Resumo dos Tipos de dominação para Max Weber
1 pág.

Resumo dos Tipos de dominação para Max Weber


DisciplinaIntrodução Às Ciências Sociais425 materiais1.684 seguidores
Pré-visualização1 página
Na Teoria da Dominação, Max Weber (1864-1920) apresentou em seu livro Economia e Sociedade, o texto "Os três tipos de dominação Legitima", cada um deles analisados isoladamente na teoria ou de um modo abstrato, mas que na pratica se fundem. De acordo com ele Poder se difere de dominação, pois é algo disforme que impõem a própria vontade dentro de uma relação, mesmo com resistência, e quando combinado com a legitimidade formam a dominação, que é algo com forma e tem a possibilidade de encontrar obediência de um certo grupo. A submissão pode estar relacionada a diversos motivos, como vantagens e desvantagens de quem obedece, sendo sempre apoiada em bases jurídicas, sendo assim importante para formular a ordem social e manter o funcionamento da sociedade. Existem para Weber três formas clássicas de dominação, sendo elas : Legal, Tradicional e Carismática. 
 A dominação tradicional é a situação que se da por motivos de habito, baseada em tradições, respeito e conformismo. É a mais antiga forma de dominação e já esta enraizada na cultura. Um exemplo é a dominação patriarcal, que possui legitimidade afetiva. 
A dominação legal é por base das leis, onde a parte submissa elege a associação dominante e aceita regras formalmente definidas , então é a obediência ao direito. Esta relação é desprovida de sentimentos, e não reconhece a pessoa que esta no cargo , sendo um poder impessoal e sempre seguindo a regra, com um controle racional para atingir os objetivos. Exemplos são as empresas capitalistas privadas, o Estado, e as forças armadas, que possuem legitimidade burocrática.
A dominação carismática é aquela que há uma identificação e confiança a qualidade do líder, como o carisma ou a coragem. Ela é instável e tem a tendência de se tornar tradicional ou legal para se firmar, pois não tem nenhuma legitimidade. Exemplos são: a Igreja e lideres históricos como Mandela. 
Todos os tipos de dominação podem ser quebrados ou fundidos por outros, na realidade não existem separados, como em casos históricos que o poder legal é interrompido pela dominação carismática.
Natanael
Natanael fez um comentário
Ótimo conteúdo
0 aprovações
Carregar mais