Buscar

A vida de LARAZO Ramos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A vida de 
Lázaro Ramos
Ator, apresentador, cineasta e escritor de literatura infantil brasileiro, Lázaro Ramos é um ícone do orgulho baiano! 
Magazine News
Magazine News
Biografia.................1
Carreira.....................................6
Vida.........................1
2
Biografia de Lázaro ramos
Lázaro Ramos nasceu em salvador,1 de novembro de 1978.
Começou a estudar teatro na escola e logo aos 10 anos de idade já fazia pequenos trabalhos no teatro com o nome artístico: Lula Somar (Nome formado das duas primeiras letras do seu nome composto "Lu" de Luís, "La" de Lázaro e "Somar" do sobrenome "Ramos", só que ao contrário). Quem contou a curiosidade do nome Lula Somar foi o próprio ator, durante entrevista no Programa do Jo , exibida no dia 4 de Agosto de 2016 pela Rede Globo.
Aos 15 anos entrou para o Bando de Teatro Olodum, dirigido por Marcio Meirelles e formado por atores negros, em Salvador. Enquanto dava seus primeiros passos para iniciar sua carreira, Lázaro Ramos trabalhou como técnico de laboratório de análises clínicas. Ele estudou Patologia no colegial técnico em Salvador. Nessa época sua mãe foi acometida por uma doença degenerativa. Lázaro, sendo filho único, ajudava a pagar as contas de casa.
1988
A bruxinha que era boa
1994
Bai Bai Pelô
1995
Zumbi Está Vivo e Continua Lutando
A casa Fechada
1996
Erê pra toda vida
Ópera de 3 Mirréis
1997
Cabaré da RaçaLondres(como Oxossi)
Bacantes(Participação especial)
Esmeralda a Vampira fetichista(como Bruxa Queche)
Tropicália e Bananas(como Gilberto Gil)
1998
Cuida Bem de Mim
Ópera de 3 Reais
Um Tal de Dom QuixoteDom Quixote de Cervantes
1999
A exceção e a regra
Sonho de uma Noite de Verão
2000
A Máquina
2002
Mamãe não Pode Saber.A ver estrelas. Homem objeto.
2007
O Método Grönholm
2015–atual
O Topo da Montanha
Carreira de Lazaro Ramos 
Lázaro Ramos, em um período relativamente curto de tempo, tornou-se um dos atores mais populares do Brasil, graças principalmente à sua atuação cômica em Cobras & Lagartos em 2006, oportunidade que o ator estreou em novelas. Sua "descoberta" aconteceu quando tinha apenas 15 anos de idade, no Bando de Teatro Olodum (que integra o Teatro Vila Velha e formado apenas por atores negros), na cidade de Salvador. Desde 1993, participou de mais de 14 espetáculos, incluindo o sucesso de público e crítica, a peça A Máquina, de João Falcão, juntamente com o também baiano Wagner Moura, Vladimir Brecht  Gustavo Falcão, e que fez muito sucesso no eixo Rio-São Paulo.]Participou também da peça Mamãe Não Pode Saber, novamente sob direção de João Falcão.
Em 2002, Lázaro Ramos marca sua estreia na Rede Globo na micros série “Pastores da Noite”, baseado na obra de Jorge Amado. No ano seguinte, ao lado de Lúcio Mauro Filho, Bruno Garcia, Wagner Moura e Zeus Britto forma o quinteto da série Sexo Frágil, onde todos os protagonistas interpretavam papéis masculinos e femininos. Lázaro Ramos deu vida aos irmãos Fred e Priscila. A personagem feminina foi trazida do espetáculo “Mamãe Não Pode Saber”. Em “Sexo Frágil”, além da sua risada peculiar, a personagem se destacava por acreditar ser “extremamente parecida” com a modelo Gisele Bundchen.
Apresentou diversos quadros no dominical Fantástico, como “O Homem Objeto”, “Instinto Humano”, “Os Sete Pecados Capitais”, “O Curioso” e “R1”, este último, apenas como locutor sobre a rotina dos médicos residentes no Hospital das Clinicas em São Paulo.
Em 2005 participou do filme A Máquina (baseado na peça de mesmo nome), de João Falcão, juntamente com o também baiano Wagner Moura, Vladimir Brecht e Gustavo Falcão, e que fez muito sucesso no eixo Rio-São Paulo.Participou também da peça Mamãe Não Pode Saber, novamente sob direção de João Falcão. No mesmo ano, o ator troca Salvador pelo Rio de Janeiro. Em Madame Satã, seu primeiro trabalho como protagonista no cinema, Lázaro Ramos representou a personalidade homossexual do bairro carioca da Lapa. O filme teve vários prêmios em festivais internacionais de cinema e com isso, Lázaro começou a ganhar fama por ter interpretado o papel principal.[O ano de 2006 marca a estreia de seu programa semanal Espelho. Toda segunda-feira, Lázaro Ramos promove o encontro com diversas personalidades no Canal Brasil, discutindo temas pertinentes ao cotidiano brasileiro. Uma entrevista com o rapper Criolo em 2013, onde o cantor mostra-se indignado com o cenário político brasileiro, vira lizou nas redes sociais, trazendo grande destaque ao programa.
Em 2007, em Duas Caras, viveu Evilásio Caó, envolvido em um triângulo amoroso com Solange e Júlia, interpretadas respectivamente por Sheron Menezes e Débora Falabella. Ainda no mesmo ano, estrelou o filme Ó Paí, Ó, ao lado novamente de Wagner Moura, onde seu personagem Roque era um "herói popular" aspirante a cantor. No ano seguinte resultou em uma série homônima exibida na Globo, que também já tinha sido peça teatral.[ Foi considerado pela Revista IstoÉ um dos 100 brasileiros mais influentes de 2007.[Em julho de 2009, foi nomeado embaixador do UNICEF.[Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.[Ainda em 2009, Lázaro Ramos foi o apresentador da 5ª edição do prêmio BRAVO! Prime de Cultura. Em 2010, retorna a teledramaturgia com uma pequena participação especial como ele mesmo na novela “Passione”.
