Buscar

ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM DESIGN

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201512760864)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Dentre os temas listados abaixo, qual o que descreve o que é ética ?
		
	 
	Ética vem de duas palavras gregas: éthos, que significa ¿o caráter de alguém¿ e êthos, que significa ¿o conjunto de costumes instituídos por uma sociedade para formar, regular e controlar a conduta dos seus membros¿.
	
	Ética vem de uma palavra latina que quer dizer ¿o costume¿, e, no plural ¿ mores ¿, significa os hábitos de conduta ou de comportamento instituídos por uma sociedade em condições históricas determinadas.
	
	Ética é a parte da satisfação de necessidades acrescida de sentimento de prazer - novas qualidades e sentidos às coisas e pessoas.
	
	Ética é a ¿falta¿ de liberdade por uma necessidade imposta contra a qual ¿não pode fazer nada¿, ou uma contingência negativa que influi em suas ações futuras.
	
	Ética é algo que é ou existe, e que dizem o que as coisas são, como são e porque são, como por exemplo :¿Chove!¿
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512637374)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em relação a Ética, marque a alternativa correta sobre o tema dentre as alternativas abaixo:
		
	
	Quando trata dos comportamentos oferece orientação humana até para os seres do mundo animal;
	
	Quando ela trata dos comportamentos, é entendida como um reflexão moral;
	
	Quando ela trata de comportamentos de animais, é uma ciência normativa, prescritiva, orientando as ações dos animais a caminhos para a realização do bem;
	
	Quando ela trata de comportamentos de pessoas e animais, é entendida como uma prescrição, orientando as ações para a realização do bem;
	 
	Quando ela trata dos comportamentos, é entendida como uma ciência normativa, prescritiva, orientando que ações humanas seriam os melhores caminhos para a realização do bem;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512637402)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	As prescrições morais tem um caráter de universabilidade que as normas jurídicas não possuem. As normas jurídicas só exigem o cumprimento ao conjunto de cidadãos que são afetados pela organização jurídica de um Estado, ao passo que os preceitos morais possuem uma universabilidade extensiva a toda pessoa enquanto tal. Por isso, em relação as normas jurídicas:
		
	 
	As normas jurídicas impõem um tipo de obrigação ¿interna¿ e não precisam ser aceitas de bom grado para que seu cumprimento aconteça;
	
	Impõem um tipo de obrigação ¿externa¿ e sempre obrigatoriamente precisam ser aceitas de bom grado para que seu cumprimento aconteça;
	
	Conotam uma obrigação interna que a pessoa reconhece em consciência um conteúdo normativo;
	
	As normas jurídicas conotam uma obrigação ¿interna¿, ou seja, uma pessoa reconhece em consciência um conteúdo normativo;
	 
	Impõem um tipo de obrigação ¿externa¿, que não precisam ser aceitas de bom grado para que seu cumprimento aconteça.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201512637455)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Além da moralidade como aquisição das virtudes que conduzem à felicidade e da moralidade como cumprimento de princípios universais, há outra moralidade entre as classificadas abaixo em que felicidade é entendida como auto-realização e trata de valorizar o altruísmo como valor moral. Marque abaixo a alternativa correta sobre o tema :
		
	
	moralidade como aquisição das virtudes que conduzem à felicidade
	
	moralidade como aptidão para a solução pacífica de conflitos
	
	moralidade como prática solidária das virtudes comunitárias
	 
	moralidade do caráter individual
	
	moralidade do dever
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201512637377)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Senso moral é:
		
	
	São avaliações sobre coisas, pessoas, situações e são proferidos na moral, nas artes, na política, na religião, tal como a expressão : ¿Chove e isso é bom para as plantas¿.
	 
	É a maneira como avaliamos nossa situação e a de nossos semelhantes, segundo ideias.
	
	A discussão sobre violência inclui-se no campo ético e afeta nosso senso de moral e justiça.
	
	É justificar para nós mesmos e para os outros as razões de nossas decisões, e que assumimos todas as consequências delas, porque somos responsáveis por nossas opções.
	
	São aqueles que dizem que algo é ou existe, e que dizem o que as coisas são, como são e porque são, tal como a expressão ¿Chove!¿.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201512637406)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ao analisar Parmênides e Heráclito, nota-se que:
		
	
	As proposições de Heráclito são relacionadas a imutabilidade do ser, sua unicidade, enquanto Parmênides dá mais flexibilidade ao sistema incluindo a noção de mudança e movimento;
	
	Parmênides coloca uma esfera girando, em movimento, no qual o ser é único e imutável e está em movimento constante;
	 
	As proposições de Parmênides dizem respeito à imutabilidade do ser, sua unicidade, enquanto Heráclito dá mais flexibilidade ao sistema incluindo a noção de mudança e movimento.
	
