Buscar

PROCESSO PENAL I - AVALIANDOS

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301690809)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Um Delegado de Polícia determina a instauração de inquérito policial para apurar a prática do crime de receptação, supostamente praticado por José. Com relação ao Inquérito Policial, assinale a afirmativa que não constitui sua característica.
		
	
	Inquisitório.
	
	Escrito.
	
	Formal.
	 
	Indispensável.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301571665)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(MPU/MPDFT/Prom. Just. Adjunto/2002) O art. 5º, inciso LV, da Constituição da República assegura aos acusados em geral o contraditório e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. Com apoio nesse dispositivo, o acusado
		
	
	d.Poderá, se o requerer, usar a palavra pelo dobro do tempo destinado aos debates, no julgamento pelo tribunal do júri.
	
	a.Tem direito a ser previamente informado, durante o inquérito policial, da decretação de medidas cautelares, entre as quais a busca e apreensão domiciliar.
	
	b.Poderá dispensar a presença de advogado na audiência de inquirição das testemunhas arroladas na denúncia, por ser a defesa técnica um direito disponível nos atos de instrução
	 
	c.Tem direito de estar pessoalmente presente nos atos processuais, além do interrogatório, como exercício da sua autodefesa.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302266972)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O direito processual penal se assenta sobre uma constante tensão ¿social versus individual¿. Isto porque esse embate se dá entre o interesse público (pela segurança pública, assegurada pela efetividade da lei penal) e ¿ do outro lado ¿ a tutela dos direitos fundamentais do indivíduo. Sobre essa tensão, pode-se afirmar que atualmente:
		
	
	d) Não há como se afirmar a priori qual dos interesses em jogo (se o social ou o individual) assume maior valor, pois caberá ao juiz, a cada caso concreto, definir se o interesse público ou individual deverá prevalecer como função essencial do processo penal
	
	a) O processo penal se fundamenta na prevalência do interesse público (na persecução penal) sobre os direitos individuais do acusado, embora ambos recebam a proteção constitucional
	
	c) No atual cenário, é dado maior destaque ao aspecto utilitarista do processo penal, na medida em que a efetividade das normas penais materiais é questão destacada na Constituição de 1988
	 
	b) O processo penal deve ser entendido, em sua essência, como um instrumento de realização da máxima efetividade dos direitos fundamentais do acusado, sendo a sua função de instrumento da efetividade penal uma meta que deve a todo tempo se compatibilizar com a primeira perspectiva instrumental apontada
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302083753)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca das disposições contidas no CPP sobre o Inquérito Policial, assinale a correta.
		
	 
	Para verificar a possibilidade de haver a infração sido praticada de determinado modo, a autoridade policial poderá proceder à reprodução simulada dos fatos, desde que esta não contrarie a moralidade ou a ordem pública.
	
	A autoridade policial poderá mandar arquivar autos de inquérito.
	
	Nos crimes de ação privada, a autoridade policial poderá proceder a inquérito a requerimento de qualquer pessoa do povo que tiver conhecimento da existência de infração penal.
	
	Do despacho que indeferir o requerimento de abertura de inquérito caberá recurso para o tribunal competente.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301609027)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Brasileira, afrodescendente, casada com estrangeiro, com quem tem 4 filhos, dois nascidos no país do marido e dois nascidos no Brasil, comparece ao consulado do país estrangeiro para fazer o registro de nascimento dos filhos nascidos no Brasil e obter o passaporte para eles. A funcionária do consulado não aceita como suficientes o registro brasileiro e faz comentários jocosos a respeito dos diferentes fenótipos das crianças, pondo em dúvida a paternidade do marido. O casal representa ao Ministério Público solicitando a punição da funcionária pela prática de racismo:
		
	
	O MP nada pode fazer porque o fato ocorreu no Consulado de país estrangeiro;
	
	Só o MPF tem atribuição para oferecer a denúncia;
	 
	O MP deve encaminhar os elementos de prova ao Ministério das Relações Exteriores para que este solicite ao Governo Estrangeiro que proceda a apuração do fato e a persecução penal.
	
