Buscar

PORTFOLIO 3 QUIMICA DE MATERIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Ceará 
PORTFOLIO 3 
1. O que é uma cerâmica e quais as propriedades que a distingue de um metal? 
Todo material cerâmico segue um conjunto de características comuns, eles são geralmente uma combinação de elementos metálicos e não metálicos (formam óxidos, nitretos e carbetos).
A ligação predominante é a iônica. São isolantes de calor e eletricidade, e devido ao alto ponto de fusão (PF) são bastante resistentes à altas temperaturas. Resistem melhor à ambientes severos quando comparados a metais e polímeros. Com relação às propriedades mecânicas as cerâmicas são duras, porém frágeis, ou seja, resistem a elevadas tensões, mas ao atingir limite de resistência acabam por romper de maneira frágil, com deformações quase imperceptíveis.
2. O processo sol-gel é amplamente utilizado na produção de cerâmicas. Explique a diferença entre um sol e um gel. 
3. O composto GeS2 é uma cerâmica do tipo não-óxido que pode ser produzida por meio do processo sol-gel. Escreva a equação balanceada para a preparação do GeS2 a partir do tetraetoxigermânio, Ge(OCH2CH3)4, e H2S em um solvente orgânico.
 4. O que são zeólitas? De onde provém a acidez desses materiais? 
ein (ferver) + lithos (pedra)] constituem um grupo numeroso de que possuem uma estrutura porosa. 
formam-se em locais onde rochas vulcânicas e cinza vulcânica reagem com água alcalina; também ocorrem em ambientes pós-deposicionais em que cristalizaram ao longo de milhares ou mesmo milhões de anos em bacias marinhas pouco profundas
5. Descreva o processo de produção do vidro. Utilize equações químicas. 
mistura é formada por sílica ou dióxido de silício (SiO2 ) (oriundo, na maioria das vezes, do quartzo), barrilha ou soda (carbonato de sódio - Na2CO3) e calcário (carbonato de cálcio – CaCO3). Esses três compostos inorgânicos são triturados, transformados em pó e misturados nas proporções adequadas. Além disso, nas indústrias, cacos de vidro também são comumente adicionados como parte do processo de reciclagem desse material.
Essa mistura vitrificável é levada para um forno que está a uma temperatura de cerca de 1500ºC. Assim, esses sólidos fundem-se (passam para o estado líquido), formando uma massa pastosa e homogênea composta de silicatos de sódio e cálcio. Essa é, portanto, a composição química do vidro comum.
barrilha + calcário + areia → vidro comum + gás carbônico
Na2CO3 + CaCO3 + SiO2 → silicatos de sódio e cálcio + gás carbônico
x Na2CO3 + y CaCO3 + z SiO2 → (Na2O)x . (CaCO)y . (SiO2)z + (x + y) CO2
O CO2 é eliminado no forno de fusão para que não se formem bolhas no vidro. Depois da modelação do formato do objeto desejado, o vidro é resfriado.
6. Qual a função do gesso na composição do cimento? 
o gesso é adicionado durante o processo de moagem final, uma vez que ajuda a regular o tempo que o concreto leva para definir. O cimento tem uma textura fina, e 370 g de cimento contêm 150 bilhões de grãos.
7. Explique a diferença entre um polímero termoplástico e termorígido.
Os polímeros termoplásticos são compostos de longos fios lineares ou ramificados. A vantagem deste material está na remoldagem, pois estes plásticos podem ser reciclados várias vezes.
Já os termofixos, como o próprio nome diz, possuem uma estrutura mais rígida, tudo se explica pela estrutura que os compõem: ligações cruzadas unem os fios de polímeros. Durante o preparo deste tipo de plástico, o mesmo é aquecido para formar pontes fixas na estrutura polimérica.
 8. O poliestireno é produzido a partir do monômero estireno ( ). Por meio de polimerização por adição. Qual a fórmula molecular deste polímero?
 9. O polímero de fórmula é produzido por meio de reação de condensação em que ocorre perda de água. Apresente a estrutura do monômero. 10. Na polimerização por adição da acrilonitrila, uma quantidade muito pequena de butil-lítio faz com que a reação se processe consumindo centenas de quilogramas do monômero. No entanto o butillítio é chamado de iniciados e não de catalisador. Explique.

Outros materiais