Buscar

VIOLÊNCIA, DESIGUALDADE E SUSTENTABILIDADE NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DIGITAL.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

VIOLÊNCIA, DESIGUALDADE E SUSTENTABILIDADE NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DIGITAL. 
Cheyenne de Oliveira Alencar[1: cheyenne_alencar@hotmail.com , Acadêmica de Direito, Diretora de cultura e eventos do C.A de Direito]
Izabel Santina Fechine de Oliveira Landim[2: izabelfechinelandim@gmail.com, Acadêmica de Direito, Assistente Social, Tesoureira do C. A de Direito³ polianaitala@gmail.com, Acadêmica de Direito]
Itala Poliana Vieira Carreiro³
Introdução
O presente trabalho trata-se de uma questão que vem sido extremamente discutido nos dias de hoje em relação à sustentabilidade, a pesquisa tem como principal foco fomentar a reflexão do leitor em relação ao desenvolvimento sustentável e sua conexão com o meio ambiente atual. Discutiremos ainda as dimensões básicas do desenvolvimento sustentável, entre eles a ética e a prática bem como os princípios que lhe regem para a construção de um meio ambiente de paz e uma sociedade conscientizada. A finalidade deste trabalho é contribuir para que as pessoas possam lidar com a contemporaneidade e transformar a mente humana para que sejam capazes de começarem uma mudança individual para posteriormente conseguir progredir no coletivo.
Palavras-chave: Sociedade digital; Sustentabilidade; Violência; Desigualdade.
Resultados e Discursões
Neste momento que vivemos é necessário que a sociedade tome conhecimento sobre o que se passa em relação ao meio ambiente. Através da presente pesquisa não vale salientar apenas o meio ambiente mais a sustentabilidade como um todo, buscando como principal fonte de pesquisa a tecnologia. Hoje em dia, a internet é o meio de comunicação mais utilizado pela população, sabendo que ela abrange um leque de informações, comunicações e entretenimento. A sua importância para a sociedade atual chega a ser absurda. Por outro lado é notório que estamos perdendo a prática da leitura e nos tornando prolixo devido à facilidade as informações contidas na internet. Iremos mostrar no desenvolver deste trabalho a importância da tecnologia para a sustentabilidade e os seus principais prejuízos.
Os avanços das redes sociais são impulsionadas pelas novas tecnologias digitais, portanto, a sociedade atual vive uma revolução cultural acelerada pelas inovações tecnológicas de informação e transmissão globalizada das comunicações, havendo uma extrapolação sem limites geográficos e físicos entre os indivíduos de vários países. Transformando as diversas sociedades onde se juntam as raças, etnias e qualquer agrupamento humano que faça uso dos recursos disponibilizados pela informática e disseminação das informações. (Pinheiro, 2010)
	Diante tantos avanços tecnológicos é impossível não afirmar que acontece o surgimento de uma nova sociedade digital. A internet é usada como fonte de pesquisa para todo tipo de projeto que se possa imaginar, desta forma através dessa sociedade digital estudaremos as principais relevâncias tecnológicas para a sustentabilidade atual no meio social, buscando os principais pontos e focos para o melhoramento de projetos e meios de preservação da sustentabilidade. Tentando diminuir a violência e a desigualdade presente neste meio. Acredita-se que a internet pode ser um meio principal para ser utilizado a atingir um número maior de pessoas que possam ter acesso as problemáticas atuais nessa seara.
	Quando se fala em sustentabilidade e tecnologia podemos perceber a ligação que possuem e a contribuição que o avanço tecnológico tem feito para obtermos grandes mudanças na sociedade. Hoje em dia o acesso ao material digital está ultrapassando barreiras, criando conexões com o mundo: 
O que se destaca, então, é o grande índice de novas tecnologias criadas para tentar combater o desperdício abusivo de resíduos prejudiciais ao meio ambiente. Criar modelos de eletrônicos que gerem mais economia e tenham uma durabilidade maior. Feitos com produtos menos poluentes e que, de certa forma, podem ser recicláveis. (Thainan Gomes Bitti- Aluna do 2° ano de jornalismo da USJT - Estagiária e colaboradora do Universo Sustentável)
O que é uma sociedade virtual? Como faremos para atingir o maior potencial de pessoas para terem acesso a projetos de sustentabilidade cultural e econômica no país? Como fomentar a conscientização? Atualmente é necessário quebrar esses paradigmas, saindo de uma cosmovisão e buscando as soluções necessárias com a contribuição da tecnologia, fomentando a informação, e buscando entender a tecnologia e suas maneiras de contribuição para o meio ambiente e suas formas sustentáveis para solucionar as principais problemáticas na sociedade, visando ainda, a sociedade digital que é a nova era social.
Para Pinheiro (2010) Apud OLIVEIRA“a globalização da economia e da sociedade exige a globalização do pensamento jurídico, de modo a encontrar mecanismos de aplicação de normas que possam extrapolar os princípios da territorialidade”. Segundo Samuel Huntigton apud Pinheiro “o maior desafio da evolução humana é cultural”.
Outrossim, com a chegada da internet e a acelerada globalização dos meios de comunicação através da internet trouxe consigo uma serie de direitos a serem tutelados, tais como o direito a intimidade, à honra e à vida privada.
Não devemos achar, portanto que o Direito Digital é totalmente novo. Ao contrário, tem sua guarida na maioria dos princípios do Direito atual, além de aproveitar a maior parte da legislação em vigor. A mudança está na postura de quem a interpreta e faz sua aplicação. É errado, portanto, pensar quea a tecnologia cria um grande buraco negr, no qual a sociedade fica à margem do Direito, uma vez que as leis que estão em vigor são aplicáveis à matéria, desde que com sua devida interpretação. O Direito tem de partir do pressuposto de que já vivemos uma sociedade globalizada. (PINHEIRO, 2010 p. 77, Apud OLIVEIRA; OLIVEIRA).
	De toda forma, quando pensamos em tecnologia associamos rapidamente a internet, e visamos diversos perigos que a internet pode nos propor como um buraco negro de informações onde boa parte delas são farsas. Deste modo, é preocupante a forma como algumas pessoa utilizam esse mecanismo para buscar informações, que muitas vezes possuem fatos invertidos que serão reflexos de prejuízos futuros para determinadas áreas em que esta informação for adotada. Entretanto, não devemos nos prender apenas a negatividade da tecnologia, pois sabemos que através dela é possível um alcance maior de pessoas que possam a vir ser conscientizadas diante tantas temáticas como violência, homofobia, feminismo, direito ambiental entre outros. Boa parte das pessoas acreditam que o direito digital é algo novo, entretanto, percebemos que o Direito digital talvez seja o mecanismo da sustentabilidade:
Não devemos achar, portanto que o Direito Digital é totalmente novo. Ao contrário, tem sua guarida na maioria dos princípios do Direito atual, além de aproveitar a maior parte da legislação em vigor. A mudança está na postura de quem a interpreta e faz sua aplicação. É errado, portanto, pensar que a tecnologia cria um grande buraco negro, no qual a sociedade fica à margem do Direito, uma vez que as leis que estão em vigor são aplicáveis à matéria, desde que com sua devida interpretação. O Direito tem de partir do pressuposto de que já vivemos uma sociedade globalizada. (PINHEIRO, 2010 p. 77, Apud OLIVEIRA; OLIVEIRA. 
Considerações Finais
	É através de pesquisas cientificas que atingir-se-á meios para diminuir a violência sofrida e as desigualdades no sistema global, através da construção de um estado sustentável, na busca da paz e solidariedade social, pautado nos princípios da sustentabilidade.
Referências:
LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Questão Ambiental e Educação: Contribuições Para o Debate. Ambiente & Sociedade - Ano II - No 5 - 2o Semestre de 1999. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/asoc/n5/n5a10.pdf. Acesso em 09 de setembro de 2017.
OLIVEIRA, Wenderson Silva Marques de; OLIVEIRA, Nubia de Fatima Costa. Sociedade digital, Direito e Internet. Disponível em<http://www.atenas.edu.br/Faculdade/arquivos/NucleoIniciacaoCiencia/REVISTAS/REVIST2011/7.pdf> Acesso em 09 de setembro de 2017.
TEIXEIRA, Clarissa Stefani, et al. Via Revista. Smart Cities – Como Cidades Inteligentes Geram Cidades Sustentáveis. Projeto Gráfico: Mariana Barardi Edição: Sicilia Vechi (SC 01798 JP) http://via.ufsc.br/ ISSN 2525-6890 Disponível em <http://via.ufsc.br/wp-content/uploads/2016/10/revistaVIA-1ed.pdf> Acesso em 09 de Setembro de 2017.
	
BITTI, Tainan Gomes. Tecnologias a Favor de Meio Ambiente. Disponível em http://www.usjt.br/universo_sustentavel/index.php/arquivo-de-noticias/191-tecnologias-a-favor-do-meio-ambiente-.html. Acesso em 10 de Outubro de 2017.

Outros materiais