Buscar

JOSELENE DOS SANTOS PIEDADE @ AVALIAÇÃO PACIAL DE BIOFISICA !

Prévia do material em texto

JOSELENE DOS SANTOS PIEDADE
	Matrícula: 201502505762
	Disciplina: SDE0023 - BIOFÍSICA 
	Período Acad.: 2017.2 (G) / SM
	
	
		1.
		A densidade (também massa volúmica ou massa volumétrica) de um corpo define-se como o quociente entre a massa e o volume desse corpo. Desta forma pode-se dizer que a densidade mede o grau de concentração de massa em determinado volume. O símbolo para a densidade é ρ (a letra grega ró) e a unidade SI é quilograma por metro cúbico (kg/m³). A unidade de densidade no SI é o quilograma por metro cúbico (kg/m3), embora as unidades mais utilizadas sejam o grama por centímetro cúbico (g/cm3) ou o grama por mililitro (g/mL). Para gases, costuma ser expressa em gramas por litro (g/L). Conforme se observa na expressão matemática da densidade, ela é inversamente proporcional ao volume, isto significa que quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a densidade. Pense, por exemplo, na seguinte questão: o que pesa mais, 1 kg de chumbo ou 1 kg de algodão?
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Na realidade, eles possuem massas diferentes, portanto, o ¿peso¿ deles é diferente. Porém, a diferença consiste na densidade, pois 1 kg de chumbo se concentra em um volume muito menor que 1 kg de algodão. A densidade do algodão é pequena, porque sua massa se espalha em um grande volume.
	
	
	Na realidade, eles possuem a mesma massa, portanto, o ¿peso¿ deles é o mesmo. Porém, a diferença consiste na densidade, pois 1 kg de chumbo se concentra em um volume muito menor que 1 kg de algodão. A densidade do algodão é pequena, porque sua massa se espalha em um grande volume.
	
	
	Na realidade, eles possuem a mesma massa, portanto, o ¿peso¿ deles é o mesmo. Porém, a diferença consiste na densidade, pois 1 kg de chumbo se concentra em um volume muito maior que 1 kg de algodão. A densidade do algodão é pequena, porque sua massa se espalha em um grande volume.
	
	
	Na realidade, eles possuem a mesma massa, portanto, o ¿peso¿ deles é o mesmo. Porém, a diferença consiste na densidade, pois 1 kg de chumbo se concentra em um volume muito maior que 1 kg de algodão. A densidade do algodão é grande, porque sua massa se espalha em um pequeno volume.
	
	
	Na realidade, eles possuem a mesma massa, portanto, o ¿peso¿ deles é o mesmo. Porém, a diferença consiste na densidade, pois 1 kg de chumbo se concentra em um volume muito menor que 1 kg de algodão. A densidade do algodão é grande, porque sua massa se espalha em um pequeno volume.
	
	
		2.
		As grandezas fundamentais são ___________. Já quando nos perguntamos que espaço a matéria ocupa, ou qual a velocidade de uma reação química estamos nos referindo a grandezas derivadas que são _______________.
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Qualitativas, qualitativas
	
	
	Puras, relacionadas
	
	
	Qualitativas, quantitativas
	
	
	Quantitativas, quantitativas
	
	
	Quantitativas, qualitativas
	
	
		3.
		O sistema nervoso só percebe a faixa de frequência:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	das micoondas
	
	
	dos raios-X
	
	
	da luz visível.
	
	
	dos infravermelhos
	
	
	do ultravioleta
	
	
		4.
		Marque a resposta certa:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	O cristalino é uma região localizada no eixo óptico da retina, onde há maior nitidez da visão. Neste local, a luz atinge as células receptoras diretamente, sem ter que passar pelas outras camadas da retina, contribuindo, portanto, com a nitidez nela formada.
	
	
	A fóvea é uma região localizada no eixo óptico da retina, onde há maior nitidez da visão. Neste local, a luz atinge as células receptoras diretamente, sem ter que passar pelas outras camadas da retina, contribuindo, portanto, com a nitidez nela formada.
	
	
	A fóvea é uma região localizada no eixo óptico da cóclea, onde há maior nitidez da visão. Neste local, a luz atinge as células receptoras diretamente, sem ter que passar pelas outras camadas da retina, contribuindo, portanto, com a nitidez nela formada.
	
	
	A fóvea é uma região localizada no eixo óptico da retina, onde há menor nitidez da visão. Neste local, a luz não atinge as células receptoras diretamente, sem ter que passar pelas outras camadas da retina, contribuindo, portanto, com a nitidez nela formada.
	
	
	A cóclea é uma região localizada no eixo óptico da retina, onde há maior nitidez da visão. Neste local, a luz atinge as células receptoras diretamente, sem ter que passar pelas outras camadas da retina, contribuindo, portanto, com a nitidez nela formada.
	
	
		5.
		O ultra-som está fora da faixa de frequência audível ao homem, ele pode ser empregado com baixa intensidade e com alta intensidade. As aplicações de alta intesidade vão desde terapia médica, passsando pela atomização de líquidos até a ruptura de células biológicas, solda e etc. Já os métodos de diagnose médica estão baseados no efeito DOPPLER que usa o ultra-som de baixa intensidade. Pode-se com essa técnica ultra-sônica obter informações sobre:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Tamanho, anomalias anatômicas e função dos órgãos.
	
	
	Aquecimento dos tecidos, endurecimentos dos tecidos além de rompimento de tumores.
	
	
	Atividade elétrica do tecido meuscular, imagem somente de tecido tumoral e tamanho desses tecidos.
	
	
	Tamanho somente de tecido ósseo, rompimento de tecidos e formação de radicais livres.
	
	
	Estímulo de ação de células e órgãos, formação de radicais livres e função de alguns tecidos.
	
	
		6.
		É um exemplo de classificação de onda quanto à perturbação:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	Mecânica
	
	
	Eletromagnética
	
	
	Tridimencional
	
	
	Oblíqua
	
	
	Transversal
	
	
		7.
		________________ é a parte visível do ouvido e a sua função é auxiliar a captação e a canalização dos sons para o meato acústico externo.
		Quest.: 7
	
	
	
	
	O pavilhão auricular
	
	
	O estribo
	
	
	O meato acústico
	
	
	A orelha externa
	
	
	O ouvido
	
	
		8.
		A membrana timpânica vibra e provoca a vibração dos ossículos: _________ que fica preso à membrana, desloca __________, que por sua vez, passa a vibração __________.
		Quest.: 8
	
	
	
	
	O martelo, O estribo, A bigorna
	
	
	A bigorna, O martelo, Ao estribo
	
	
	O estribo, A bigorna, Ao martelo
	
	
	O martelo, A bigorna, Ao estribo
	
	
	O martelo, A bigorna, Ao tímpano
	
	
		9.
		Com relação a função do labirinto. Marque a resposta certa:
		Quest.: 9
	
	
	
	
	A função mais conhecida do labirinto é de manter o equilíbrio, mas as informações transmitidas por ele também são importantes para estabilizar o sistema respiratório e para nossa orientação espacial.
	
	
	A função mais conhecida do labirinto é de manter o equilíbrio, mas as informações transmitidas por ele também são importantes para estabilizar a visão e para nossa orientação espacial.
	
	
	A função mais conhecida do labirinto é de manter o equilíbrio, mas as informações transmitidas por ele também são importantes para estabilizar o sistema cardiovascular e para nossa orientação espacial.
	
	
	A função mais conhecida do labirinto é de manter o equilíbrio, mas as informações transmitidas por ele também são importantes para estabilizar o sistema excretor e para nossa orientação espacial.
	
	
	A função mais conhecida do labirinto é de manter o equilíbrio, mas as informações transmitidas por ele não são importantes para estabilizar a visão e para nossa orientação espacial.
	
	
		10.
		Marque a resposta certa:
		Quest.: 10
	
	
	
	
	O tímpano é responsável por informar o cérebro sobre o deslocamento do corpo; a visãomostra a posição do corpo no espaço; a pele indica a região do corpo que está em contato com uma superfície e os músculos e articulações são responsáveis pela posição e pelos movimentos corporais.
	
	
	O labirinto é responsável por informar o cérebro sobre o deslocamento do corpo; a visão mostra a posição do corpo no espaço; a pele indica a região do corpo que está em contato com uma superfície e os músculos e articulações são responsáveis pela posição e pelos movimentos corporais.
	
	
	A retina é responsável por informar o cérebro sobre o deslocamento do corpo; a visão mostra a posição do corpo no espaço; a pele indica a região do corpo que está em contato com uma superfície e os músculos e articulações são responsáveis pela posição e pelos movimentos corporais.
	
	
	A fíbia é responsável por informar o cérebro sobre o deslocamento do corpo; a visão mostra a posição do corpo no espaço; a pele indica a região do corpo que está em contato com uma superfície e os músculos e articulações são responsáveis pela posição e pelos movimentos corporais.
	
	
	A fóvea é responsável por informar o cérebro sobre o deslocamento do corpo; a visão mostra a posição do corpo no espaço; a pele indica a região do corpo que está em contato com uma superfície e os músculos e articulações são responsáveis pela posição e pelos movimentos corporais.
	 JOSELENE DOS SANTOS PIEDADE
	Disciplina: SDE0023 - BIOFÍSICA 
	
	
		1.
		É um exemplo de grandeza derivada:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Massa
	
	
	Tempo
	
	
	Intensidade de corrente elétrica
	
	
	Força
	
	
	Intensidade luminosa
	
	
		2.
		A massa, o tempo e a distância são exemplos de grandezas fundamentais. As grandezas fundamentais são (X), contudo quando nos perguntamos que espaço a matéria ocupa, ou qual a velocidade de uma reação química de uma enzima celular, estamos nos referindo a grandezas (Y) que são (Z). Em relação às incógnitas X, Y, Z, no parágrafo, pode-se afirmar que as mesmas podem ser substituídas, respectivamente, por:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	derivadas, qualitativas e quantitativas.
	
	
	quantitativas, derivadas, qualitativas.
	
	
	qualitativas, quantitativas e derivadas.
	
	
	derivadas, quantitativas e qualitativas.
	
	
	qualitativas, derivadas e quantitativas.
	
	
		3.
		Com relação ao mecanismo de formação da imagem no olho humano. Marque a resposta certa. ocorre por refração da luz, e o principal meio refrativo do olho é a interface ar/córnea. Isso ocorre devido à grande diferença no índice de refração do ar e da córnea.
		Quest.: 3
	
	
	
	
	ocorre por refração da luz, e o principal meio refrativo do olho é a interface ar/fóvea. Isso ocorre devido à grande diferença no índice de refração do ar e da córnea.
	
	
	ocorre por refração da luz, e o principal meio refrativo do olho é a interface ar/córnea. Isso ocorre devido à grande diferença no índice de refração do ar e da córnea.
	
	
	ocorre por refração da luz, e o principal meio refrativo do olho é a interface ar/mácula. Isso ocorre devido à grande diferença no índice de refração do ar e da córnea.
	
	
	ocorre por refração da luz, e o principal meio refrativo do olho é a interface ar/cristalino. Isso ocorre devido à grande diferença no índice de refração do ar e da córnea.
	
	
	ocorre por reflexão da luz, e o principal meio refrativo do olho é a interface ar/córnea. Isso ocorre devido à grande diferença no índice de refração do ar e da córnea.
	
	
		4.
		Podem acontecer falhas no processo de acomodação e o indivíduo perde a nitidez para perto _______________ e para longe ______________ estas podem ser corrigidas com lentes.
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Hipermetropia e Miopia
	
	
	Miopia e Ambliopia
	
	
	Hipermetropia e Ambliopia
	
	
	Miopia e Hipermetropia
	
	
	Ambliopia e Miopia
	
	
		5.
		Com relação as ondas eletromagnéticas. Marque a resposta certa.
		Quest.: 5
	
	
	
	
	podem se propagar somente no vácuo. São exemplos dessas ondas: as ondas de rádio e as sonoras.
	
	
	que podem se propagar no vácuo. São exemplos dessas ondas: sonoras.
	
	
	podem se propagar no vácuo. São exemplos dessas ondas: as ondas de rádio, micro-ondas, raios x, ultravioleta etc.
	
	
	não podem se propagar no vácuo. São exemplos dessas ondas: as ondas de rádio, de TV, celulares, internet, ultrassons, micro-ondas, raios x, etc.
	
	
	não podem se propagar no vácuo. São exemplos dessas ondas: as ondas de rádio, micro-ondas, raios x e as sonoras.
	
