Buscar

436 4787 Cinemática II encontro queda

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Cinemática II –
Encontro de móveis, movimento vertical no vácuo e problemas gerais
Prof. Me. Fred Zenorini
MU x MUV
Encontro de móveis - MU
Exemplo 1: Dois carros, A e B, movem-se no mesmo sentido, em uma estrada reta, com velocidades constantes Va = 100 km/h e Vb = 80 km/h, respectivamente.
a) Qual é, em módulo, a velocidade do carro B em relação a um observador no carro A?
b) Em um dado instante, o carro B está 600 m à frente do carro A. Quanto tempo, em horas, decorre até que A alcance B?
Exemplo 2: Uma motocicleta com velocidade constante de 20 m/s ultrapassa um trem de comprimento 100 m e velocidade 15 m/s. A duração da ultrapassagem é:
a) 5 s.
b) 15 s.
c) 20 s.
d) 25 s.
e) 30 s.
Exemplo 3: para se dirigir prudentemente, recomenda-se manter do veículo da frente uma distância mínima de um carro (4,0 m) para cada 16 km/h. Um carro segue um caminhão em uma estrada, ambos a 108 km/h.
a) De acordo com a recomendação acima, qual deveria ser a distância mínima separando os dois veículos?
b) O carro mantém uma separação de apenas 10m quando o motorista do caminhão freia bruscamente. O motorista do carro demora 0,50 segundo para perceber a freada e pisar em seu freio. Ambos os veículos percorreriam a mesma distância até parar, após acionarem os seus freios. Mostre numericamente que a colisão é inevitável.
O engavetamento é um tipo comum de acidente que ocorre quando motoristas deliberadamente mantêm uma curta distância do carro que se encontra à sua frente e este último repentinamente diminui sua velocidade. Em um trecho retilíneo de uma estrada, um automóvel e o caminhão, que o segue, trafegam no mesmo sentido e na mesma faixa de trânsito, desenvolvendo, ambos, velocidade de 108 km/h. Num dado momento, os motoristas vêem um cavalo entrando na pista. Assustados, pisam simultaneamente nos freios de seus veículos aplicando, respectivamente, acelerações de intensidades 3 m/s2 e 2 m/s2. Supondo desacelerações constantes, calcule a distância inicial mínima de separação entre o pára-choque do carro (traseiro) e o do caminhão (dianteiro), suficiente para que os veículos parem, sem que ocorra uma colisão.
Encontro de móveis – MUV (Ex. 4)
Experiência de Galileu
Exemplo 5
Um corpo de massa m é abandonado do repouso de uma altura h, acima do solo. Sabendo-se que a velocidade com que esse corpo irá atingir o solo é de 30 m/s, determine a altura h.
Exemplo 6
Um corpo, caindo do alto de uma torre, chega ao chão em 5 s. Qual a altura da torre? g = 9,8 m/s2
a) 130 m
b) 122,5 m
c) 245 m
d) 250 m
e) 125 m

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais