Buscar

Resumo dos Tipos de dominação para Max Weber

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Na Teoria da Dominação, Max Weber (1864-1920) apresentou em seu livro Economia e Sociedade, o texto "Os três tipos de dominação Legitima", cada um deles analisados isoladamente na teoria ou de um modo abstrato, mas que na pratica se fundem. De acordo com ele Poder se difere de dominação, pois é algo disforme que impõem a própria vontade dentro de uma relação, mesmo com resistência, e quando combinado com a legitimidade formam a dominação, que é algo com forma e tem a possibilidade de encontrar obediência de um certo grupo. A submissão pode estar relacionada a diversos motivos, como vantagens e desvantagens de quem obedece, sendo sempre apoiada em bases jurídicas, sendo assim importante para formular a ordem social e manter o funcionamento da sociedade. Existem para Weber três formas clássicas de dominação, sendo elas : Legal, Tradicional e Carismática. 
 A dominação tradicional é a situação que se da por motivos de habito, baseada em tradições, respeito e conformismo. É a mais antiga forma de dominação e já esta enraizada na cultura. Um exemplo é a dominação patriarcal, que possui legitimidade afetiva. 
A dominação legal é por base das leis, onde a parte submissa elege a associação dominante e aceita regras formalmente definidas , então é a obediência ao direito. Esta relação é desprovida de sentimentos, e não reconhece a pessoa que esta no cargo , sendo um poder impessoal e sempre seguindo a regra, com um controle racional para atingir os objetivos. Exemplos são as empresas capitalistas privadas, o Estado, e as forças armadas, que possuem legitimidade burocrática.
A dominação carismática é aquela que há uma identificação e confiança a qualidade do líder, como o carisma ou a coragem. Ela é instável e tem a tendência de se tornar tradicional ou legal para se firmar, pois não tem nenhuma legitimidade. Exemplos são: a Igreja e lideres históricos como Mandela. 
Todos os tipos de dominação podem ser quebrados ou fundidos por outros, na realidade não existem separados, como em casos históricos que o poder legal é interrompido pela dominação carismática.

Continue navegando