Buscar

Sistema endócrino (RESUMO)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sistema endócrino 
Constituído pelas glândulas endócrinas que produzem hormônios. Os hormônios são mensageiros químicos, dentro do nosso corpo, eles são secretados dentro da corrente sanguínea para atingir órgãos alvos. 
A Glândula Pineal
Também conhecida como epífise neural, está localizada na parte central do cérebro humano. Tem como função secretar a melatonina, hormônio responsável pela regulação dos ritmos do corpo (ciclos circadiano), relógio biológico e o sono. Possui uma estrutura cinza-avermelhada, tem o tamanho de um grão de ervilha, possui a superfície revestida por uma cápsula pial, a palavra pineal tem origem no termo grego pinealis que significa “em forma de pinha”.
Hipotálamo 
O hipotálamo está localizado abaixo do tálamo e acima da hipófise, dividido em duas porções (anterior e posterior). Está relacionado com a regulação da temperatura corpórea, apetite, atividade gastrintestinal, regulação hídrica, atividade sexual e emoções, controlando a maioria das funções vegetativas, endócrinas, comportamentais e emocionais do corpo. O hipotálamo tem uma forma romboide. A parte central da sua base é lisa e arredondada e denomina-se de eminência média.
Hipófise:
Forma o Eixo Hipotálamo-Hipofisário, é a principal glândula do sistema endócrino, está protegida por uma depressão óssea chamada de sela túrcica. Basicamente ela controla o funcionamento de quase todas as glândulas. Ela é dividida em duas partes: Hipófise anterior (Adeno-Hipófise), que secreta seis hormônios: GH (hormônio do crescimento), TSH (hormônio estimulante da tireoide), FSH (hormônio folículo estimulante), LH (hormônio luteinizante), ACTH (hormônio adreno-cortico-trofico), Prolactina. E a Hipófise posterior (Neuro-Hipófise), que secreta dois hormônios: ADH (hormônio anti-diurético), Ocitocina. 
Tireoide
Localiza-se na região Tireo-Hióidea, próximo ao osso hioide. Essa glândula é parecida com uma borboleta.
 Produz hormônios importante para o metabolismo global, e para o metabolismo do cálcio. Os hormônios para o metabolismo global, são os: T3 (triiodotironina) e T4(tiroxina), eles regulam a sua taxa metabólica. E esses dois hormônios são sintetizados a base de iodo, por isso que o sal vem iodado, ele ajuda na produção dos hormônios dessa glândula. E o hormônio importante para o metabolismo do cálcio é o calcitonina.
Glândulas Paratereoides
Cada paratireoide é envolvida por uma cápsula de tecido conjuntivo, possuem uma coloração amarelada. Localiza-se na porção posterior das “asas” da tireoide. Produzem o paratormônio, responsável pela regulação de cálcio e fósforo no sangue e aumento da absorção de vitamina D. Há dois tipos de células na paratireoide: as principais e as oxífilas. As células principais são as predominantes e são menores e secretam o hormônio paratormônio. As células oxífilas são poligonais, porém maiores do que as principais. A função dessas células ainda não foi elucidada.
Supra-renais (adrenais):
 Elas são como “chapeuzinhos” que localiza-se encima dos rins. Nessas glândulas tem a parte interna que é chamada de medula e a parte externa é chamada de córtex. As supra-renais produzem dois hormônios na medula e dois hormônios no córtex.
OBS.: a medula não depende da hipófise para funcionar, mas o córtex precisa.
Medula: produz os hormônios - adrenalina e a noradrenalina. 
Córtex: produz os hormônios - aldosterona e o cortisol.
Pâncreas: 
Localiza-se atrás do estomago e produz dois hormônios: a insulina e o glugacon. A insulina é importante no metabolismo da glicose, ela baixa os níveis de glicose sanguínea, jogando a glicose dentro das células para a glicose ser queimada na forma de energia. Quando o organismo não consegue produzir insulina, aumenta a taxa de glicose no sangue, que gera uma doença chamada diabetes. O glugacon retira a glicose da célula e aumenta a taxa de glicose no sangue.
Gônadas:
São as glândulas sexuais masculinas e femininas. Dois testículos (homens), o hormônio secretado pelos testículos é a testosterona que auxilia na maturação dos espermatozoides e é responsável pelas características sexuais masculinas. E dois ovários (mulheres), eles produzem dois hormônios sexuais femininos: o estrógeno e a progesterona. Esses hormônios participam do desenvolvimento e do funcionamento dos órgãos genitais femininos e da expressão das características sexuais femininas.

Continue navegando