Buscar

Considerando o interesse público que deve permear a atuação da Administração Pública e, em especial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO ADMINISTRATIVO II
	Simulado: CCJ0011_SM_201703113594 V.1 
	Aluno(a): CLEITON DA CONCEIÇÃO NETO
	Matrícula: 201703113594
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 24/10/2017 16:45:13 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201703891712)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando o interesse público que deve permear a atuação da Administração Pública e, em especial as disposições contidas na CRFB de 1988 e na Lei 8429/1992, pode-se afirmar que a representação à autoridade administrativa para fins de investigação destinada a apurar ato de improbidade administrativa:
		
	
	deve ser encaminhada sempre ao Tribunal de Contas respectivo, para após admissibilidade, ser enviada à autoridade administrativa direta.
	
	deve necessariamente ser apresentada por membro do Ministério Público Estadual ou Federal.
	
	Somente poderá ser apresentada pela autoridade administrativa ou pelo Ministério Público, sem prejuízo do livre acesso à justiça de qualquer pessoa.
	 
	poderá ser apresentada por qualquer pessoa.
	
	deve ser confirmada por membro do Ministério Público, ainda que apresentada por qualquer pessoa.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703893008)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO Caso o Estado delegue a reforma, manutenção e operação de uma rodovia estadual à iniciativa privada, com a previsão de que a amortização dos investimentos e a remuneração do particular decorram apenas da tarifa cobrada dos usuários do serviço, estaremos diante de um
		
	
	concessão administrativa
	 
	concessão patrocinada
	
	concessão de obra pública
	 
	concessão de serviço público precedida da execução de obra pública
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703315722)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	VI Exame de Ordem Unificado
Ambulância do Corpo de Bombeiros envolveu-se em acidente de trânsito com automóvel dirigido por particular, que trafegava na mão contrária de direção. No acidente, o motorista do automóvel sofreu grave lesão, comprometendo a mobilidade de um dos membros superiores. Nesse caso, é correto afirmar que
		
	 
	não haverá o dever de indenizar se ficar configurada a culpa exclusiva da vítima, que dirigia na contramão, excluindo a responsabilidade do Estado.
	
	existe responsabilidade objetiva do Estado em decorrência da prática de ato ilícito, pois há nexo causal entre o dano sofrido pelo particular e a conduta do agente público.
	
	não se cogita de responsabilidade objetiva do Estado porque não houve a chamada culpa ou falha do serviço. E, de todo modo, a indenização do particular, se cabível, ficaria restrita aos danos materiais, pois o Estado não responde por danos morais.
	
	está plenamente caracterizada a responsabilidade civil do Estado, que se fundamenta na teoria do risco integral.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703807897)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Astrobaldo, motorista de taxi há 25 anos, trafegava por via de rodagem como fazia por todos os dias de sua vida profissional, quando foi surpreendido pela queda de um galho de mangueira. A queda foi provocada pelo acúmulo de ¿erva de passarinho¿ por conta de falta de manutenção cuja competência é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O galho atingiu em cheio o para-brisa de seu taxi. Tal acidente forçou Astrobaldo a submeter o veículo a reparos, onde o carro ficou parado por dois dias inteiros, impossibilitando o motorista de realizar suas tarefas laborais. Indique a alternativa correta:
		
	
	A doutrina majoritária entende que mesmo em caso de omissão do Poder Público, este será responsabilizado objetivamente, bastando Astrobaldo demonstrar o nexo de causalidade entre a conduta do Município e o dano sofrido.
	 
	Segundo a doutrina dominante, o Município deve ser responsabilizado subjetivamente por culpa do serviço, visto que a falta de manutenção configura omissão do Poder Público.
	
	O agente público que deveria ter realizado a manutenção na árvore poderá ser responsabilizado objetivamente pelo dano causado a Astrobaldo.
	
	Astrobaldo não pode responsabilizar o Município, pois a queda do galho ocorreu por situação de força maior, caso de excludente de responsabilidade.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703345328)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB/FGV) No que concerne à intervenção do Estado sobre a propriedade privada, é correto afirmar que
		
	
	o tombamento implica a instituição de direito real de natureza pública, impondo ao proprietário a obrigação de suportar um ônus parcial sobre o imóvel de sua propriedade, em beneficio de serviços de interesse coletivo.
	 
	as limitações administrativas constituem medidas previstas em lei com fundamento no poder de polícia do Estado, gerando para os proprietários obrigações positivas ou negativas, com o fim de condicionar o exercício do direito de propriedade ao bem-estar social.
	
	a servidão administrativa afeta o caráter absoluto do direito de propriedade, implicando limitação perpétua do mesmo ern benefício do interesse coletivo.
	
	a requisição de bens móveis e fungíveis impõe obrigações de caráter geral a proprietários indeterminados, em benefício do interesse geral, não afetando o caráter perpétuo e irrevogável do direito de propriedade.

Outros materiais