Buscar

LEGISLAÇÃO E EXERCICIO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603821676)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	De acordo com os Princípios Fundamentais contidos no Código de Ética dos profissionais de enfermagem, presentes na Resolução COFEN 311/2007, o profissional de enfermagem deve 
		
	
	INDEPENDÊNCIA
	
	b) participar, em algumas situações, da equipe de saúde e das ações que visem a satisfazer às necessidades de saúde da população e às políticas dos planos de saúde.
	
	d) participar de ações que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, com uma qualificada assistência partidária.
	
	c) atuar na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância condicional.
	
	a) exercer suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603821967)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	A deontologia médica foi a pioneira das deontologias e se fundamenta em duas leis principais:
		
	
	fiscais e societárias.
	
	gestalt e robótica.
	
	física e jurídica.
	
	física e natural.
	
	natural e jurídica.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603821939)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Os atos graves que incorram a lesão grave ou óbito do paciente são julgados pelos órgãos fiscalizadores do exercício profissional da Enfermagem, cabendo exclusivamente a Cassação do direito de exercer a profissão a:
		
	
	CORENS.
	
	COFEN.
	
	SINDICATOS.
	
	ABEN.
	
	SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603821686)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O exercício legal de profissionais de enfermagem somente é reconhecido se houver registro no: 
		
	
	no Sindicato Nacional dos Trabalhadores. 
	
	no Conselho Regional de Enfermagem. 
	
	na Cooperativa Nacional dos Trabalhadores de Enfermagem
	
	na Federação Nacional dos Enfermeiros,Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. 
	
	na Associação Brasileira de Enfermagem, em âmbito regional. 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603821722)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem está organizado por assunto e inclui princípios, direitos, responsabilidades, deveres e proibições pertinentes à conduta ética dos profissionais de Enfermagem. No que diz respeito à composição da comissão de ética de enfermagem, é correto afirmar que deverá ser composta por:
		
	
	e) Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, prepostos do estabelecimento em que atuam profissionalmente.
	
	c) Enfermeiros que sejam membros da diretoria nos órgãos de classe;
	
	a) Enfermeiros somente;
	
	d) Somente enfermeiros que exerçam cargos de direção, chefia e gerência de enfermagem;
	
	b) Enfermeiros e técnicos somente;
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603821697)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Assegurar à pessoa, família e coletividade, assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência e imprudência. (COFEN, responsabilidades e deveres ,Lei do Exercício Profissional). Com base no Código, caracteriza imperícia a situação em que o enfermeiro : 
		
	
	não utiliza técnica asséptica durante o cateterismo vesical. 
	
	não comunica ao médico a queixa de dor do paciente, após verificar que na prescrição médica não consta medicamentos específicos para a queixa. 
	
	não atende prontamente o paciente que solicita, com o toque da campainha, assistência de enfermagem. 
	
	realiza a aplicação de medicação por via endovenosa sem conhecer a ação e os possíveis efeitos da droga. 
	
	não faz a conexão com a saída de ar comprimido.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603821880)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	A LEI Nº 7.498, DE 25 DE JUNHO DE 1986 regulamente o exercício da enfermagem. De acordo com a referida lei, assinale a alternativa correta. 
		
	
	A enfermagem é exercida privativamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, pelo Auxiliar de Enfermagem e pela Parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação.
	
	A enfermagem é exercida irrestritamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, respeitados os respectivos graus de habilitação.
	
	A enfermagem é exercida privativamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, pelo Auxiliar de Enfermagem e pela Parteira, independente dos graus de habilitação.
	
	A enfermagem é exercida plenamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, pelo Auxiliar de Enfermagem e pela Parteira, de forma indiferenciada. 
	