Em 2011, interpretou André Gurgel em Insensato Coração. Tratava-se de um solteirão convicto que não escondia de ninguém a falta de interesse em se aprofundar em um relacionamento.[ Nesse ano, recebe o prêmio Camélia da Liberdade na categoria "Imprensa" em reconhecimento a personalidades que promovem ações de inclusão social de afrodescendentes
Em 2014 viveu o físico quântico, guru pop e mentor filosófico dos tecnocratas do Vale do Silício Brian Benson em Geração Brasil.[25] Esta foi a segunda trama das 19h onde pode contracenar com sua esposa Tais Araújo, porém, desta vez, seu personagem não tinha interesse romântico na personagem Verônica, vivida pela atriz.
No ano seguinte é escalado pela Rede Globo para a cobertura da 87ª cerimônia de entrega do Oscar ao lado de Artur Xexeo e Maria Beltrão. Ainda em 2015, a Rede Globo, em parceria com a Unesco, estabeleceu uma nova linguagem para o projeto “Criança Esperança”. Lázaro Ramos integra o novo time de mobilizadores do programa, acompanhado pelas atrizes Leandra Leal e Dira Paes e o judoca Flávio Canto. A parceria segue no ano de 2016.
O ano de 2015 ainda reservou duas estreias no cinema para o ator. Ao lado de Susana Vieira, Otávio Augusto, Roberta Rodrigues e Lúcio Mauro Filho, interpretou o porteiro Genitor na comédia “Sorria, Você Está Sendo Filmado”. 
Em outubro de 2015, ao lado de sua esposa Tais Araújo, estrela o seriado “Mister Brau”. A série recebe elogios no exterior por ser a primeira produção brasileira protagonizada por um casal negro e empoderado. Criado por Jorge Furtado e Adriana Falcão, conta sobre a vida superlativa de um astro musical que vive num condomínio conservador na Barra da Tijuca. O texto costuma abordar temas como racismo, feminismo e direitos humanos através do humor. Garantindo bons índices de audiência nas noites de terça-feira, a produção já garantiu a sua continuidade para uma terceira temporada[
Em 2016, no cinema, Lázaro Ramos viveu seu primeiro vilão, o sanguinário Nenê do suspense “Mundo Cão”, com Babu Santana e Adriana Esteves.
A primeira aposta de Lazaro Ramos na literatura infantil foi aos 21 anos, com o título "Paparutas[]", uma referência a Ilha do Pati, em São Francisco do Conde, cidade de origem de grande parte da sua família. Segundo Lazaro, este livro é muito mais sobre a criança que ele foi e sobre autoestima.
Seu segundo livro, "A Velha Sentada", lançado em 2010, versa sobre as relações das crianças com a internet e o poder da imaginação. O livro deu origem a um espetáculo infantil intitulado "A Menina Edith e a Velha Sentada[28]", enredo musicado com 12 canções,
que misturam vários estilos e intérpretes, como James Brown, Raul Seixas, Amy Winehouse, Pitty e Cartola, sempre acompanhados de uma banda, além de coreografia e truques circenses. O texto sagra-se vencedor do Prêmio Zilka Salaberry em 2014 na categoria Melhor Diretor para Lázaro Ramos. Em 2015, o texto é novamente reconhecido, desta vez com dois Prêmios CBTIJ de Teatro para Crianças[29], nas categorias Música Original e Texto Adaptado.
Em seguida, Lázaro Ramos publica pela Editora Pallas o seu segundo livro infantil, “O Caderno de Rimas do João”, baseado em termos curiosos que ouviu de diversas crianças, principalmente seu filho mais velho, João Vicente. Através de rimas, o autor tenta explicar temas complexos como corrupção e dinheiro.
Ainda no universo infantil, Lázaro Ramos assina o roteiro e direção do espetáculo[30] “Boquinha… e assim surgiu o mundo”. O texto convida o público a explorar as aventuras de João Vicente numa viagem por diversas culturas que tentam explicar, cada um à sua maneira, a criação do mundo. A história é baseada numa dobradura que o ator fazia para brincar com seus filhos e a partir daí responder seus questionamentos sobre a Terra.
Para o ano de 2017, Lázaro Ramos prepara o lançamento de dois novos títulos. O primeiro, “O Coelho Que Queria Mais”, pela Editora Pallas. Recentemente assinou com a Companhia das Letras para a publicação do seu primeiro livro para o público adulto, ainda sem título definido.
No teatro, Lázaro Ramos atualmente dirige e encena ao lado de Tais Araújo o drama “O Topo da Montanha”, texto da autora nova-iorquina Katori Hall, com tradução de Sílvio de Albuquerque. O espetáculo imagina as últimas horas de vida do líder dos direitos civis norte-americanos Martin Luther King Jr.
Vida pessoal
Lázaro Ramos é casado com a atriz Taís Araújo, mãe do primeiro filho do casal: João Vicente de Araújo Ramos, nascido em 18 de junho de 2011 e Maria Antônia, nascida em 23 de janeiro de 2015. Lázaro contracenou com Taís na telenovela Cobras & Lagartos, interpretando o personagem Foguinho, um trambique iro simpático que caiu no gosto do público e pelo qual foi indicado ao Emmy de melhor ator no ano de 2007.Em 2013, voltaram a contracenar juntos no filme Acorda Brasil, em 2014 em Geração Brasil e em 2015 em Mister Brau.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando