Buscar

Av1 - Ciências Humanas e Sociais - Homem, Cultura e Sociedade

Prévia do material em texto

1)
Em uma reflexão histórica sobre a sociedade, é possível afirmarmos que diferentes modelos de produção se sucederam em épocas de revolução social. Isso nos permite um olhar sobre as diferentes formas de trabalho, classes sociais e no limite sobre as relações sociais.
Neste sentido é possível afirmar que na história os modelos de sociedade respectivamente foram:
Alternativas:
a)
Sociedade tribal, escravista, feudal e capitalista.
Alternativa assinalada
b)
Sociedade capitalista, socialista, comunista e tribal.
c)
Sociedade tribal, comunista, escravista e socialista.
d)
Sociedade medieval, renascentista, feudalista e comunista.
e)
Sociedade mediterrânea, egípcia, grega e babilônica.
2)
Analise as expressões sobre o conceito usado de "globalização" marcando "V" para as afirmações verdadeiras e "F" para as afirmações de conteúdo falso:
( ) A expressão "globalização" tem sido usada mais recentemente referindo-se principalmente a um processo de integração econômica que se caracteriza pelo predomínio dos interesses financeiros.
( ) "Globalização" foi um termo criado e difundido após a Revolução Russa de 1917, para demonstrar ao mundo a força das potências socialistas do globo.
( ) O fenômeno da "globalização" se caracteriza pelo aprofundamento das relações entre os países, sendo que essas relações abrangem esferas comerciais, econômicas, culturais e sociais.
Alternativas:
a)
V – V – F.
b)
V – F – V.
Alternativa assinalada
c)
F – V – V.
d)
F – F – F.
e)
V – V – V.
3)
Sobre o capitalismo, analise as afirmações a seguir e após marque a alternativa correta:
I - A divisão do trabalho criou uma oposição entre duas classes sociais: a detentora dos meios de produção e a possuidora da força de trabalho.
II - Para assegurar o aumento da produtividade, as tarefas foram subdivididas e intensificadas, promovendo-se assim a fragmentação do ser humano no ambiente de trabalho.
III - Os conflitos entre os capitalistas e os trabalhadores apareceram a partir do momento em que estes perceberam que trabalhavam muito e estavam cada dia mais miseráveis. 
Alternativas:
a)
Apenas a afirmação I está correta.
b)
Apenas a afirmação II está correta.
c)
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
d)
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
e)
Todas as afirmações estão corretas.
Alternativa assinalada
4)
"O feudalismo tem suas origens na decadência do Império Romano e predominou na Europa durante a Idade Média. O feudalismo foi um modelo de organização social e política." (Cizoto, Sonelise Auxiliadora. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016). 
Esse modelo de organização social e política possui algumas características predominantes, como:
Alternativas:
a)
A agricultura como principal fonte de renda para subsistência e com ênfase nas trocas naturais (produto por produto); sociedade estamental e trabalho servil.
Alternativa assinalada
b)
A agricultura como fonte alternativa de renda para investimento e com ênfase nas trocas planejadas (produto por produto); sociedade estamental e trabalho servil.
c)
A agricultura como principal fonte de renda para acumulação e reversão em ações mercantis e com ênfase nas trocas de mercado; sociedade escravocrata e trabalho servil.
d)
A industrialização e a indústria como principais fontes de renda para subsistência e com ênfase nas trocas naturais (produto por produto); sociedade estamental e trabalho assalariado.
e)
A Industria como principal fonte de renda para o trabalho assalariado e com ênfase nas trocas naturais de assalariamento; sociedade estamental e trabalho servil.
5)
Sobre a história da luta de classes, analise as seguintes afirmações:
Trecho I
No Manifesto do Partido Comunista, publicado em 1848, a afirmação é taxativa: a história sempre foi a história da luta de classes, remontada às lutas entre homens livres e escravos, na Antiguidade, e abrangente das lutas entre as categorias estamentais da sociedade feudal.
Trecho II
Ainda para os autores, a partir da divisão de classes que se intensifica no sistema capitalista, separa-se o interesse particular do interesse comum. O Estado se impõe como condição de comunidade dos homens e, sob aparências ideológicas, está sempre vinculado à classe dominante e constitui o seu órgão de dominação.
Alternativas:
a)
A passagem I está correta, porém, sobre o trecho II não é possível afirmarmos com precisão.
b)
Apenas o Trecho II está correto, pois fala da dominação do Estado no capitalismo.
c)
Apenas a primeira frase do trecho I está correta. As demais, equivocadas.
d)
A passagem II complementa o trecho I sobre a teoria de Marx e Engels.
Alternativa assinalada
e)
As passagens se complementam e falam sobre a teoria de Max Weber.

Continue navegando