	A enfermagem é exercida privativamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, e pelo Auxiliar de Enfermagem, respeitados os respectivos graus de habilitação, excluindo a parteira do exercício profissional da enfermagem.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603821789)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Os enfermeiros informam as autoridades competentes que a mulher foi vítima de maus-tratos. Questionados acerca de uma criança que dá entrada no serviço de urgência com marcas evidentes de agressões físicas, e as pessoas que a acompanham negam qualquer agressão, o que se pode verificar, é que uma grande percentagem dos enfermeiros informam as autoridades competentes que a criança foi vítima de maus-tratos. Perante a situação limite do segredo profissional, em que um indivíduo que recorre ao serviço de urgência, com ferimentos, confessa que matou uma pessoa, e pede para não divulgar, a maioria dos enfermeiros informam as autoridades competentes que o indivíduo matou uma pessoa. Constatamos também que os enfermeiros do sexo masculino, com habilitações superiores (licenciatura), com mais habilitações profissionais, casados e que têm menos anos de profissão, consultam a ordem dos Enfermeiros previamente à quebra de sigilo profissional. Dos deveres para com outras profissões Como membro da equipa de saúde, o enfermeiro assume o dever de: Marque a opção correta abaixo sobre o segredo profissional.
		
	
	Nenhuma das opções acima contemplam o segredo profissional.
	
	O enfermeiro não deve em hipótese alguma integrar a equipa de saúde, em qualquer serviço em que trabalhe, colaborando, com a responsabilidade que lhe é própria, nas decisões sobre a promoção da saúde, a prevenção da doença, o tratamento e recuperação, promovendo a qualidade dos serviços e revelando o segredo profissional.
	
	Integrar a equipa de saúde, em qualquer serviço em que trabalhe, colaborando, com a responsabilidade que lhe é própria, nas decisões sobre a promoção da saúde, a prevenção da doença, o tratamento e recuperação, promovendo a qualidade dos serviços. Assim, mantendo em sigilo o segredo que lhe fora revelado.
	
	Atuar em diversas áreas de competência e reconhecer a especificidade das outras profissões de saúde, respeitando os limites impostos pela área de competência de cada uma delas.Assim, revelando o segredo.
	
	Trabalhar em articulação e complementaridade com alguns profissionais de saúde para a melhoria, e controle do segredo profissional.Assim, compartilhando com outro paciente o segredo profissional.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201603821715)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Com relação ao segredo profissional referente ao menor de idade,(a criança)para o profissional de Enfermagem, o conteúdo do Segredo é tudo o que se refere ao cliente/paciente, família, funcionários e empresa em que trabalha. Exceto
		
	
	c) Não pode ser revelado quando o menor tenha capacidade de discernimento, mesmo quando solicitado pelos responsáveis;
	
	d) Pode ser revelado nos casos em que possa acarretar danos ou riscos ao menor.
	
	e) Não pode ser revelado nos casos em que possa acarretar danos ou riscos ao menor
	
	a) A sua manutenção é uma das responsabilidades do profissional de enfermagem;
	
	b) pode serrevelado caso seja solicitado por pais ou responsáveis, em qualquer hipótese;
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201603821662)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Assinale a resposta correta. No serviço de hemoterapia a resolução de COFEN 200/97 estabelece que os técnicos e auxiliares de Enfermagem:
		
	
	terão suas funções coordenadas pelo Enfermeiro responsável técnico e ou Enfermeiro de serviço de hemoterapia ou transplante de medula óssea, respeitada as atribuições capituladas na lei do exercício da enfermagem
	
	só poderão trabalhar nesse tipo de serviço realizando tarefas secundarias, como: preparação de leitos; auxilio nos banhos; não podendo atuar de fora direta por se tratar de cuidado complexo e especifico tendo que ficar os cuidado a cargo do Enfermeiro
	
	Conselho Federal de Enfermagem
	
	só poderão trabalhar nesse tipo de serviço se fizerem curso de aperfeiçoamento com no mínimo 40 horas. Ficando a Enfermeira como responsável, respeitando as atribuições estabelecidas na lei do exercício profissional.
	
	terão suas funções estabelecidas pela coordenação médica do centro ou do hospital, cabendo ao Enfermeiro supervisionar e fiscalizar suas ações e seu desempenho alem de ofertar aperfeiçoamento profissional através de cursos, reciclagens e estágios em instituições afins, respeitando as atribuições estabelecidas na lei do exercício profissional.

Continue navegando