	Para entender a filosofia de Heráclito, podemos ver uma esfera, um grande átomo representando o ser e Parmênides coloca essa esfera girando, em movimento.
	
	Com base em Heráclito há uma esfera, grande átomo representando o ser;
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201513099270)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa correta, dentre as que se seguem sobre a visão marxista:
		
	
	Na mais-valia o trabalhador nunca realiza mais trabalho do que o salário lhe paga, sendo o salário sempre uma expressão não do tempo, para cálculo do salário.
	 
	Na visão marxista, a consciência é determinada pelas condições históricas em que vivemos e que os seres humanos, ao fazerem sua própria história, não a fazem em condições escolhidas voluntariamente por eles.
	
	A práxis na visão marxista não se realiza em condições históricas dadas pela divisão social do trabalho, pois não se dá igual à divisão social de classes, sendo distinta desta.
	
	Segundo Marx o modo de produção intectual que não tem por base o capitalismo é gerar mercadorias ou produtos cujos valores de uso (nas relações qualitativas com mercadoria) e o valor de troca não têm o mesmo peso.
	
	O modo de intelectualidade é a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e os distribui, pois o modo de produção de uma sociedade não é formado por suas forças produtivas e nem pelas relações de produção existentes nessa sociedade, conforme Marx.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201512761048)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O consumo, na época do liberalismo. era feito sem que o fabricante se preocupasse com o consumidor, pois tinha a liberdade fabricante para produzir todo o gênero de objetos desde que conseguisse vendê-los. Sendo assim, foram lançadas novas tecnologias, tal como a de Ruskin e Morris, logo, marque a resposta correta sobre o tema, dentre as alíneas abaixo:
		
	
	Na visão de Platão, havia a base da teoria do pensamento de Ruskin, no qual atitudes de Morris jamais de opuseram à produção intelectual, cujo resultado medíocre era fruto do sistema marxista da época.
	
	Ruskin sentia que o artista, como seu exemplo pessoal, precisava transformar-se em artífice-desenhador, o que para ele formava a base de seu pensamento.
	
	Vê-se que o empreendedorismo de Ruskin uniu-se às ideias de trabalho como valor moral de Aristóteles.
	 
	Com base na teoria e a práxis de Ruskin e Morris , abriu-se caminho para que gerações futuras, incorporando os benefícios da produção mecânica e das mais sofisticadas tecnologias.
	
	Morris baseando-se em Platão e Aristóteles abriu o caminho para que gerações futuras, incorporando os benefícios da produção intelectual inovando o pensamento de uma era.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201513099275)
	Acerto: 1,0  / 1,0Sobre a cultura popular , marque a alternativa correta dentre as abaixo:
		
	
	A Cultura Popular é uma cultura de minorias, discriminadas no sistema de classes feudais ou das estruturas marxistas.
	
	A Cultura popular é subalterna, se denomina como artista popular. Os meios de comunicação de massa exibem algumas manifestações de cultura popular adaptadas à cultura do espetáculo e do entretenimento.
	 
	A Cultura popular são as manifestações culturais das classes excluídas do controle das instituições culturais, manifestações diferentes da cultura dominante e que estão fora de suas instituições, que existem independentemente delas, mesmo sendo suas contemporâneas.
	
	A Cultura Popular é fruto de uma classe dominante, tal como a burguesia ou o clero, que traz um traço de virtudes aristotélicas, nessa esfera semântica, tal como a do artista popular, que pode ser o representante da classe dominante.
	
	A Cultura popular é aquela que é fruto de espetáculos televisivos, sendo uma imposição para as classes subalternas, já que eleva o veículo de comunicação de massa dentro de uma estrutura social.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201512761058)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Qual a diferença entre cultura/arte erudita e cultura/arte popular no que se refere ao modo de compreensão da realidade? Marque a alternativa correta dentre as alíneas abaixo sobre o tema:
		
	
	Na arte erudita se busca recriar e dar novo sentido ao mundo, já a arte popular é mais simples e menos complexa que a erudita.
	
	A arte popular é pop, sendo a base da música moderna e da mpb.
	 
	A arte popular a obra é imanente ao seu mundo ou ao mundo dado, diretamente tal como é, na arte erudita, a obra busca transcender o mundo, distanciar-se dele para melhor compreendê-lo.
	
	, que é mais sofisticada, mais exigente e mais elaborada quanto a forma e conteúdo; na popular tende a ser tradicionalista e repetitiva, enquanto a erudita tende a ser de vanguarda e voltada para o futuro. A arte popular tem criações coletivas, artista e público tendem a não se distinguir, já na erudita, é clara a distinção entre o artista , que é sempre um indivíduo criador, e o público, que é um coletivo de consumidores.
	
	A arte popular é espontânea e direta; a arte erudita requer um intermediário, a figura do crítico de arte , para ser compreendida.

Outros materiais