Buscar

produção de texto climatologia e análise rítmica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS – 1
Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro em sua tese Teoria e Clima Urbano (1976) faz o seguinte comentário acerca da contribuição de Max Sorre a climatologia: 
De 1882 a 1934 haveria, assim, meio século de uma climatologia em fase normal. Ao propor a séries de estudos atmosféricos em sucessão habitual de um lugar, Sorre revoluciona a conceituação de clima. [...] A proposta de Sorre não se reveste da pompa de uma teoria científica explicita e formulada nos moldes lógicos habituais da Ciência. Creio, porém, não ser exorbitância estabelecer cautelosa ou tímida analogia entre a redefinição do conceito de clima e as regras que devem nortear-lhe a pesquisa como, pelo menos, um embrião de teoria (p. 23 e 24).
 A partir do comentário de MONTEIRO (1976) disserte sobre o objeto e método da climatologia contemplando (5,0 pt):
 a. O histórico da climatologia da antiguidade até a atualidade. 
b. A climatologia brasileira: características e algumas contribuições. 
c. As diferenças entre a climatologia e meteorologia como ciências, bem como exemplos do emprego de técnicas que as diferencie. 
d. O conceito de clima a partir da concepção clássica Hann e do paradigma de “Sucessão habitual”. 
e. O conceito de estado atmosférico.
Climatologia
Há muito tempo o ser humano tenta compreender o ambiente em que vive. E na tentativa de compreender fez com que no decorrer dos séculos obras atribuídas às forças sobrenaturais se tornassem uma ciência. Como raios, trovões, chuvas, secas, ventos e etc. Assim começou a climatologia. E desde então foram surgindo várias invenções e formas de observar o tempo no intuito de entender alguns eventuais climáticos. Muitos métodos foram usados e a tecnologia foi evoluindo, assim, foi ficando mais fácil de saber como cada ação do tempo acontece, hoje a climatologia conta com um poderoso sistema inovador de tecnologia que ajuda na identificação e até na prevenção de eventuais desastres.
 No brasil, há uma grande variedade de climas, devido ao seu território extenso, a diversidade de formas de relevo, a altitude e dinâmica das correntes de massas de ar. Portanto, as massas de ar que mais interferem, diretamente, são a Equatorial, a topical e polar atlântica. Dessa forma são verificados vários tipos climáticos brasileiros. Temos então, como principais: subtropical, semiárido, equatorial úmido, equatorial semiúmido, tropical e tropical de altitude. O Brasil oferece uma boa contribuição para a climatologia. Segundo o acordo de paris, A NDC do Brasil corresponde a uma redução estimada em 66% em termos de emissões de gases efeito de estufa por unidade do PIB (intensidade de emissões) em 75% em termos de intensidade de emissões, ambas em relação a 2005. O Brasil, portanto, reduzirá emissões de gases de efeito estufa no contexto de um aumento contínuo da população e do PIB, bem como da renda per capita, o que confere ambição a essas metas.
Sabemos que a climatologia e meteorologia estudam o mesmo objeto, os fenômenos atmosféricos, entretanto, possuem abordagens diferenciadas. A meteorologia dedica-se ao estudo dos fenômenos imediatos, tanto para o presente quanto para o futuro já a climatologia dedica-se ao estudo dos fenômenos atmosféricos a médio e longo prazo.
A partir da concepção clássica Hann de que “o conjunto dos fenômenos meteorológicos que caracterizam a condição média da atmosfera em cada lugar da Terra”. Ressalta o estado médio da atmosfera sobre um lugar.
 Segundo ao conceito de estado atmosférico que:
” O tempo refere-se ao estado momentâneo que ocorre em um determinado local a partir do ar atmosférico que pode ocorrer de maneira lenta ou rápida. Em diferença, o clima refere-se ao conjunto de condições atmosféricas que ocorrem em determinados locais de forma marcante”.
Dessa forma, pode-se simplificar dizendo que o clima é a junção dos tipos de tempo que ocorrem em uma determinada região, tornando-se uma característica dela.
02. Leia com atenção: 
Entender a dinâmica da atmosfera constitui o mais representativo desafio para os estudiosos. A passagem da abordagem estático- estatística para a abordagem dinâmica exigiu muito empenho de meteorologistas e climatólogos; todavia, a análise da dinâmica das massas de ar e das frentes a ela associadas, bem como dos tipos de tempo, pareceu-lhes bastante satisfatória, embora sem entender de forma completa àquele desafio (DANI-OLIVEIRA & MENDONÇA 2007, p. 20).
O estudo do clima dentro da “análise rítmica” constitui um desafio. Sendo assim, discorra sobre essa temática, abordando os seguintes tópicos (5,0 pt):
a. O que compreende a análise rítmica do clima. 
b. As diferenças entre clima local, regional e microclima na perspectiva de Sorre (2006). 
c. As escalas espaciais e temporais do clima. 
d. Os elementos e fatores climáticos em cada escala de análise. 
e. O conceito de homosfera e sua relação com o clima.
Análise rítmica
A Análise rítmica é um método de analisar os elementos do clima de um determinado local, esse método foi criado por uma geógrafo brasileiro e consiste na análise diariamente das variáveis meteorológicas, a partir dessa obtenção e filtragens de dados é que se constrói um gráfico. E através da comparação entre diferentes períodos é possível identificar-se as anomalias climáticas. Vejamos algumas definições de clima, segundo Sorre. Temos o clima local, regional e o microclima. No primeiro ele denomina como a série de estados atmosféricos sobre determinado lugar em sua sucessão habitual. No segundo ele diz que é uma combinação singular; irredutível, pois não há dois locais cujos climas sejam idênticos, já no terceiro ele toma como ponto de partida o clima local ou estacional, porque ele corresponde a uma realidade concreta e, num certo sentido, elementar. Assim conceitua Sorre, cada um com uma definição diferente, mas com a mesma essência da climatologia.
 Temos duas escalas, as espaciais e temporais e para facilitar o entendimento do comportamento do clima, a escala espacial divide-se em três: Macroclima, Mesoclima e Microclima. A Macroclima abrange uma área maior, como um oceano ou um continente, A Mesoclima abrange uma área inferior, como uma cidade ou uma região metropolitana já a Microclima abrange uma pequena área, como uma casa ou uma praça. Os elementos do clima servem para definir o tipo climático de uma determinada região como a temperatura, a umidade e a pressão atmosférica. Os fatores climáticos são os responsáveis pelas características ou modificações dos elementos do clima, os principais fatores são: latitude, a altitude, a maritimidade, as correntes marítimas e as massas de ar, além daqueles relacionados às atividades humanas.
Dentro desse contexto, todo temos a homosfera que é a camada inferior da atmosfera, inicia-se no nível do mare se estende a 100 quilômetros de altitude, com constante composição e regulação de gases. A sua relação com o clima é que a atmosfera tem os gases, nuvens que armazenam a água, e ventos que influenciam diretamente no clima.

Continue navegando