Buscar

Jurisdição: Função do Estado na Solução de Conflitos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Jurisdição
Conceito: Função do Estado, exercida por meio do juiz dentro de um processo para a solução de um litígio. Pode ser definida em função da área geográfica, por exemplo: Tribunais Estaduais, com poder só no Estado de atuação ou da matéria (p.ex., Juízes e Tribunais do Trabalho, com poder de dizer o direito só em assunto de Direito do Trabalho).
Funções do Estado: Legislação, administração e jurisdição.
Jurisdição difere da legislação, porque consiste na solução de conflitos de interesse apresentadas ao Estado-juiz, este fazendo justiça em casos concretos. Legislação são normas de caráter genérico e abstrato não destinada a um caso concreto.
As diferenças entre jurisdição e administração são: a) o administrador não possui o poder de atuar na realização do bem comum; b) não tem caráter substitutivo; c) os atos administrativos não são definitivos. Só na jurisdição reside o escopo social magno de resolver os conflitos entre as pessoas.
2)Conceitos
- Aptidão da Jurisdição:
“O art. 16 do novo CPC repete, com modificação de texto, o art. 1º do CPC de 1973, suprimindo a distinção entre a ‘jurisdição contenciosa’ e a ‘jurisdição voluntária’. Em rigor, tanto quanto no direito em vigor, a norma é insuficiente porque a jurisdição deriva, em primeiro plano, não da lei ou do Código de Processo Civil, mas, sim, superiormente, da Constituição Federal.”. (Bueno, Cassio Scarpinella – Novo Código de Processo Civil anotado/Cassio Scarpinella Bueno. São Paulo: Saraiva, 2015. p. 54).
- Agência reguladoras (ANS, ANATEL): Exerce atividade jurisdicional?
As mesmas tem função de regulamentar e fiscalizar, e até mesmo aplicar sanções para manter a ordem, seja qual for a área de atuação da agência. Mas isso não quer dizer que as agências reguladoras exercem atividade jurisdicional, pois as regras impostas pelas mesmas não são “maiores” que as leis vigentes, sendo assim qualquer decisão sancionada por qualquer agência reguladora pode ser levada a juízo.
Teoria sobre a Jurisdição:

Continue navegando