Buscar

Biologia exercícios

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
REVISAO 3
BIOLOGIA BOTANICA E ECOLOGIA
*
*
REVISÃO
Mimetismo
Camuflagem
Homocromia
Homotipia
1) Camuflagem- o animal se confunde com o ambiente. É um lagarto, por exemplo, que fica com a mesma cor que uma pedra.
2) Mimetismo – o animal se parece com outro que é venenoso ou perigoso. Uma cobra não venenosa, por exemplo, pode ficar com o mesmo “jeitão” que outra com veneno.
*
*
1) Muitos predadores e presas se utilizam de suas cores como uma estratégia de sobrevivência e, desta forma, executam com sucesso suas atividades, como nos exemplos a seguir:
I. O bicho-pau, um inseto encontrado nas regiões tropicais e subtropicais do mundo inteiro, é totalmente inofensivo e possui movimentos lentos. Por apresentar forma e cor semelhantes a galhos de árvores, pode passar horas paralisado, sem que seja notado.
II. Uma espécie de aranha (Myrmarachne plataleoides) imita o tamanho, cor, formato e, até mesmo, o comportamento de uma formiga agressiva e de gosto ruim, para se proteger e minimizar as chances de ser devorada por predadores.
III. Membros de uma família de anfíbio (Dendrobatidae) apresentam colorido intenso e produzem toxinas potentes que se encontram na pele. Algumas tribos indígenas da América do Sul utilizam estas toxinas na ponta das flechas para capturar pequenos animais. Os três exemplos tratam, respectivamente, das seguintes estratégias de defesa:
A) Mimetismo, mimetismo, camuflagem.
B) Camuflagem, mimetismo, coloração de advertência.
C) Camuflagem, camuflagem, mimetismo.
D) Mimetismo, camuflagem, coloração de advertência.
*
*
2) UFSM - O bicho-pau, inseto do grupo dos gafanhotos, tem forma semelhante a um graveto. Outros insetos são parecidos com folhas devido à sua forma e coloração. Esse fenômeno em que animais apresentam grande semelhança com o ambiente onde vivem, o que facilita esconderem-se de predadores ou presas, é chamado de  a) mutualismo.        
b) camuflagem.        
c) protocooperação.         
d) mimetismo.        
e) inquilinismo.
*
*
3) UECE - A adaptação que ocorre com determinados tipos de borboletas, cujas espécies palatáveis apresentam um padrão de coloração que a disfarça como impalatável, enquanto em outros casos diversas espécies impalatáveis convergem na aparência, cada uma ganhando proteção derivada de sua similaridade com as outras espécies é denominada de
 a) camuflagem.        
b) mimetismo.         
c) seleção estabilizadora.         
d) seleção artificial.
*
*
4) UFRN - Prosseguindo-se a caminhada pela mata atlântica, (...) as espécies da floresta apresentam outros tipos de adaptações. Um desses tipos, diz ele, é o MIMETISMO. Esse fenômeno é exemplificado pela  a) capacidade da erva-de-passarinho de sugar a seiva bruta de plantas nas quais se fixa.  b) associação entre algas e fungos, a qual dá origem aos líquens.  c) semelhança entre gafanhotos e folhas, quanto ao formato e à coloração.  d) variação da cor dos caracóis, o que nos permite distingui-los dentro do seu habitat natural.
*
*
5) UFJF - Uma espécie animal (A), produtora de substâncias tóxicas, possui cores vivas, de advertência, que facilitam o seu reconhecimento como perigosa para o predador. Por outro lado, uma outra espécie (B), que não é tóxica, também apresenta essas cores, sendo, assim, favorecida pela seleção natural, já que os predadores também a evitam. Assinale a alternativa que define o modelo de adaptação da espécie B: a) Inquilinismo         
b) Competição         
c) Mimetismo         
d) Protocooperação         
e) Co-dominância  
*
*
6) UnB - A figura a seguir mostra esquematicamente a quantidade de espécies conhecida nos grandes grupos de animais, plantas, fungos, protozoários e bactérias. Cada organismo representa um grupo taxonômico, e o tamanho do mesmo na figura é proporcional ao número de espécies conhecidas nesse grupo. Por exemplo, o número de insetos é muito maior que o de aves, como se pode ver pelo tamanho desses animais.  A figura também ilustra alguns aspectos relacionados com a evolução das espécies. A respeito desse tema, julgue os seguintes itens. 
(1) Todos os animais representados na figura pertencem a filos diferentes.  (2) A camuflagem, freqüentemente encontrada nos organismos do grupo V, evoluiu por seleção natural e funciona, na maioria das vezes, como mecanismo de defesa contra predadores.  (3) Dos grupos de animais invertebrados representados na figura, aqueles que mais se aproximam dos peixes, segundo critérios embriológicos, são os organismos dos grupos V e VI. 
(4) Mecanismos que dificultam a perda de água explicam a maior diversidade de organismos do grupo V no ambiente terrestre, quando comparados aos do grupo VIII.
*
*
http://questoesbiologicas.blogspot.com.br/2014/03/biologia-cesupa_7851.html
https://sites.google.com/site/biologiaaulaseprovas/identidade-dos-seres-vivos/adaptacao-dos-organismos-a-diferentes-ambientes/adaptacoes-nas-presas-e-nos-predadores-predatismo-camuflagem-e-coloracao-de-advertencia

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando