade de manutenção e apresentação de saldos a título de Lucros Acumulados no Balanço Patrimonial, mas apenas no caso das sociedades por ações, o que não significa que a referida conta deverá ser eliminada dos planos de contas dessas entidades.
*
Patrimônio Líquido 
 Ações em Tesouraria
As ações da Companhia que forem adquiridas pela própria sociedade são denominadas Ações em Tesouraria. A aquisição de ações de emissão própria da e sua alienação são transações de capital da Cia. Com seus sócios não devendo afetar o resultado.
*
Patrimônio Líquido 
 Reservas de Reavaliação
A Lei 11.638/07 eliminou a opção de realização de reavaliação nos bens das companhias, possibilitando que os saldos existentes em 2008 fossem estornados ou fossem mantidos até a sua efetiva realização.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando