Buscar

trabalho de OPTL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PESQUIZA PARA A AMOSTRA CULTURAL
Por que a escrita foi criada e como
Antes do surgimento da escrita, os gregos antigos usavam um mensageiro para levar a mensagem, pois naquela época a comunicação era feita apenas cara a cara, e esse mensageiro ia a cavalo ou de navio encontrar a pessoa desejada.
A escrita surgiu como símbolos que eram usados para registrar e facilitar o comércio, logo depois foi usado para registrar os acontecimentos que envolviam a sociedade. Esses símbolos facilitavam a vida de todos desde os comerciantes até aos mais ricos daquela época, e a idéia de poder gravar uma notícia ou um acontecimento era ótima e o governo da Grécia antiga a usou para gravar leis que determinavam o que devia ou não fazer.
O surgimento da escrita deu inicio a um tipo de comunicação que tornava possível entrar em contato com mensagens escritas manualmente por alguém, que facilitava a comunicação de uma cidade a outra ou até de um país a outro.
A literatura afro-brasileira e africana
Essa literatura busca sempre valorizar sua diversidade étnica e cultural. Nas escolas as crianças aprendem desde pequenas como surgiram as suas crenças e sua cultura, e aprendem a valorizar sua cor e seus traços e principalmente lutar pelos seus direitos de estudar e crescer em um mundo sem o racismo.
Exemplos da literatura afro-brasileira e africana
Menina bonita do laço de fita – Ana Maria Machado
A autora coloca em cena, através da história de um coelho branco que se apaixona por uma menina negra, alguns assuntos muito debatidos nos dias de hoje, como a auto-estima de crianças negras e a igualdade social.
2. O menino Marrom – Ziraldo
O livro conta a história da amizade entre dois meninos, um negro e um branco. O autor fala sobre as suas diferenças humanas, realçando o preconceito em alguns momentos.
3. O cabelo da Lelê – Valéria Belém
Lelê é uma linda menina negra que não gosta de seu cabelo cheio de cachinhos. Um dia, através de um fantasma de um livro, começa a entender melhor a origem de seu cabelo e, assim, começa a valorizar seu tipo de beleza.
4. Lendas de África – Júlio Emilio Brás 
 O livro mostra fábulas tipicamente africanas para leitores de todo o mundo, além de passar valores do “tempo em que os animais ainda falavam”.

Continue navegando