	
		6.
		Diferentemente das ondas eletromagnéticas (como, por exemplo, a luz), as ondas sonoras não podem se propagar:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	na água.
	
	
	no ar úmido e aquecido.
	
	
	no solo.
	
	
	no subsolo.
	
	
	no vácuo.
	
	
		7.
		Marque a resposta certa:
		Quest.: 7
	
	
	
	
	A perda da audição pode ser causada por um problema mecânico no canal auditivo ou no ouvido médio que obstrói a condução do som (perda condutiva de audição) ou por uma lesão no ouvido interno, no nervo auditivo ou nas vias do nervo auditivo no cérebro (perda neuro-sensorial da audição). Os dois tipos de perda da audição podem ser diferenciados comparando como uma pessoa ouve os sons conduzidos pelo líquido e como os ouve conduzidos pelo nervos.
	
	
	A perda da audição pode ser causada por um problema mecânico no canal auditivo ou no ouvido médio que obstrói a condução do som (perda condutiva de audição) ou por uma lesão no ouvido interno, no nervo auditivo ou nas vias do nervo auditivo no cérebro (perda neuro-sensorial da audição). Os dois tipos de perda da audição podem ser diferenciados comparando como uma pessoa ouve os sons conduzidos pelo ar e como os ouve conduzidos pelo ossos.
	
	
	A perda da audição pode ser causada por um problema mecânico no canal auditivo ou no ouvido médio que obstrói a condução do som (perda condutiva de audição) ou por uma lesão no ouvido interno, no nervo auditivo ou nas vias do nervo auditivo no cérebro (perda neuro-sensorial da audição). Os dois tipos de perda da audição podem ser diferenciados comparando como uma pessoa ouve os sons conduzidos pelo ar e como os ouve conduzidos pelas fibras nervosas e musculares.
	
	
	A perda da audição pode ser causada somente por uma lesão no ouvido interno, no nervo auditivo ou nas vias do nervo auditivo no cérebro (perda neuro-sensorial da audição). Os dois tipos de perda da audição podem ser diferenciados comparando como uma pessoa ouve os sons conduzidos pelo ar e como os ouve conduzidos pelo ossos.
	
	
	A perda da audição pode ser causada somente por um problema mecânico no canal auditivo ou no ouvido médio que obstrói a condução do som (perda condutiva de audição).
	
	
		8.
		A orelha:
		Quest.: 8
	
	
	
	
	é o órgão do corpo humano encarregado de transformar as diferenças de pressão das ondas sonoras (som) em ondas eletromagnéticas, que são enviados ao cérebro para reconhecimento e interpretação.
	
	
	é o órgão do corpo humano encarregado de transformar as diferenças de pressão das ondas sonoras (som) em ondas infravermelhas, que são enviados ao cérebro para reconhecimento e interpretação.
	
	
	não é o órgão do corpo humano encarregado de transformar as diferenças de pressão das ondas sonoras (som) em pulsos elétricos, que são enviados ao cérebro para reconhecimento e interpretação.
	
	
	é o órgão do corpo humano encarregado de transformar as diferenças de pressão das ondas sonoras (som) em pulsos elétricos, que são enviados ao cérebro para reconhecimento e interpretação.
	
	
		9.
		Labirintite é um termo popular utilizado para designar uma doença queacomete o equilíbrio e a audição e apresenta, como um dos sintomas principais, a tontura. Assinale a alternativa que apresenta a estrutura afetada pela labirintite.
		Quest.: 9
	
	
	
	
	trompa de Eustáquio
	
	
	bigorna
	
	
	tímpano
	
	
	estribos
	
	
	canais semicirculares
	
	
		10.
		Durante uma tarefa de giros corporais, o sistema vestibular é estimulado no sentido de informar a posição da cabeça na forma de movimentos angulares da mesma. Sabendo que esta tarefa cabe à determinada parte do sistema e suas estruturas. Podemos destacar que: I - O movimento dos esteriocilios sobre os cinocilios leva a despolarização da célula ciliada; II - A movimentação dos cinocilios sobre os esteriocilios leva a hiperpolariação da célula; III - Utrículo e mácula, contem os esteriocilios e cinocílios controlando os movimentos;
		Quest.: 10
	
