Buscar

Resumo Fundamentos das Ciências Sociais Cap 3 RESUMO

Prévia do material em texto

Resumo : Capítulo 3
 
 Passeando pela história 
 Em 1988 entrou em vigor uma constituição . O artigo 5° diz em seu início que todos são iguais perante a lei , sem distinção de qualquer natureza , garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida , à liberdade , à igualdade , à segurança e à propriedade .
 O iluminismo surgiu no século XVIII . Esse movimento criticava o formato de organização do Estados nacionais Europeus , e defendiam a construção de um Estado onde a liberdade e a igualdade fossem características mais significativas . O pensamento iluminista deu origem a duas escolas econômicas liberais , ambas orientadas pela lógica da não interferência do Estado na economia : O liberalismo clássico Inglês e a escola fisiocrata .
 As ideias de liberdade e igualdade vão marcar profundamente a vida dos franceses . Elas vão encontrar no final do século XVIII um cenário de grave crise econômica em toda França. É por isso que as ideias iluministas tiveram tanta repercussão na França .
 Na revolução industrial a Inglaterra foi a primeira nação que construiu suas indústrias porque conseguiu reunir todas as condições necessárias para esta empreitada .
 O grande diferencial da Revolução Industrial é então a introdução das máquinas , ou melhor , a transferência do saber fazer do indivíduo para a máquina .
 A revolução Industrial produziu diversos efeitos : ela marcou o início da sociedade capitalista , estabeleceu que a burguesia e o proletariado são as novas classes sociais básicas e a utilização constante e cada vez maior de máquinas .
 É importante ressaltar que a industrialização iniciada na Inglaterra , ao longo do século XVIII , expandiu-se pela Europa no século XIX e , assim como a Inglaterra , produziu impactos sociais , na mesma proporção, levando ao aparecimento de ideologias que procuravam conceber a sociedade do ponto de vista dos interesses da classe trabalhadora . São algumas dela : O socialismo Utópico , o socialismo científico e o anarquismo .
 A segunda Revolução Industrial foi o resultado de novas descobertas científicas aplicadas ao processo industrial . O resultado final foi um aumento significativo da produção industrial , o que gerou por um lado , uma gigantesca concentração de capital e, por outro lado , uma também gigantesca necessidade de garantir novos mercados consumidores e fornecedores de matérias – primas , dando início a um fenômeno que chamamos de expansão imperialista .
 Inaugurava-se a fase do capitalismo monopolista financeiro , na qual as grandes indústrias garantiam à burguesia um controle político na mesma proporção , o que lhes permitiu influenciar políticas governamentais que favoreciam seus interesses econômicos . Ao lado do crescimento econômico, da modernização dos grandes centros urbanos funcionava um universo paralelo de pobreza e miséria .

Continue navegando