	O MPF pode oferecer a denúncia tendo em vista que o crime foi cometido no território nacional;
		
	 1a Questão (Ref.: 201301592259)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	ENADE 2009
O Ministério Público recebeu representação do Tribunal de Contas do Estado nos seguintes termos: "A fiscalização deste Tribunal de Contas apurou que Justina Semprônia, funcionária pública, na condição de reitora de uma Universidade Estadual, praticou as seguintes irregularidades na sua administração: contratação de pessoal sem concurso público, contratação de pessoal em período proibido, manutenção de pessoal com contrato vencido e recebimento de servidores cedidos irregularmente. Segundo consta nos documentos, tais fatos ocorreram entre abril de 2004 e abril de 2008. Não obstante inexista qualquer proveito próprio ou de outrem dissociado do interesse público, tais fatos constituem graves irregularidades, razão pela qual a presente representação é enviada ao Ministério Público."
Com base nesse relato, o que deve fazer o Ministério Público?
		
	
	Representação ao Tribunal de Justiça, já que se trata de mera infração administrativa.
	
	Instauração de representação ao Tribunal de Contas do Estado, já que se trata de mera infração administrativa.
	 
	Instauração de inquérito para apuração do crime de utilização irregular de verbas públicas.
	
	Instauração de inquérito para apuração do crime de peculato.
	
	Instauração de inquérito para apuração do crime de prevaricação.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302077844)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	É INCORRETO afirmar que é característica do sistema processual brasileiro:
		
	 
	Fase preparatória com inquérito conduzido, coordenadamente, pelo MP e pela Polícia, iniciando-se a ação penal, sempre pública, após essa etapa.
	
	A justa causa, uma das condições para o exercício da ação penal, corresponde à existência de suporte probatório mínimo para que a acusação seja recebida e se dê prosseguimento ao processo.
	
	Distinção das figuras do órgão acusador, julgador, da defesa e do órgão responsável pela colheita da prova no procedimento preliminar.
	
	Iniciativa privativa do MP para a propositura da ação penal pública e, como exceção, pelo ofendido ou seu representante, no caso de ação penal privada subsidiária da pública.
	
	Necessidade de justa causa para a deflagração da ação penal, decorrente da tutela constitucional da dignidade da pessoa humana, sendo a sua falta atacável por habeas corpus.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302093592)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	MANUEL DA SILVA PRATICOU NA CIDADE DE PORTO MURTINHO UMA INFRAÇÃO PENAL DE MENOR POTENCIAL OFENSIVO. A AUTORIDADE POLICIAL LOCAL DEVERÁ:
		
	
	registrar o TCO e instaurar o inquérito policial.
	
	instaurar o inquérito policial; registrar o TCO e ainda, lavrar o auto de prisão em flagrante mantendo o conduzido preso até o decreto de prisão preventiva pela autoridade judicial.
	 
	providenciar a elaboração do TCO e remeter os envolvidos ao Juizado Especial Criminal.
	
	Obrigatoriamente, instaurar inquérito policial.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302147945)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que diz respeito às condições da ação penal e ao direito de representação, assinale V (verdadeiro) ou F (falso): a) ( ) A representação será retratável até o oferecimento da denúncia.b) ( ) A legitimidade passiva ad causam também diz respeito ao requisito da imputabilidade penal no critério de idade ligado ao acusado. Diante disso, poderá figurar como réu na Ação Penal somente o maior de 18 anos, devendo o menor ser representado por procurador com poderes específicos ou curador especial. c) ( ) A representação é condição necessária para o início da ação penal pública condicionada, porém é dispensável para instauração do inquérito policial. E, no caso de morte do ofendido, o direito de representação poderá ser exercido pelo seu cônjuge, ascendente, descendente ou irmão. d) ( ) De acordo com a possibilidade jurídica do pedido, é necessário que a conduta imputada na inicial acusatória seja descrita em lei como crime ou contravenção penal. Assinale a alternativa correta:
		
	
	F, F, F, V
	 
	V, F, F, V
	
	V, V, F, F
	
	F, V, V, F
	
	V, F, V, F
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301571675)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paulo Ricardo, funcionário público federal, foi ofendido, em razão do exercício de suas funções, por Ana Maria. Em face dessa situação hipotética, assinale a opção correta no que concerne à legitimidade para a propositura da respectiva ação penal.
		
