Buscar

artigo ignea

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

*Quando a crosta continental comecou a ser formada? Como ocorreu?
Comecou a ser formada no Hadeano inicialmente com a diferenciacão magmática, depois com a convergencia de pequenas placas oceanicas ou em cima de hotspots. No arqueno comecou a se formar em arcos magmáticos acima de de zonas de subduccão.
*Se uma crosta continental é nova ou jovem é formada do manto, ela deveria ser máfica, no entanto, ela não é. Por que?
Material jovem adicionado a crosta deve ser modificado para tornar crosta continental. O magma máfico sofre fracionamento (cristalizacão fracionada) e causa a fusão parcial da crosta. Consequentemente uma camada máfica se acumula e uma parte residual se desenvolve na base do arco da crosta. A partir do engrossamento do arco da crosta, o material acumulado resídual da base se convertem para um material mais denso, que se separa e afunda para o manto. Dessa forma a composicão da massa remanescente é mais félsico.
*O que é a diferenciacão intercrustal?
Crostas continentais experienciam episódios repetitivos de modificacão por deformacão intensa, metamorfismo de alta temperatura e fusão parcial
*Essa diferenciacão intercrustral ou reworking ocorre mais intensamente onde?
Orogenos.
*A crosta metamorfizada e deformada não é uniforme. A parte superior é basicamente granodiorítica em composicão e é mais rica em SiO2 e K2O do que a parte inferior, a qual é mais máfica e rica em Al2O3, Feo, MgO e CaO. Isso é explicado pela fusão parcial, um processo chamado Anatexia. Explique.
Diferenciacão intercrustal ocorre pela fusão parcial da parte inferior da crosta continental e migracão e migracão do melte para partes superiores, deixando a crosta na parte mais baixa com materiais mais máficos e massa de composicão residual .
*O que são migmatitos?
São rochas da crosta continental que sofreram fusão parcial. São rochas simples com dois componentes, o neossoma que é a parte fundida parcialmente, que consiste os produtos cristalizados da massa que foi fundida ; e o paleossoma, que consiste da parte que não foi fundida (original). 
Na maioria dos casos o fundido e a porcão residual se separam, dessa forma o neossoma é composto por duas regiões diferentes petrologicamente, uma derivada do melte chamada leucossoma e outra da parte sólida residual chamada de melatossoma (se for de coloracão escura), caso contrário contina a ser chamada como resíduo

Continue navegando