	
	
	
	Somente a opção III esta correta
	
	
	Somente as opções I e III estão corretas
	
	
	Somente as opções I e II estão corretas
	
	
	Somente a opção I esta correta
	
	
	Somente as opções II e III estão corretas
	JOSELENE DOS SANTOS PIEDADE
	Disciplina: SDE0023 - BIOFÍSICA 
	
	
		1.
		Qual a grandeza que não é fundamental?
		Quest.: 1
	
	
	
	
	tempo
	
	
	comprimento
	
	
	temperatura
	
	
	massa
	
	
	força gravitacional
	
	
		2.
		No universo, a energia não se cria, nem se perde. Ela se transforma em outra forma de energia. Nos seres vivos, a energia do alimento se transforma em ___________________________________, que é a unidade de energia das nossas células. A resposta que completa corretamente a sentaça é:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Carbono
	
	
	Lipídio
	
	
	ATP
	
	
	Glicídio
	
	
	Oxigênio
	
	
		3.
		Logo abaixo da esclerótica encontramos a coroide, uma película dotada de vasos sanguíneos e melanina que tem a função de nutrir e absorver a luz que chega à retina. Na parte anterior da coroide localiza-se a íris, estrutura muscular de cor variável. Na íris há um orifício central que chamamos de pupila. É por esse orifício que há a entrada da luz no globo ocular. A íris é a responsável por:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	regular a quantidade de luz que entra no olho.
	
	
	regular o foco da imagem.
	
	
	preservar o humor vítreo.
	
	
	preservar o humor aquoso.
	
	
	regular a atividade da retina.
	
	
		4.
		As células receptoras, ou seja, os cones e os bastonetes, enviam impulsos nervosos ao nervo óptico, que por sua vez os envia ao cérebro. A imagem que chega ao cérebro é então interpretada, de modo que:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	a imagem, antes correta, seja vista na posição invertida.
	
	
	a imagem, antes invertida, seja vista na posição horizontal.
	
	
	a imagem, antes ampliada, seja vista na posição horizontal.
	
	
	a imagem, antes pequena, seja vista na posição vertical.
	
	
	a imagem, antes invertida, seja vista na posição correta.
	
	
		5.
		É um exemplo de classificação de onda quanto à perturbação:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Mecânica
	
	
	Transversal
	
	
	Eletromagnética
	
	
	Tridimencional
	
	
	Oblíqua
	
	
		6.
		Marque a resposta certa:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	O timbre é a característica sonora que permite distinguir sons de mesma frequência e intensidade diferente, desde que as ondas sonoras correspondentes a esses sons sejam diferentes. Por exemplo: dois aparelhos musicais, violão e violino, por exemplo, podem emitir sons com a mesma frequência, mas com timbres diferentes,
	
	
	O timbre é a característica sonora que permite distinguir sons de mesma frequência e mesma intensidade, desde que as ondas sonoras correspondentes a esses sons sejam diferentes. Por exemplo: dois aparelhos musicais, violão e violino, por exemplo, podem emitir sons com a mesma frequência, mas com timbres diferentes,
	
	
	O timbre é a característica sonora que não permite distinguir sons de mesma frequência e mesma intensidade, desde que as ondas sonoras correspondentes a esses sons sejam diferentes. Por exemplo: dois aparelhos musicais, violão e violino, por exemplo, podem emitir sons com a mesma frequência, mas com timbres diferentes,
	
	
	O timbre é a característica sonora que permite distinguir sons de mesmo comprimento de onda, desde que as ondas sonoras correspondentes a esses sons sejam diferentes. Por exemplo: dois aparelhos musicais, violão e violino, por exemplo, podem emitir sons com a mesma frequência, mas com timbres diferentes,
	
	
	O timbre é a característica sonora que permite distinguir sons de frequência diferente e mesma intensidade, desde que as ondas sonoras correspondentes a esses sons sejam diferentes. Por exemplo: dois aparelhos musicais, violão e violino, por exemplo, podem emitir sons com a mesma frequência, mas com timbres diferentes,
	
	
		7.
		Nossos ouvidos também nos ajudam a perceber o que está ocorrendo a nossa volta. Além de perceberem os sons, eles também nos dão informações sobre a posição de nossos corpos, sendo parcialmente responsáveis por nosso equilíbrio. X concentra e capta o som para podermos ouvir os sons da natureza, diferenciar os sons vindos do mar do som vindo de um automóvel, os sons fortes e fracos, graves e agudos. A incógnita A pode ser substituída por:
		Quest.: 7
	
	
	
	
	A orelha externa.
	
	
	A orelha média.
	
	
	A orelha interna.
	
	
	O tímpano.
	
	
	A tuba auditiva.
	
	
		8.
		Marque a resposta certa com relaçao a surdez sensorioneural ou de percepção:
		Quest.: 8
	
	
	
	
	Quando não existe uma lesão no aparelho auditivo ou nas vias e centros nervosos, deve-se ao aumento do limiar de excitabilidade para produzir os potenciais de ação que se propagam pelo nervo.
	
	
	Quando existe uma lesão no aparelho auditivo ou nas vias e centros nervosos, deve-se a diminuição do limiar de excitabilidade para produzir os potenciais de ação que se propagam pela fóvea.
	
	
	Quando existe uma lesão no cristalino auditivo ou nas vias e centros nervosos, deve-se ao aumento do limiar de excitabilidade para produzir os potenciais de ação que se propagam pelo nervo.
	
	
	Quando existe uma lesão no aparelho auditivo ou nas vias e centros nervosos, deve-se ao aumento do limiar de excitabilidade para produzir os potenciais de ação que se propagam pelo nervo.
	
	
	Quando existe uma lesão na retina ou nas vias e centros nervosos, deve-se ao aumento do limiar de excitabilidade para produzir os potenciais de ação que se propagam pelo nervo.
	
	
		9.
		A estrutura responsável pela detecção de acelerações lineares, produzidas pela gravidade ou pelos movimentos do corpo e pelo equilibro estático do corpo no espaço é o(a):
		Quest.: 9
	
	
	
	
	Estribo
	
	
	Vestíbulo
	
	
	Tróclea
	
	
	Cóclea
	
	
	Infundíbulo
	
	
		10.
		Marque a resposta certa:
		Quest.: 10
	
	
	
	
	O vestíbulo é uma pequena cavidade localizada entre os canais semicirculares da retina e a fóvea. Compreende o sáculo e o utrículo. No interior do utrículo, encontra-se um órgão sensorial chamado mácula acústica, formado pelas células ciliadas do aparelho vestibular, contendo receptores chamados otólitos.
	
	
	O vestíbulo é uma pequena cavidade localizada entre os canais semicirculares e a cóclea. Compreende o sáculo e o utrículo. No interior do cristalino, encontra-se um órgão sensorial chamado fóvea, formado pelas células ciliadas do aparelho vestibular, contendo receptores chamados otólitos.
	
	
	O vestíbuloé uma pequena cavidade localizada entre os canais semicirculares e a cóclea. Compreende o sáculo e o utrículo. No interior do utrículo, encontra-se um órgão sensorial chamado mácula acústica, formado pelas células ciliadas do aparelho vestibular, contendo receptores chamados otólitos.
	
	
	O cristalino é uma pequena cavidade localizada entre os canais semicirculares e a cóclea. Compreende o sáculo e o utrículo. No interior do utrículo, encontra-se um órgão sensorial chamado mácula acústica, formado pelas células ciliadas do aparelho vestibular, contendo receptores chamados otólitos.
	
	
	O vestíbulo é uma pequena cavidade localizada entre os canais semicirculares e a cóclea. Compreende o sáculo e o utrículo. No interior do utrículo, encontra-se um órgão sensorial chamado cristalino, formado pelas células ciliadas do aparelho vestibular, contendo receptores chamados otólitos.
O vestíbulo é uma pequena cavidade localizada entre os canais semicirculares e a cóclea. Compreende o 
sáculo e o utrículo. No interior do utrículo, encontra-se um órgão sensorial chamado mácula acústica, 
formado pelas células ciliadas do aparelho vestibular, contendo receptores chamados otólitos.

Continue navegando