	 
	Será concorrente a legitimidade de Paulo Ricardo, mediante queixa, e do MP, condicionada à representação do ofendido
	
	A ação penal será pública incondicionada, considerando-se que a ofensa foi praticada propter officium e que há manifesto interesse público na persecução criminal
	
	Somente o MP terá legitimidade para a propositura da ação penal, mas, para tanto, será necessária a representação do ofendido ou a requisição do chefe imediato de Paulo Ricardo
	
	A ação penal será privada, do tipo personalíssima
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201301571668)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a aplicação da lei penal e da lei processual penal, assinale a opção incorreta
		
	 
	O dispositivo constitucional que estabelece que a lei não retroagirá, salvo para beneficiar o réu, aplica-se à lei penal e à lei processual penal.
	
	Lei penal que substitua outra e que favoreça o agente aplica-se aos fatos anteriores à sua entrada em vigor, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.
	
	Os atos processuais realizados sob a vigência de lei processual anterior são considerados válidos, mesmo após a revogação da lei.
	
	As normas processuais têm aplicação imediata, ainda que o fato que deu origem ao processo seja anterior à entrada em vigor dessas normas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301592287)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	ENADE 2006
Alguém publica em uma página pessoal na rede mundial de computadores, fotos de crianças e adolescentes (entre 8 e 16 anos) nuas ou em situações que denotam atividade sexual. O Ministério Público não conseguiu, ainda, desvendar a identidade do autor, mas tem provas de que as fotos estão disponíveis em um site controlado por uma empresa
estrangeira. Conseguiu provar, também, que foram disponibilizadas na rede mundial de computadores por meio de um computador situado no Brasil e que todos os acessos a tais fotos ocorreram por meio de computadores também situados no Brasil.
Com base nos dados acima, é possível afirmar que o crime
		
	
	está sujeito à aplicação da lei brasileira, já que o Brasil se obrigou a reprimi-lo por meio de um Tratado Internacional.
	
	não está sujeito à aplicação da lei brasileira, já que praticado por estrangeiro no Brasil.
	 
	está sujeito à aplicação da lei brasileira, já que praticado no Brasil, independentemente da nacionalidade do agente.
	
	está sujeito à aplicação da lei brasileira, já que praticado por brasileiro no exterior.
	
	não está sujeito à aplicação da lei brasileira, já que praticado no país da sede da empresa estrangeira.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301608938)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a aplicação da lei penal e da lei processual penal, assinale a opção incorreta.
		
	
	As normas processuais têm aplicação imediata, ainda que o fato que deu origem ao processo seja anterior à entrada em vigor dessas normas.
	
	Os atos processuais realizados sob a vigência de lei processual anterior são considerados válidos, mesmo após a revogação da lei.
	
	Lei penal que substitua outra e que favoreça o agente aplica-se aos fatos anteriores à sua entrada em vigor, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.
	 
	O dispositivo constitucional que estabelece que a lei não retroagirá, salvo para beneficiar o réu, aplica-se à lei penal e à lei processual penal.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302227457)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A lei processual penal não regula o fato criminoso, mas, sim os procedimentos relacionados com o fato criminoso, razão pela qual, os atos processuais realizados sob o amparo da lei anterior consideram-se válidos e os realizados sob guarida da lei nova têm aplicação imediata. Com base nestas informações assinale a seguir a alternativa que julgar correta:
		
	
	Em razão do princípio da retroatividade da lei da lei mais benéfica, a lei processual penal poderá retroagir para beneficiar o acusado, em face da imposição contida na Constituição Federal
	 
	Em razão do princípio da irretroatividade a lei processual penal jamais retroagirá, pouco importando ser mais benéfica ao acusado
	
	À norma processual penal serão aplicados identicamente os princípios aplicáveis ao direito material, ou seja, aplica-se os princípios da norma penal
	
	Estão corretas as alternativas ¿a¿, ¿b¿ e ¿d
	
	A lei processual penal poderá ter efeito retroativo, caso o juiz, fundamentadamente, perceba que se trata de norma procedimental mais benéfica
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302090139)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB/SP 122ª) O assistente de acusação pode funcionar somente nos processos de :
		
	
	Crimes de ação penal pública incondicionada
	
	Ação penal pública condicionada
	
	Crimes de ação penal de iniciativa privada
	 
	Ação penal pública

Continue navegando