Buscar

MAXWEBWER

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
SOCIOLOGIA COMPREENSIVA
MAX WEBER
*
MAX WEBER – 1864 - 1920
Preocupado em fazer da Sociologia uma ciência Weber afirmava que a sociologia não deveria fazer especulações futuras, ela deveria ter um papel especializado e fragmentado.
Para ser ciência o cientista deve manter distanciamento do seu objeto, O Indivíduo
*
VIDA E OBRA
Max Weber nasceu e teve sua formação intelectual no período em que as primeiras disputas sobre a metodologia das ciências sociais começavam a surgir na Europa, sobretudo em seu país, a Alemanha. Filho de uma família da alta classe média, Weber encontrou em sua casa uma atmosfera intelectualmente estimulante. Seu pai era um conhecido advogado e desde cedo orientou-o no sentido das humanidades. Weber recebeu excelente educação secundária em línguas, história e literatura clássica. Em 1882, começou os estudos superiores em Heidelberg; continuando-os em Göttingen e Berlim, em cujas universidades dedicou-se simultaneamente à economia, à história, à filosofia e ao direito. Concluído o curso, trabalhou na Universidade de Berlim, na qualidade de livre-docente, ao mesmo tempo em que servia como assessor do governo. 
*
Em 1893, casou-se e; no ano seguinte, tornou-se professor de economia na Universidade de Freiburg, da qual se transferiu para a de Heidelberg, em 1896. Dois anos depois, sofreu sérias perturbações nervosas que o levaram a deixar os trabalhos docentes, só voltando à atividade em 1903, na qualidade de co-editor do Arquivo de Ciências Sociais (Archiv tür Sozialwissenschatt), publicação extremamente importante no desenvolvimento dos estudos sociológicos na Alemanha. A partir dessa época, Weber somente deu aulas particulares, salvo em algumas ocasiões, em que proferiu conferências nas universidades de Viena e Munique, nos anos que precederam sua morte, em 1920. 
*
A obra de Max Weber
É vasta e percorre os caminhos variados da história econômica, passando pelas questões religiosas, pelos processos burocráticos, pela análise da cidade, da música e, enfim, pela discussão metodológica das ciências humanas e dos conceitos sociológicos. Entre os seus escritos podemos destacar:
● A ética protestante e o espírito do capitalismo. 1904
● Ciência e política: duas vocações. 1919
● Economia e Sociedade. 1922
● História geral da economia. 1923
*
“Por que os indivíduos, em uma situação determinada, tomam determinadas decisões?”
“Quais as razões/motivações para esses atos?”
Para Weber, a Sociologia é uma ciência que procura compreender a ação social. Ação social é um comportamento humano, ou seja, uma atitude interior ou exterior voltada para ação ou abstenção. Esse comportamento só é ação social quando o ator atribui à sua conduta um significado ou sentido próprio, e esse sentido se relaciona com o comportamento de outras pessoas.
Por isso, Weber considerava o indivíduo e suas ações como ponto chave da investigação, isto é, o ponto de partida de estudo para a Sociologia - a compreensão e a percepção do sentido que o indivíduo atribui às suas escolhas - uma ciência da conduta humana na medida em que essa conduta possui um caráter social.
Ao contrário de Durkheim, Weber não pensava que a ordem social tivesse que se opor e se distinguir dos indivíduos como uma realidade exterior a eles, mas que as normas sociais se concretizam exatamente quando se manifestam em cada indivíduo sob a forma de motivação. 
*
Diferenças entre a metodologia de 
Durkheim: Sociedade 		FATO 			SOCIAL 		 
Indivíduo 
Weber
Sociedade
 AÇÃO 		SOCIAL
Individuo
*
O Individuo e a Sociedade 
Para Max Weber o indivíduo devia ser o núcleo central de análise, porque ele é o único que pode definir intenções e finalidades para seus atos. Desse modo, o ponto de partida da Sociologia é a compreensão da ação dos indivíduos, atuando e vivenciando situações sociais com determinadas motivações e intenções.
*
Para Max Weber, ao contrário de Durkheim, a preocupação fundamental é o indivíduo e suas ações. 
A sociologia weberiana sempre esteve preocupada com a compreensão da ação dos indivíduos: por que indivíduos, em uma situação determinada, tomam determinadas decisões? Quais são as razões para esses atos? 
A sociedade existe concretamente, mas não é algo externo e que estaria acima dos indivíduos; ela é o conjunto das ações deles relacionando-se reciprocamente. 
Assim, Weber, partindo do indivíduo e de suas motivações, pretende compreender a sociedade como um todo. 
*
Metodologia de Weber:
TIPO IDEAL: é um conceito limite para medir a realidade que não tem correspondência concreta na vida real.
Utilizada para a interpretação de três tipos de ação Social:
Tradicional
Racional
Irracional ou Emotiva
*
AÇÃO SOCIAL
O Conceito básico de Weber é o da ação social, que ele entende como ato de se comunicar, de se relacionar , tendo alguma orientação quanto às ações dos outros
 ações que podem ser passadas, presentes ou futuras. Esses “outros”, tanto pode ser um indivíduo, apenas, como uma pluralidade deles, indeterminados e até desconhecidos. 
Como ele mesmo exemplifica, o dinheiro significa um elemento de intercâmbio que alguém aceita no processo de troca de qualquer bem, e que outro indivíduo utiliza porque sua ação está orientada na expectativa de que outros tantos, conhecidos ou não, estarão dispostos aceitá-lo também como elemento de troca.. 
*
Quando uma Ação é Social
“Fechar a janela para evitar a entrada do sol dentro de casa.
“Pessoas abrindo o guarda chuva na rua ao mesmo tempo.”
“Dois ciclistas que se chocam acidentalmente.”
“Por ação deve-se entender uma conduta humana (seja fazer interno ou externo, seja um omitir ou um permitir) sempre que o sujeito ou os sujeitos da ação atribuam a ela um sentido subjetivo”
*
Quando uma Ação é Social
Fechar a janela para evitar as observações das pessoas em relação a sua privacidade.”
“A escolha de um tênis mais barato em vez de um tênis mais caro ou da moda”.
Escrever uma carta
*
TIPOS DE AÇÃO SOCIAL
Ação afetiva
 É aquela ditada pelo estado de consciência ou humor do sujeito, é definida por uma reação emocional do ator em determinadas circunstâncias e não em relação a um objetivo ou a um sistema de valor, por exemplo, a mãe quando bate em seu filho por se comportar mal. 
*
TIPOS DE AÇÃO SOCIAL
Ação Tradicional
 É aquela ditada pelos hábitos, costumes, crenças transformadas numa segunda natureza, para agir conforme a tradição. O ator não precisa conceber um objeto, ou um valor nem ser impelido por uma emoção, obedece a reflexos adquiridos pela prática. Tanto a ação afetiva quanto a tradicional produzem relação entre pessoas (relações pessoais), são coletivas, comunitárias, nos dão noção de comunhão e conceito de comunidade. 
*
TIPOS DE AÇÃO SOCIAL
Ação Racional com Relação a um Valor 
 É aquela definida pela crença consciente no valor - interpretável como ético, estético, religioso ou qualquer outra forma - absoluto de uma determinada conduta. O ator age racionalmente aceitando todos os riscos, não para obter um resultado exterior, mas para permanecer fiel a sua honra, qual seja, a sua crença consciente no valor. O que importa é a própria ação.
 Exemplo: um capitão que afunda com o seu navio. 
*
TIPOS DE AÇÃO SOCIAL
Ação Racional com Relação a Fins 
 É determinada por expectativas no comportamento tanto de objetos do mundo exterior como de outros homens e utiliza essas expectativas como condições ou meios para alcance de fins próprios racionalmente avaliados e perseguidos. É uma ação concreta que tem um fim especifico, pautada por cálculos e previsibilidade. O que importa é alcançar os objetivos.
 Exemplo: Empresa capitalista 
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais